Disciplinas Direito Previdenciário Definição do Regime Geral de Previdência Social Questões de concursos sobre "Definição do Regime Geral de Previdência Social" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Definição do Regime Geral de Previdência Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330613 - FEPESE Advogado 2018
É correto afirmar sobre a previdência social:
A)O desemprego voluntário é objeto de proteção do regime geral de previdência.
B)A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos dos meses de julho e de dezembro de cada ano.
C)É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
D)Cada ente federado deverá dispor sobre a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social.
E)Lei complementar disciplinará o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.
Responder
Q330697 - CESPE Auditor de Contas Públicas 2018
De acordo com a CF, o RGPS é
A)organizado para garantir a proteção à maternidade, compreendida esta apenas como a exercida pela mãe gestante.
B)garantidor do reajustamento dos benefícios previdenciários apenas para preservar-lhes o valor nominal.
C)de filiação obrigatória, mas sem caráter contributivo.
D)organizado para atender, entre outros, à cobertura de eventos como doenças, invalidez e morte, mas não o desemprego involuntário.
E)garantidor de pelo menos um salário mínimo quando do pagamento de benefícios substitutivos do salário de contribuição ou de rendimento do trabalho.
Responder
Q330858 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2017
Marque a opção que está de acordo com a atual disciplina constitucional relativa ao Regime Geral de Previdência (RGPS):
A)A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base a média dos valores dos proventos ao longo do ano.
B)Quando se trata de aposentadoria por tempo de contribuição, a Constituição confere tratamento diferenciado a homens e mulheres, mas os requisitos etários se igualam quando se trata de aposentadoria exclusivamente por idade.
C)A Constituição confere benesse aos professores, inclusive aos do ensino médio e superior, deferindo-lhes redução de 5 (cinco anos) do tempo de contribuição.
D)A par dos casos previstos na própria Constituição, é vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar.
E)A falta de referência, na atual Constituição, à importância de o regime de previdência preservar o equilíbrio atuarial e financeiro é um dos principais fatores do que hoje se chama de falência do sistema.
Responder
Q330990 - ESAF Analista (Superior) 2012
Comparando o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) com a Previdência Complementar prevista no art. 202 da Constituição Federal e regulamentada na Lei Complementar n. 109/2001, assinale a opção correta.
A)O Regime Geral de Previdência Social e a Previdência Complementar são compulsórios.
B)As entidades de previdência complementar não necessitam de atividade de custeio de modo diverso do regime geral de previdência.
C)Só pode optar pela Previdência Complementar aquele que for segurado empregado do Regime Geral de Previdência Social.
D)As entidades de Previdência Complementar e o INSS são entes estatais públicos.
E)Os planos dos benefícios do RGPS e da Previdência Complementar deverão assegurar equilíbrio econômico-financeiro e atuarial.
Responder
Q331104 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2016
Assinale a alternativa correta.
No plano do Regime Geral de Previdência Social:
A)A empresa que pagar o salário-maternidade devido à gestante empregada será ressarcida pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mediante apresentação de cobrança anual relativa a todos os benefícios da espécie pagos.
B)O auxílio-reclusão será devido aos dependentes do segurado recolhido à prisão, desde que não tenha condenação definitiva, não receba remuneração da empresa nem esteja em gozo de auxílio-doença ou aposentadoria.
C)A aposentadoria por idade será devida ao trabalhador rural que, exercendo atividade exclusivamente rural, cumprir a carência exigida em lei e completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e 60 (sessenta), se mulher.
D)A renda mensal da aposentadoria por tempo de serviço da mulher corresponderá a 70% do salário de benefício aos 25 (vinte e cinco) anos de serviço, mais 6%, para cada ano novo completo de atividade, até o máximo de 100% do salário de benefício aos 30 (trinta) anos de serviço, cumprida a carência exigida na lei.
E)O aposentado por invalidez que necessitar de assistência permanente de outra pessoa terá direito ao acréscimo de 25% no benefício, até o limite máximo legal da aposentadoria do Regime Geral de Previdência Social, e terá esse valor incorporado à pensão.
Responder
Q331253 - IBFC Enfermeiro do Trabalho 2015
Segundo o Decreto n° 3.048 de 6 de maio de 1999, que aprova o Regulamento da Previdência Social, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação não obrigatória, observados critérios que preservem somente o equilíbrio financeiro. II. A previdência social atenderá a cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada. III. A previdência social fornecerá apoio ao trabalhador em situação de desemprego voluntário. IV. A previdência social atenderá salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda. Estão corretas as afirmativas:
A)II e IV, apenas.
B)I, III e IV, apenas.
C)I, II e III, apenas.
D)I, II, III e IV.
Responder
Q331858 - IADES Administrador 2013
Assinale a alternativa correta quanto ao limite máximo de idade para ingresso no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
A)Para mulheres, 60 anos e, para homens, 65 anos.
B)Para mulheres, 55 anos e, para homens, 60 anos.
C)Para mulheres, 50 anos e, para homens, 55 anos.
D)Para mulheres, 45 anos e, para homens, 50 anos.
E)Não há limite máximo de idade.
Responder
Q331949 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2014
Patrícia é professora universitária em uma instituição privada no estado do Maranhão. Casada há cinco anos com Gustavo, após diversas tentativas, finalmente conseguiu engravidar. A proteção à maternidade da gestante Patrícia, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, será atendida, nos termos da lei, pela
A)assistência social, organizada sob a forma de regime geral, independentemente de filiação e de contribuição à seguridade social.
B)previdência social, organizada sob a forma de regime especial próprio de servidores públicos, de caráter contributivo e de filiação facultativa.
C)previdência social, organizada sob a forma de regime geral, independentemente de filiação e de contribuição à seguridade social.
D)previdência social, organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória.
E)previdência social, organizada sob a forma de regime especial próprio de servidores públicos, independentemente de filiação e de contribuição à seguridade social.
Responder