Questões de concursos sobre "Sistemas penais" | Direito Penal - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sistemas penais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q328938 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019

A forma pela qual ocorreu a estruturação da teoria do delito nem sempre foi uniforme, sendo variável segundo um perfil de evolução de conceitos do que é o direito. Assim, na medida em que ocorreram mudanças nas teorias basilares que influenciaram a estruturação do Direito Penal, a forma de apresentação e de estudo do delito igualmente foram mudando. Tendo isto em mente, a afirmação de que “o direito positivo não possui uma valoração intrínseca e objetiva, sendo que as normas jurídicas aparecem determinadas por valores prévios e que contaminam, além de sua edição, também os próprios autores de sua elaboração, sendo que uma pretensa ‘verdade jurídica’ vem influenciada pela cultura”, se mostra ajustada à definição de:
Ver Comentários

Q329091 - VUNESP Juiz de Direito 2016

A corrente/teoria penal que se funda na ideia de que as normas jurídicas devem ser protegidas por si mesmas, pouco importando o bem jurídico por trás delas, é
Ver Comentários

Q329123 - FCC Defensor Público 2015

A teoria finalista da ação, adotada pelo Código Penal em sua Parte Geral, concebe o crime como um fato típico e antijurídico. A culpabilidade diz respeito à reprovabilidade da conduta. O dolo, que integrava o juízo de culpabilidade, para esta teoria é elemento estruturante do fato típico. Essa adoção pretende corrigir contradições na teoria
Ver Comentários

Q329194 - FUNDATEC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2014

No que diz respeito à aplicação da lei penal, analise as assertivas a abaixo:

I. Ultratividade da lei penal significa que quando a lei revogada for mais benéfica, ela será aplicada ao fato cometido durante a sua vigência.

II. Abolitio criminis significa que a nova lei deixa de considerar crime um fato anteriormente tipificado como ilícito penal, fazendo desaparecer todos os efeitos penais e civis das condenações proferidas com base na lei anterior.

III. O Código Penal Brasileiro adotou a teoria da ubiquidade, também conhecida por mista ou unitária, considerando o lugar do crime tanto o local onde ocorreu a ação ou a omissão, no todo ou em parte, como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Quais estão corretas?
Ver Comentários

Q329396 - UEG Delegado de Polícia 2013

Em qual sistema penal a culpabilidade é concebida como o vínculo psicológico que une o autor ao fato? 
Ver Comentários

Q329453 - FCC Auditor Fiscal do Município 2007

Adotada a teoria finalista da ação, o dolo e a culpa integram a
Ver Comentários

Q329483 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2011

Sobre a evolução do conceito de bem jurídico, cuja “criação não é apenas produto de uma elaboração jurídica pura, mas também de um contexto político e econômico”, é INCORRETO afirmar que 
Ver Comentários

Q330418 - FCC Administrador 2006

Adotada a teoria finalista, é possível afirmar que o dolo e a culpa integram a
Ver Comentários