Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Da Comunicação dos Atos Processuais: Carta Precatória e Carta Rogatória Questões de concursos sobre "Da Comunicação dos Atos Processuais: Carta Precatória e Carta Rogatória" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Da Comunicação dos Atos Processuais: Carta Precatória e Carta Rogatória que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330679 - VUNESP Advogado 2011
Sobre a comunicação dos atos processuais, é correto afirmar que
A)a citação válida torna prevento o juízo e a interrupção da prescrição retroagirá à data da citação.
B)citação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa.
C)a citação será feita pelo correio, para qualquer comarca do País, nos processos de execução.
D)quando houver vários réus, começa a correr o prazo da data da juntada aos autos do último aviso de recebimento ou mandado citatório cumprido.
E)havendo antecipação da audiência, o juiz, de ofício ou a requerimento da parte, mandará intimar pelo correio os advogados para ciência da nova designação.
Responder
Q330736 - CAIP-IMES Procurador Jurídico 2015
Apresenta-se como requisito NÃO essencial da carta de ordem, da carta precatória e da carta rogatória:
A)a subscrição das folhas ou de extratos e anexos, rubricados pelo serventuário do cartório.
B)a menção do ato processual, que Ihe constitui o objeto.
C)o inteiro teor da petição, do despacho judicial e do instrumento do mandato conferido ao advogado.
D)a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato.
Responder
Q331029 - TRT 8R Juiz do trabalho 2012
Considerando a maneira pela qual se dá a informação aos sujeitos do processo sobre os atos processuais, assinale a alternativa CORRETA:
A)O locador que se ausentar do Brasil sem cientificar o locatário de que deixou, na localidade onde estiver situado o imóvel, procurador com poderes para receber citação, será citado através de carta precatória rogatória a ser encaminhada ao país em que ele se encontrar.
B)O militar não será citado em sua residência, a não ser que esteja em serviço em mais de uma unidade
C)Havendo antecipação da audiência, o juiz, de ofício, deverá intimar pessoalmente a parte para ciência da nova designação.
D)Não se fará citação, salvo para evitar o perecimento do direito, ao cônjuge ou a qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral até o terceiro grau, no dia do falecimento e nos 5 (cinco) dias seguintes.
E)Comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.
Responder
Q331452 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
No que se refere à comunicação dos atos processuais, assinale a opção correta.
A)Para receber citação em nome do réu, não basta que o advogado tenha procuração com cláusula ad judicia .
B)Juntada de substabelecimento para efetivação da defesa não se mostra hábil, por si só, a demonstrar ciência inequívoca da ação.
C)O comparecimento espontâneo do réu não supre a falta de citação.
D)Se o réu for pessoa incapaz com curador especial nomeado judicialmente, a citação poderá ser realizada pelo correio.
E)A carta de ordem tem caráter itinerante, mas somente poderá ser apresentada a juízo diverso do que dela consta depois de lhe ser ordenado o cumprimento.
Responder
Q331458 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
De acordo com o Código de Processo Civil, são requisitos essenciais da carta de ordem, da carta precatória e da carta rogatória: I. A indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato. II. O resumo da petição e do instrumento do mandato conferido ao advogado, bem como o inteiro teor do despacho judicial. III. A menção do ato processual, que lhe constitui o objeto. IV. O encerramento com a assinatura do escrivão.
A)Apenas II e IV estão corretas.
B)I, II e III estão corretas.
C)I, II e IV estão corretas
D)Apenas I e III estão corretas.
Responder
Q331545 - MPE-MG Promotor de Justiça 2013
Assinale a alternativa INCORRETA:
A)O assistente atuará como auxiliar da parte principal, exercerá os mesmos poderes e sujeitar-se-á aos mesmos ônus processuais que o assistido.
B)O STF, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário, quando a questão constitucional nele versada não oferecer repercussão geral; para esse fim, será considerada a existência, ou não, de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa.
C)As cartas precatórias, rogatórias, de ordem e, de um modo geral, todas as comunicações oficiais que transitem entre órgãos do Poder Judiciário, bem como entre os deste e os dos demais Poderes, serão feitas preferencialmente por meio eletrônico.
D)A edição, a revisão e o cancelamento de enunciado de súmula com efeito vinculante dependerão de decisão tomada por maioria simples dos membros do Supremo Tribunal Federal, obrigatoriamente em sessão plenária.
Responder
Q331613 - CESPE Promotor de Justiça 2013
Assinale a opção correta em relação aos atos processuais.
A)De acordo com o entendimento do STJ, realizada a citação por hora certa, o escrivão deve enviar correspondência ao réu dando-lhe ciência do ato, e sua omissão é causa de nulidade relativa.
B)Consoante o STJ, a contagem dos prazos para a interposição de recursos pelo MP começa a fluir da data da ciência por seu membro no processo.
C)Haverá presunção de intimação do ato decisório na hipótese em que o procurador, embora intimado para a audiência de instrução e julgamento em que se proferirá a sentença, a ela não comparecer.
D)As empresas públicas gozam de prazo em dobro para recorrer e em quádruplo para contestar.
E)O juiz pode recusar cumprimento à carta precatória, alegando não concordar com o conteúdo do ato a ser praticado.
Responder
Q331849 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)é vedado ao juiz recusar o cumprimento de carta precatória que circula entre juízes do mesmo grau de jurisdição.
B)na execução de título executivo extrajudicial, o executado somente poderá oferecer embargos depois de seguro o juízo.
C)comprovada a ocorrência de nulidade absoluta, o ato somente pode ser invalidado pelo juiz mediante provocação da parte prejudicada.
D)havendo urgência, permite a norma processual civil que a carta de ordem e a carta precatória sejam transmitidas por telegrama, radiograma ou telefone.
Responder
Q332008 - UPENET/IAUPE Analista de Registro Empresarial 2012
A competência constitucional para dar o despacho de exequibilidade às cartas rogatórias oriundas das justiças estrangeiras para que, ulteriormente, os juízes federais processem e julguem a execução dessas cartas rogatórias foi repassada para o (a) (os)
A)Supremo Tribunal Federal.
B)Superior Tribunal de Justiça.
C)Justiça Federal.
D)Conselho Nacional de Justiça.
E)Tribunais Regionais Federais.
Responder