Disciplinas Direito Penal Militar Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar Questões de concursos sobre "Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar" | Direito Penal Militar - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q330225 - VUNESP Juiz de Direito 2016
Com relação aos crimes contra a Autoridade ou Disciplina Militar, é correto afirmar:
A)o simples concerto de militares para a prática do crime de motim não é punível, nos termos da lei penal militar, se estes não iniciarem, ao menos, os atos executórios do crime de motim.
B)militares que apenas se utilizam de viatura militar para ação militar, em detrimento da ordem ou disciplina militar, mas sem ocupar quartel, cometem o crime de motim.
C)o militar que, estando presente no momento da prá- tica do crime de motim, não usar de todos os meios ao seu alcance para impedi-lo, será responsabilizado como partícipe deste.
D)o militar que, antes da execução do crime de motim e quando era ainda possível evitar-lhe as consequências, denuncia o ajuste de que participou terá a pena diminuída pela metade com relação ao referido crime militar.
E)a reunião de dois ou mais militares com armamento ou material bélico, de propriedade militar, para a prá- tica de violência contra coisa particular, só caracterizará o crime de organização de grupo para a prática de violência se a coisa se encontrar em lugar sujeito à administração militar.
Responder
Q330271 - MPM Promotor de Justiça Militar 2013
ANALISE AS QUESTÕES ABAIXO E ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA.
A)O crime de desacato a superior (art. 298, CPM) é crime militar próprio, que exige do agente a circunstância de caráter pessoal de ser militar, mais que isso, a de ser subordinado (inferior) da vítima, ainda que de igual posto ou graduação.
B)O furto é um crime patrimonial, já o peculato-furto é um crime funcional.
C)Com exceção da modalidade culposa, no crime de ingresso clandestino (CPM, art. 302), é exigido um dolo específico de penetração na área militar por onde seja defeso.
D)No crime militar de excesso de exação (CPM, art. 306), caracterizado pela cobrança onde houve emprego de meio vexatório ou gravoso, não autorizado por lei, não há ofensa patrimonial ao contribuinte.
Responder
Q330302 - MPM Promotor de Justiça Militar 2013
ACERCA DOS CRIMES CONTRA A AUTORIDADE OU DISCIPLINA MILITAR, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A)Tanto o motim como a revolta e a organização de grupo para a prática de violência têm como elemento objetivo do tipo a reunião ou ajuntamento.
B)No crime de motim e de revolta, quando os agentes estiverem agindo contra ou se negando a cumprir ordem do superior, é juridicamente possível a tentativa.
C)O soldado PM Temporário (cuja contratação é autorizada aos Estados pela Lei federal nº 10.029 de 20.10.2000) que, em uma solenidade pública, rasgar seu uniforme, arrancando condecoração militar, insígnia ou distintivo, por menosprezo ou vilipêndio, comete o crime de despojamento desprezível.
D)No crime de conspiração está prevista a hipótese de delação espontânea e, em decorrência dela, da figura da chamada escusa absolutória, que independe do arrependimento eficaz do agente.
Responder
Q330335 - CESPE Juiz de Direito 2013
No que concerne a alguns crimes contra a autoridade ou disciplina militar, assinale a opção correta.
A)Para a tipificação dos crimes de violência contra superior e contra militar de serviço, exige-se a condição de militar do sujeito ativo.
B)No que se refere ao crime de revolta — que consiste na prática dos atos que caracterizam o motim, acrescido do uso de armas pelos agentes —, o CPM prevê agravamento de pena para os cabeças e atribui essa condição de proeminência aos oficiais que participarem do movimento.
C)Para a configuração do crime militar de motim, exige-se a reunião de mais de três militares com o objetivo específico de subverter a ordem, de ofender a hierarquia e a disciplina.
D)Admite-se o civil como sujeito ativo do crime de aliciação para motim, que se consuma com o mero convite para a prática do crime.
E)Para sua consumação o incitamento — que é o chamamento de militares para a prática de crimes diversos do motim e da revolta, não compreendendo ato de indisciplina —, são necessários o assentimento e a prática das infrações pelo incitado.
Responder
Q330397 - VUNESP Escrevente Técnico Judiciário 2017
A)o crime militar de dormir em serviço exige o dolo do autor para a sua caracterização.
B)a ingestão de álcool pelo militar durante o serviço caracteriza o crime militar de embriaguez em serviço.
C)o simples concerto para deserção não é crime militar.
D)pratica o crime militar de exercício de comércio a praça que toma parte na administração ou gerência de sociedade comercial.
E)o militar que usa indevidamente uniforme, distintivo ou insígnia de posto ou graduação superior somente cometerá crime militar se obtiver alguma vantagem desse uso.
Responder
Q330399 - VUNESP Escrevente Técnico Judiciário 2017
Assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta.
A)Desrespeitar um superior hierárquico diante de um civil caracteriza o crime militar de desrespeito a superior.
B)O despojamento, apenas por menosprezo, de uniforme militar por parte do militar não caracteriza crime militar.
C)O militar que critica publicamente em rede social na internet uma resolução do Governo pratica o crime militar de publicação ou crítica indevida.
D)O crime militar de desrespeito a símbolo nacional se caracteriza com base no ato ultrajante praticado pelo militar ao símbolo nacional independentemente do lugar ou diante de quem o ato for praticado.
E)Pratica o crime militar de deserção o militar que se ausenta, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de dois dias.
Responder