Disciplinas Direito Processual Civil - CPC 1973 Capacidade ou Representação Processual Questões de concursos sobre "Capacidade ou Representação Processual" | Direito Processual Civil - CPC 1973 - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Capacidade ou Representação Processual que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q331598 - TJ-RS Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
De acordo com o Código de Processo Civil, o juiz dará curador especial: I. ao incapaz, se não tiver representante legal, ou se os interesses deste colidirem com os daquele. II. ao reconhecidamente carente. III. ao réu preso, bem como ao revel citado por edital ou com hora certa. IV. ao estrangeiro que não residir no país.
A)Apenas I e III estão corretas.
B)I, II e IV estão corretas.
C)Apenas II e IV estão corretas.
D)I, II e III estão corretas.
Responder
Q331679 - FUJB Promotor de Justiça 2012
Sobre a defesa de interesses metaindividuais pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, analise as afirmativas a seguir: I. Não há legitimidade, por falta de interesse social, para fazer cessar a poluição sonora por uso anormal da propriedade, se ficar comprovado, no curso da investigação,que os ruídos lesionam interesses de um determinado grupo de vizinhos. II. Não há legitimidade para tutelar interesse de classe de servidores públicos na obtenção de reajuste remuneratório,não lhe cabendo deflagrar ações que beneficiem titulares de direitos individuais disponíveis que possam se organizar adequadamente, ou mesmo atuar de forma individual. III. Há atribuição para investigar o mau uso de verbas públicas repassadas,por convênio, pela União a um Município Fluminense, para a compra de ambulâncias,diante da possível prática de ato de improbidade administrativa, que,caso comprovado,deve seu autor receber a devida sanção punitiva. IV. Embora disponível, o interesse dos consumidores de uma loja de artigos de luxo, que pratica cobrança abusiva e indevida de juros, traduz-se como interesse social, ensejando a atuação do Ministério Público através da Ação Civil Pública para o ressarcimento de danos morais e materiais. Estão corretas somente as afirmativas:
A)I e II;
B)I e III;
C)II e III;
D)II e IV;
E)III e IV.
Responder
Q331686 - PGR Procurador da República 2008
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A)quando verificar, de acordo com laudo médico, que o citando é demente, o juiz lhe nomeará curador que ficará legitimado a receber a citação e a fazer a defesa do réu, bem como a representá-lo nos demais atos da vida civil.
B)Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores o prazo para recorrer é contado em dobro, ainda que somente um deles tenha sucumbido.
C)as sanções impostas às partes em conseqüência de má-fé serão contadas como custas e reverterão em benefício da parte contrária, enquanto que as impostas aos serventuários pertencerão ao Estado.
D)no processo eletrônico quando, por motivo técnico, for inviável o uso de meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, digitalizando-se o documento físico, que deverá permanecer arquivado na Secretaria.
Responder
Q331704 - TJ-SC Juiz de Direito 2013
Assinale a alternativa correta :
A)Há litisconsórcio necessário nas causas que versem sobre direitos reais imobiliários quando os cônjuges forem autores ou réus.
B)Denomina-se legitimidade ad processum a condição da ação relacionada à pertinência subjetiva da ação.
C)O curador especial pode realizar transações, em mutirões de conciliação ou nas audiências preliminares ou de instrução e julgamento;
D)A capacidade de ser parte é concedida a pessoas jurídicas, pessoas físicas e pessoas formais.
E)Apenas quando expressamente prevista na lei ou em contrato a substituição processual, também conhecida como substituição de parte, é admitida.
Responder
Q331729 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2013
No tocante à capacidade processual e postulatória,
A)a herança jacente ou vacante é representada judi- cialmente pelo inventariante.
B)a citação de um dos cônjuges é sempre suficiente, não havendo hipóteses em que ambos devam ser citados para a demanda.
C)o cônjuge necessitará do consentimento do outro para propor ações que versem sobre direitos pessoais e imobiliários.
D)o juiz dará curador especial ao réu preso, bem como ao revel citado por edital ou com hora certa.
E)dada a igualdade jurídica entre homem e mulher, não existe situação jurídica na qual seja necessária autorização conjugal para qualquer demanda.
Responder
Q331801 - CESPE Defensor Público 2012
A respeito dos aspectos processuais da atuação do curador especial, assinale a opção correta com base no que dispõem o CPC e a jurisprudência do STJ.
A)O réu preso tem direito a curador especial, ainda que tenha contestado a ação por intermédio de advogado constituído.
B)A nomeação de curador especial ao incapaz só ocorrerá se este não tiver representante legal ou se os interesses do incapaz forem colidentes com os do representante legal.
C)A natureza jurídica do curador especial é a de substituto processual.
D)O curador especial, excetuado o dever de contestar especificadamente os fatos, atua, em geral, segundo sua convicção profissional, não sendo obrigado a interpor recurso.
E)É imprescindível a intervenção da DP como curadora especial de menor em ação de destituição de poder familiar ajuizada pelo MP, sob pena de nulidade da ação.
Responder
Q331863 - FUMARC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Considerando o disposto no Código de Processo Civil,
A)o ônus da impugnação específica dos fatos, na contestação, não se aplica ao curador especial, ao órgão do Ministério Público e ao advogado dativo.
B)os absolutamente incapazes serão representados em juízo, na forma da lei, por não possuírem capacidade para figurar no polo ativo ou passivo da lide.
C)a apelação interposta contra sentença que julgar procedente o pedido de instituição de arbitragem será recebida em ambos os efeitos, devolutivo e suspensivo.
D)verificando a incapacidade processual ou a irregularidade de representação das partes, o juiz deve excluir, de imediato, o terceiro do processo, se a irregularidade a ele se referir.
Responder
Q332042 - VUNESP Juiz de Direito 2011
Sobre os pressupostos da relação jurídica processual, é correto afirmar:
A)é indispensável a participação do cônjuge do autor ou do réu nas ações possessórias, quando o ato for praticado por um deles.
B)não se exige a citação de ambos os cônjuges para as ações que tenham por objeto o reconhecimento, a constituição ou a extinção de ônus sobre imóveis de apenas um deles.
C)o cônjuge necessita do consentimento do outro para propor ações que versem sobre imóveis, ainda que de caráter obrigacional.
D)é necessária a citação de ambos os cônjuges para as ações que versem sobre direitos reais imobiliários.
Responder