Disciplinas Direito Penal Crimes omissivos Questões de concursos sobre "Crimes omissivos" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Crimes omissivos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328932 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Sobre as posições especiais de dever de enfrentar o perigo, assinale a alternativa correta :
A)A obrigação de enfrentar o perigo é absoluta.
B)O dever de agir para impedir o resultado está relacionado com a tipicidade dos crimes omissivos próprios.
C)O policial e o bombeiro não são garantidores da não ocorrência do resultado, não tendo, assim, o dever de evitar o resultado.
D)O dever de enfrentar o perigo não impede a exclusão da ilicitude por estado de necessidade.
E)Um bombeiro pode alegar estado de necessidade como forma de se eximir de enfrentar um incêndio.
Responder
Q328981 - NUCEPE Delegado de Polícia 2018
JOÃO e JOSÉ estão na praia e resolveram entrar no mar. Em determinado momento eles começam a se afogar. Havia naquele local um salva-vidas que, ao avistar apenas JOÃO, notou que ele era seu desafeto e se recusou a salvá-lo; próximo a eles havia também um surfista, este avistou apenas JOSÉ pedindo socorro, mas, por ser seu inimigo, não atendeu aos pedidos dele, resolvendo sair do local. As duas pessoas acabam se afogando e morrendo. Em relação ao caso, qual das alternativas abaixo está CORRETA ?
A)O salva-vidas responde por homicídio doloso por omissão.
B)O salva-vidas responde por omissão de socorro.
C)O surfista responde por homicídio doloso por omissão.
D)A conduta do surfista é atípica.
E)O surfista responde por homicídio culposo.
Responder
Q329063 - MPE-RS Promotor de Justiça 2017
A respeito dos crimes omissivos impróprios, ou comissivos por omissão, assinale a alternativa INCORRETA .
A)São de estrutura típica aberta e de adequação típica de subordinação mediata. Só podem ser praticados por determinadas pessoas, embora qualquer pessoa possa, eventualmente, estar no papel de garante. Neles, descumpre-se tão somente a norma preceptiva e não a norma proibitiva do tipo legal de crime ao qual corresponda o resultado não evitado.
B)Se o médico se obriga a realizar determinado procedimento em um paciente, mas resolve viajar e deixa seu compromisso nas mãos de um colega, que assume esse tratamento, ele responde penalmente pelas lesões que resultem de erro de diagnóstico deste outro médico.
C)Quem, sabendo nadar, por brincadeira de mau gosto, empurra o amigo para dentro da piscina, por sua ingerência, estará obrigado a salvá-lo, se necessário, para que o fato não se transforme em crime de homicídio, no caso de eventual morte por afogamento.
D)Na forma dolosa, os crimes omissivos impróprios não exigem que o garante deseje o resultado típico.
E)Se o garante, apesar de não haver conseguido impedir o resultado, seriamente esforçou-se para evitá-lo, não haverá fato típico, doloso e culposo. Nos omissivos impróprios, a relação de causalidade é normativa.
Responder
Q329089 - VUNESP Juiz de Direito 2016
A respeito da omissão própria e da omissão imprópria (também denominada crime comissivo por omissão), é correto afirmar que
A)um dos critérios apontados pela doutrina para diferenciar a omissão própria da omissão imprópria é o tipológico, segundo o qual, havendo norma expressa criminalizando a omissão, estar-se-ia diante de uma omissão imprópria.
B)nos termos do Código Penal, possui posição de garantidor e, portanto, o dever de impedir o resultado, apenas quem, por lei, tem a obrigação de cuidado, proteção ou vigilância.
C)a ingerência, denominação dada à posição de garantidor decorrente de um comportamento anterior que gera risco de resultado, não está positivada no ordenamento brasileiro, tratando-se de uma construção dogmática.
D)o crime praticado por omissão, segundo o Código Penal, é apenado de forma atenuada ao crime praticado por ação.
E)segundo o Código Penal, a omissão imprópria somente terá relevância penal se, além do dever de impedir o resultado, o omitente tiver possibilidade de evitá-lo.
