Questões de concursos sobre "Legislação Previdenciária" | Direito Previdenciário - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Legislação Previdenciária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q330617 - VUNESP Advogado 2017

É correto afirmar, com base nas Súmulas do Supremo Tribunal Federal e/ou do Superior Tribunal de Justiça, que
Ver Comentários

Q330620 - VUNESP Delegado de Polícia 2018

Acerca da Previdência Social na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q330727 - CESPE Juiz federal 2017

Quanto à aplicação da lei previdenciária no tempo, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q330822 - MPT Procurador do trabalho 2017

Analise as proposições abaixo:


I - Os representantes dos trabalhadores em atividade, nomeados pelo Presidente da República para composição do Conselho Nacional da Previdência Social, gozam de estabilidade no emprego, desde a nomeação até um ano após o término do seu mandato, somente podendo ser demitidos por motivo de falta grave, regularmente comprovada através de processo judicial.

II - Serão considerados para cálculo do salário-de-benefício os ganhos habituais do segurado empregado, a qualquer título, sob forma de moeda corrente ou de utilidades, sobre os quais tenha incidido contribuições previdenciárias, exceto o décimo-terceiro salário.

III - Os Estados e os Municípios possuem competência residual para legislar sobre previdência social.

IV - O empregador, a empresa e a entidade a ela equiparada, contribuirão para o financiamento da seguridade social, calculando-se sua contribuição, na forma da lei, sobre: a) a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro.


Assinale a alternativa CORRETA:

Ver Comentários

Q331178 - CAIP-IMES Advogado 2016

Assinale a alternativa correta. 
São fontes materiais do Direito Previdenciário:
Ver Comentários

Q331570 - CS-UFG Procurador 2010

O caráter contributivo, a filiação obrigatória e o equilíbrio financeiro e atuarial são aspectos comuns ao Regime Geral de Previdência Social e aos Regimes Próprios de Previdência Social, nos termos previstos pela Constituição Federal de 1988. Além dessas diretrizes básicas,
Ver Comentários

Q331674 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Auditor 2015

Analise as afirmativas a seguir a respeito das competências legislativa e material relativas à seguridade social e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. 

( ) Compete à União, por intermédio do Ministério da Previdência e Assistência Social, fiscalizar todos os regimes próprios de previdência social instituídos pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

( ) Compete à União autorizar a instituição dos regimes próprios de previdência social dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

( ) Só a União pode legislar privativamente sobre matéria de seguridade social.

( ) Compete à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios efetuar os repasses das receitas que lhes cabem para o orçamento da previdência social.

( ) As receitas orçamentárias serão estabelecidas livremente pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

Assinale a sequência CORRETA.
Ver Comentários

Q331752 - FCC Analista de Controle Externo 2014

Relativamente à Previdência Social, é correto afirmar que aos Estados compete legislar
Ver Comentários

Q331794 - ESAF Procurador da Fazenda Nacional 2007

0 Instituto Nacional do Seguro Social - INSS é pessoa jurídica de direito público interno, autarquia federal, vinculada ao Ministério da Previdência Social, com sede no Distrito Federal. Com base nessa informação, na legislação e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto aflrmar, em relação às regras de distribuição de competência, que:
Ver Comentários

Q331850 - TRT 8R Juiz do trabalho 2014

Ao âmbito da Seguridade  Social brasileira, são incorporadas convenções da OIT que tratam de normas de seguridade. Sobre as normas mínimas de Seguridade Social na Convenção nº 102, de 1952, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é constitucionalmente CORRETO afirmar:
Ver Comentários