Questões de concursos sobre "Registro de Imóveis" | Direito Notarial e Registral - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Registro de Imóveis que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q327982 - CESPE Juiz de Direito 2019

À luz da legislação pertinente, da jurisprudência e da doutrina, julgue os itens a seguir, a respeito de registro de imóveis.


I De acordo com o STJ, o procedimento de dúvida registral previsto na Lei de Registros Públicos tem natureza administrativa, não constituindo prestação jurisdicional.

II Para garantir o princípio da legalidade registral, o registrador deve fazer um prévio controle dos títulos apresentados para registro, via procedimento de qualificação registral, verificando a obediência aos requisitos legais e concluindo pela aptidão ou inaptidão dos títulos para registro.

III O princípio da especialidade ou especialização registral é consagrado na Lei de Registros Públicos: caso o imóvel não esteja matriculado ou registrado em nome do outorgante, o oficial deverá exigir a prévia matrícula e o registro do título anterior.


Assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q327993 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Assinale a alternativa correta acerca de jurisprudência envolvendo serviço de notas e registros públicos.
Ver Comentários

Q328027 - CONSULPLAN Juiz de Direito 2018

Quanto aos registros públicos, analise as afirmativas a seguir.  
I. Todo nascimento que ocorrer no território brasileiro deverá ser registrado. No tocante à naturalidade, poderá ser a do Município em que ocorreu o nascimento ou a do Município de residência da mãe do registrando na data do nascimento, desde que localizado em território nacional. Tal opção cabe ao declarante no ato de registro do nascimento. II. Nenhum sepultamento será feito sem certidão do oficial de registro do lugar do falecimento ou do lugar de residência do “de cujus”, quando o falecimento ocorrer em local diverso do seu domicílio. A cremação do cadáver somente poderá ser feita se o falecido houver manifestado a vontade de ser incinerado ou no interesse da saúde pública e se o atestado de óbito houver sido firmado por 1 (um) médico ou por 2 (dois) médicos legistas e, no caso de morte violenta, depois de autorizada pela autoridade judiciária. III. É admitido o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião, sem prejuízo da via jurisdicional, que será processado diretamente perante o cartório do registro de imóveis da comarca em que estiver situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, representado por advogado e devidamente instruído.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Ver Comentários

Q328173 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Todas as assertivas estão corretas, EXCETO:
Ver Comentários

Q328255 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328256 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328261 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328266 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328269 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q328385 - MPE-RS Promotor de Justiça 2017

Considerando a Lei dos Registros Públicos, assinale com V (verdadeiro) e com F (falso) as seguintes afirmações. 
( ) Mesmo em procedimento de jurisdição voluntária, é necessária a intervenção do Ministério Público, em especial nas ações que visem, respectivamente, a alteração do nome e a retificação de registro civil. Todavia, falta-lhe interesse recursal. ( ) O princípio da verdade real norteia o registro público e tem por finalidade a segurança jurídica. Assim, o registro civil necessita espelhar a verdade existente e atual, e não apenas aquela que passou. Portanto, é admissível a alteração no registro de nascimento do filho para a averbação do nome de sua mãe que, após a separação judicial, voltou a usar o nome de solteira. ( ) A retificação administrativa deve ser feita diretamente no cartório de registro de imóveis, quando buscar a alteração de denominação de logradouro público, bem como alteração ou inserção que resulte de mero cálculo matemático feito a partir das medidas perimetrais constantes do registro. ( ) Filhos de mãe paraguaia e pai brasileiro, registrados no Paraguai, não no consulado brasileiro, que retornarem ao Brasil podem ter suas certidões de nascimento registradas no livro E. Este registro é provisório e será cancelado se não optarem pela nacionalidade brasileira no prazo de três anos, após atingirem a maioridade.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Ver Comentários