Responder
Q329109 - FUNCAB Perito Criminal - Ciências Contábeis 2015
Sandra, jovem de dezessete anos de idade, inabilitada para conduzir veículo automotor, com a devida autorização de seu genitor senhor Getúlio D. Za Tento, saiu para passear com o veículo de propriedade do pai e dirigindo em alta velocidade atropelou Maria das Dores, causando-lhe lesões corporais gravíssimas as quais causaram a morte da vítima. Acerca da situação hipotética proposta, é correto afirmar à luz do Código Penal, que Getúlio responderá por:
A)lesões corporais dolosas seguidas de morte. (crime comissivo por omissão).
B)homicídio culposo (crime comissivo por omissão).
C)homicídio doloso (crime comissivo por omissão).
D)homicídio culposo (crime comissivo).
E)homicídio doloso (crime omissivo).
Responder
Q329362 - MPE-PR Promotor de Justiça 2013
Assinale a alternativa correta:
A)No crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio inexiste o dever jurídico de agir, não respondendo o omitente pelo resultado, mas pela própria prática da conduta omissiva, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime omissivo próprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado;
B)No crime omissivo próprio o agente responde pelo resultado que deu causa. Já no caso do crime omissivo impróprio este se aperfeiçoa com a simples omissão;
C)Os denominados delitos omissivos próprios, como os omissivos impróprios ou comissivos por omissão, são considerados crimes de mera conduta, posto que a omissão não pode dar causa a qualquer resultado;
D)Os denominados crimes omissivos próprios admitem tentativa;
E)o crime omissivo próprio o omitente não responde pelo resultado, perfazendo-se o crime com a simples omissão do agente, podendo ser citado, como exemplo, o crime de omissão de socorro. Já no crime comissivo por omissão ou omissivo impróprio o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.
Responder
Q329849 - FCC Procurador 2010
São crimes que se consumam no momento em que o resultado é produzido:
A)omissivos impróprios e materiais.
B)materiais e omissivos próprios.
C)culposos e formais.
D)de mera conduta e omissivos impróprios.
E)permanentes e formais.
Responder
Q330213 - CESPE Promotor de Justiça 2012
De acordo com as disposições do CP e da doutrina pertinente, assinale a opção correta a respeito da aplicação da lei penal e de aspectos diversos relacionados ao crime.
A)Sucintamente, pode-se definir imputação objetiva como um conjunto de pressupostos jurídicos que condicionam a relação de imputação de um resultado jurídico a um determinado comportamento penalmente relevante.
B)Crimes omissivos impróprios, comissivos por omissão ou omissivos qualificados são os que objetivamente são descritos como uma conduta negativa, de não fazer o que a lei determina, consistindo a omissão na transgressão da norma jurídica sem que haja necessidade de qualquer resultado naturalístico. Para a existência do crime, basta que o autor se omita quando deva agir.
C)Diz-se agressivo o estado de necessidade quando a conduta do agente dirige-se diretamente ao produtor da situação de perigo, a fim de eliminá-la.
D)Leis temporárias são aquelas que, por expressa previsão, vigem durante situações de emergência.
E)Conforme o princípio da territorialidade, a lei penal deve ser aplicada a todos os homens, onde quer que se encontrem, aplicando-se a lei nacional a todos os fatos puníveis, sem se levar em conta o lugar do delito, a nacionalidade de seu autor ou do bem jurídico lesado.
Responder
Q330409 - FUJB Promotor de Justiça 2012
Admite tentativa a seguinte categoria de infração penal:
A)crimes omissivos puros;
B)contravenções penais;
C)crimes omissivos impróprios;
D)crimes unissubsistentes;
E)crimes de atentado.
Responder
Q330482 - IBFC Oficial de Cartório 2013
Um policial civil regularmente designado para atuar como responsável pela carceragem de uma Delegacia de Polícia é cientificado por familiares de um preso temporário que este sofre de “diabetes” grave e que necessita de constantes injeções de “insulina” para manter a doença sob controle, sendo-lhe exibido o respectivo laudo médico. O agente público simplesmente ignora esta informação e não a transmite aos seus superiores hierárquicos, mantendo o indivíduo no cárcere sem qualquer assistência médica. Dias depois, o preso é encontrado caído no chão da cela com visíveis sinais tanatológicos, sendo o óbito constatado e a causa mortis apurada como decorrente da ausência de controle glicêmico. No caso em tela o policial civil estará sujeito à responsabilização penal pela prática do crime de:
A)Homicídio.
B)Omissão de socorro.
C)Prevaricação.
D)Tortura.
E)Abuso de autoridade.
Responder