Disciplinas Direito Previdenciário Aplicação, Vigência, Eficácia, Interpretação e Integração Questões de concursos sobre "Aplicação, Vigência, Eficácia, Interpretação e Integração" | Direito Previdenciário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aplicação, Vigência, Eficácia, Interpretação e Integração que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330617 - VUNESP Advogado 2017
É correto afirmar, com base nas Súmulas do Supremo Tribunal Federal e/ou do Superior Tribunal de Justiça, que
A)a lei aplicável à concessão de pensão previdenciária por morte é aquela vigente na data do óbito do segurado.
B)a mulher que renunciou aos alimentos na separação judicial não tem direito à pensão previdenciária por morte do ex-marido.
C)é inconstitucional a incidência da contribuição previdenciária sobre o décimo-terceiro salário.
D)é inconstitucional a inclusão de sócios e administradores de sociedades e titulares de firmas individuais como contribuintes obrigatórios da previdência social.
E)o segurado pode ajuizar eventual ação contra a instituição previdenciária somente perante as varas federais da Capital do Estado-Membro em que possua domicílio.
Responder
Q330620 - VUNESP Delegado de Polícia 2018
Acerca da Previdência Social na Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que
A)os gastos havidos com bens, serviços, prestações e administração da previdência não estão submetidos a uma lógica de equilíbrio atuarial, posto que a previdência se presta a auxiliar pessoas necessitadas, como trabalhadores doentes, de idade avançada, entre outras hipóteses.
B)a previdência privada é admitida, em caráter autônomo, facultativo, contratual e complementar, sendo vedado à União, aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal assumir a qualidade de patrocinador de tais entidades, com uma contribuição igual àquela feita pelo segurado.
C)é constitucional a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos de aposentadoria e as pensões dos servidores públicos da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal (regime próprio) que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social.
D)é constitucional que um ente federativo estabeleça, por norma própria (estadual, distrital ou municipal), um tempo mínimo de anos de contribuição na atividade privada, para fins de compensação e obtenção de aposentadoria por um servidor no regime próprio da Administração Pública.
E)professores que venham a exercer funções de direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico não farão jus à aposentadoria especial, pois o benefício somente será devido àqueles que comprovem o tempo de efetivo exercício das funções de magistério exclusivamente em sala de aula.
Responder
Q330727 - CESPE Juiz federal 2017
Quanto à aplicação da lei previdenciária no tempo, assinale a opção correta.
A)Independentemente do benefício pretendido, aplica-se o princípio tempus regit actum : a lei do tempo em que se preencheram todos os requisitos para a concessão do benefício pretendido pelo segurado.
B)Com exceção das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, aplica-se a lei em vigor à época em que o segurado ingressou no sistema previdenciário.
C)Aplica-se o princípio lex posterior derrogat priori para os benefícios devidos aos segurados, independentemente de ser mais ou menos vantajoso; aplicando-se entretanto, a lei em vigor na data de ingresso do segurado no sistema previdenciário para os benefícios devidos aos dependentes.
D)Independentemente do benefício pretendido, será adotada a interpretação que mais se aproxima do ideal de justiça, pautado em princípio valorativo e finalístico, segundo o qual se aplica a lei mais vantajosa ao segurado.
E)Aplica-se o princípio lex posterior derrogat priori , com a ressalva de que havendo alteração da lei após o ingresso do trabalhador ao sistema previdenciário, será adotada a lei mais vantajosa ao beneficiário segurado ou dependente.
Responder