Disciplinas Direito Previdenciário Reajustamento do Valor dos Benefícios Questões de concursos sobre "Reajustamento do Valor dos Benefícios" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Reajustamento do Valor dos Benefícios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330559 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018
De acordo com a Lei no 8.213/1991, o valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de
A)30%, acréscimo este que cessará com a morte do aposentado, não sendo incorporável ao valor da pensão.
B)25%, acréscimo este que não cessará com a morte do aposentado, sendo incorporável ao valor da pensão.
C)30%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo legal.
D)25%, ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo legal.
E)15%, acréscimo este que não cessará com a morte do aposentado, sendo incorporável ao valor da pensão.
Responder
Q330634 - VUNESP Procurador 2018
Sr. João, servidor público aposentado do Município de São José dos Campos, requereu administrativamente, no Instituto de Previdência do Servidor Municipal da referida cidade, o reajustamento do seu benefício previdenciário no mesmo percentual aplicado aos salários de contribuição, bem como a aplicação dos mesmos reajustes do salário-mínimo. O chefe do departamento, ao se deparar com esse requerimento, pediu auxílio ao Procurador do Instituto de Previdência de São José dos Campos, que deverá elaborar um parecer para subsidiar a resposta que será dada ao Sr. João. Considerando a situação hipotética apresentada, o procurador responderia que
A)o pleito de João deve ser indeferido, pois a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça se consolidou no sentido de que não cabe a aplicação dos índices de reajuste do salário-mínimo e dos salários de contribuição para a preservação do valor real dos benefícios previdenciários.
B)o requerimento de João deve ser parcialmente deferido, mas deve-se utilizar outro fundamento, pois o art. 41-A da Lei n° 8.213/91 garante que o reajustamento do benefício previdenciário ocorrerá mediante a aplicação do índice de remuneração da caderneta de poupança.
C)o pleito de João deve ser deferido, pois se coaduna com o disposto na Súmula Vinculante n° 4 do Supremo Tribunal Federal que preceitua que o salário-mínimo pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado.
D)o pleito de João deve ser deferido, pois ele tem o direito de escolher o índice que, a seu ver, melhor reflete a inflação do período para fins de reajustamento da renda mensal do benefício, de acordo com recente decisão do Superior Tribunal de Justiça em sede de recurso repetitivo.
E)o requerimento de João deve ser indeferido, pois o Superior Tribunal de Justiça pacificou entendimento no sentido de que o índice adotado pelo art. 41, II, da Lei n° 8.213/91 ofende as garantias da irredutibilidade do valor dos benefícios e da preservação do seu valor real.
Responder
Q330648 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Auditor 2018
O sistema de cálculo e reajuste de proventos do servidor público segurado do regime próprio de previdência social foi bastante modificado nos últimos anos, sendo correto afirmar:
A)Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.
B)No sistema de média, para o cálculo dos proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão consideradas as remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes próprio e geral, na forma da lei.
C)É assegurado o reajustamento anual dos benefícios para preservar-lhes, em caráter permanente, o valor real, conforme índice do IPCA.
D)No sistema de média, todos os valores de remuneração considerados para o cálculo do benefício serão devidamente atualizados pela SELIC.
E)Os servidores que ingressaram no serviço público após a Emenda Constitucional Nº 41/03 podem optar pelo direito a reajuste de seu benefício previdenciário pela regra da paridade.
Responder
Q330992 - ESAF Analista (Superior) 2012
Segundo a Lei Complementar n. 108/1991, que dispõe sobre a relação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas e suas respectivas entidades fechadas de previdência complementar, os planos de benefícios das entidades mencionadas atenderá a seguinte regra:
A)carência mínima de 180 (cento e oitenta) contribuições mensais a plano de benefícios para qualquer benefício.
B)os reajustes dos benefícios em manutenção serão efetuados com o repasse de ganhos de produtividade.
C)a União não pode ser patrocinadora de recursos a entidades de previdência privada de caráter complementar.
D)os patrocinadores podem ceder gratuitamente pessoal às entidades de previdência complementar que patrocinam.
E)o custeio dos planos de benefícios será responsabilidade do patrocinador e dos participantes, inclusive assistidos.
Responder
Q331451 - CESPE Juiz federal 2015
Com base na CF e na legislação sobre seguridade social — saúde, previdência e assistência social —, assinale a opção correta.
A)Apesar de ser constitucionalmente previsto o caráter democrático da administração da seguridade social, de sua gestão não participam os trabalhadores e empregados.
B)A previdência está organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação facultativa, ainda que o trabalhador não esteja amparado por regime próprio de previdência.
C)Enquanto o acesso à saúde é universal e independe de qualquer retribuição financeira por parte do usuário, o acesso à previdência e à assistência social exige a contribuição direta do beneficiário ou do assistido.
D)A irredutibilidade do valor dos benefícios está elencada entre os princípios constitucionais da seguridade social.
E)Todas as entidades beneficentes são isentas de contribuição para a seguridade social.
Responder