Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Da Intervenção de terceiros Questões de concursos sobre "Da Intervenção de terceiros" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 8 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Da Intervenção de terceiros que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331936 - PUC-PR Juiz de Direito 2012
A propósito das modalidades de intervenção de terceiros, pode-se dizer que:
A)No rito sumário, a oposição deve sempre preceder a audiência de saneamento.
B)O assistente simples está sujeito à coisa julgada.
C)O assistente simples possui prazo em dobro para recorrer de ato que gere sucumbência apenas a ele.
D)Admite-se o chamamento ao processo no polo ativo da relação processual.
E)Na denunciação da lide fundada em evicção, pode o denunciante provocar a intervenção do alienante imediato ou de qualquer outro sujeito componente da cadeia dominial anterior.
Responder
Q331946 - CESPE Promotor de Justiça 2012
Assinale a opção correta a respeito da intervenção de terceiros no processo.
A)A modalidade de intervenção de terceiros consistente no chamamento ao processo pode ser determinada de ofício pelo juiz.
B)O autor pode suscitar o chamamento ao processo, enquanto o réu pode provocar a denunciação da lide, a nomeação à autoria e o chamamento ao processo.
C)No procedimento sumário, são admissíveis, em regra, a denunciação da lide, a oposição, a nomeação à autoria, a assistência e o recurso de terceiro prejudicado.
D)A oposição, cujo objetivo é corrigir vício de legitimidade passiva, determina a extinção do processo sem resolução de mérito, por falta de condição da ação.
E)A nomeação à autoria, a denunciação da lide e o chamamento ao processo constituem espécies de intervenção de terceiros forçadas ou impositivas.
Responder
Q331961 - CESPE Juiz de Direito 2012
Considere que um credor ajuize ação de anulação de contrato de compra e venda em face do devedor e do adquirente do bem, fundado em fraude contra credor. Nessa situação,
A)configura-se litisconsórcio necessário unitário.
B)o adquirente passará a ter a posição de assistente litisconsorcial.
C)o adquirente será tratado como assistente simples.
D)o adquirente não é parte legítima para integrar o polo passivo da lide.
E)há cúmulo subjetivo, mas não afinidade de direito entre os réus.
Responder
Q331966 - CESPE Juiz de Direito 2012
Tendo o réu promovido a denunciação da lide,
A)se o denunciado, em resposta, apenas negar a qualidade que lhe foi atribuída, sofrerá os efeitos da revelia.
B)o juiz não poderá recusar a denunciação de uma quarta pessoa pelo denunciado, sob pena de ferir os princípios da ampla defesa e do contraditório.
C)vencido o réu, a sentença será citra petita se não dispuser sobre a relação entre denunciante e denunciado.
D)o requerimento de denunciação com pedido de citação do denunciado suspende o prazo para resposta até a manifestação do denunciado.
E)caso o denunciado confesse os fatos alegados pelo autor, o juiz promoverá o julgamento antecipado da lide.
Responder
Q331990 - FMP Concursos Procurador do Estado 2012
Assinale a alternativa correta.
A)O assistente litisconsorcial pode renunciar ao direito de recorrer.
B)A denunciação da lide é sempre obrigatória para que seja exercida a pretensão regressiva contra o denunciado, sob pena de perda dessa faculdade.
C)A contestação apresentada por um dos réus impede a decretação da revelia em relação a todos os demais, ainda que distintos seus interesses.
D)Havendo litisconsórcio unitário, a confissão de um dos réus somente em relação a ele será eficaz.
Responder
Q332026 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2012
Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até
A)o trânsito em julgado, oferecer oposição contra ambos.
B)ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos.
C)o último dia do prazo de contestação, denunciar a lide.
D)o trânsito em julgado, denunciar a lide.
E)a realização da audiência de instrução, oferecer oposição contra ambos.
Responder
Q332028 - CESPE Defensor Público 2011
Acerca da intervenção de terceiros no processo civil, assinale a opção correta.
A)Ajuizada ação pelo rito sumário por vítima de acidente de trânsito provocado por empresa de transporte coletivo, não será admitido o chamamento ao processo da seguradora da ré.
B)Se a parte chamada a integrar a lide como litisconsorte passiva necessária contestar a ação e houver a extinção do feito, não lhe caberá o recebimento da verba honorária, em face de fato superveniente do objeto da demanda.
C)O juiz pode não admitir a denunciação da lide daquele que estiver obrigado pela lei a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda, se a denúncia suscitar tumulto processual.
D)Não obsta a admissão pelo juiz o fato de o desenvolvimento da denunciação da lide importar o exame de fundamento novo e substancial, distinto dos que sejam veiculados pelo demandante na lide principal.
E)Nos embargos à execução, não são admitidas a denunciação da lide nem a ação declaratória incidental, admitindo-se, entretanto, o chamamento ao processo do coobrigado solidário.
Responder
Q332058 - FCC Advogado 2011
A respeito da denunciação da lide, é correto afirmar que
A)o processo será extinto sem resolução do mérito se o denunciado comparecer e negar a qualidade que lhe foi atribuída.
B)a denunciação da lide é um instituto processual que só pode ser utilizado pelo réu, jamais pelo autor.
C)a ordem de citação do denunciado decorrente de requerimento formulado pelo réu no prazo para contestação não acarreta a suspensão do processo.
D)o réu, tendo feito a denunciação da lide, poderá prosseguir na defesa, mesmo se o denunciado confessar os fatos alegados pelo autor.
E)o processo prosseguirá, figurando somente o denunciado no polo passivo, quando este aceitar a denunciação e apresentar contestação.
Responder
Q332072 - TRT 23R (MT) Juiz do trabalho 2011
Kleber adquiriu de Epifânio, por intermédio de um contrato particular de compra e venda, um bem móvel que sabia ser objeto de litígio judicial entre o alienante e José Antonio. Requereu, então, seu ingresso na lide em substituição a Epifânio, o que este, depois de ouvido, recusou-se. Neste caso:
A)o juiz deverá determinar a substituição da parte, apesar da irresignação do alienante, pois no caso operou-se a alteração da legitimidade das partes;
B)o adquirente, Kleber, ficará impossibilitado de intervir no processo, em face de já se ter aperfeiçoado a relação processual;
C)o adquirente, Kleber, poderá intervir no processo da condição de assistente do alienante;
D)o juiz deverá determinar a substituição do procurador do alienante;
E)o juiz determinará a extinção do processo sem resolução de mérito.
Responder
Q332096 - IADES Analista Jurídico - Direito e Legislação 2011
Normalmente, participam do processo apenas duas partes, entretanto, há casos em que existem mais de um autor ou mais de um réu e, ainda, há casos de outras pessoas que ingressam no processo. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
A)Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandado em nome próprio, deverá denunciar à lide o proprietário ou o possuidor.
B)É admissível o chamamento ao processo do devedor, na ação em que o fiador for réu e dos outros fiadores, quando para a ação for citado apenas um deles.
C)A assistência tem lugar em qualquer dos tipos de procedimento e somente no primeiro grau de jurisdição.
D)O juiz não poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes, mesmo quando houver o comprometimento da rápida solução do litígio.
E)Se o nomeado à autoria reconhecer a qualidade que lhe é atribuída, o processo correrá contra ele e contra o nomeante ao mesmo tempo, como litisconsórcio necessário.
Responder