Disciplinas Direito Notarial e Registral Nascimento Questões de concursos sobre "Nascimento" | Direito Notarial e Registral - página 9 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Nascimento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q329035 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2008
Assinale a alternativa INCORRETA :
A)Não serão cobrados emolumentos pelo processo de habilitação para o casamento de pessoas reconhecidamente pobres.
B)Os registros de nascimento e de óbito e a primeira certidão expedida são inteiramente gratuitos a todo e qualquer cidadão.
C)São isentos de pagamento de emolumentos o registro e a averbação de quaisquer atos relativos a crianças ou a adolescentes em situação de risco.
D)As certidões de nascimento ou de casamento, quando destinadas ao alistamento eleitoral, não contam com o benefício da gratuidade.
Responder
Q329083 - FCC Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Nos casos em que houver registro de nascimento sem paternidade definida, mas em que a mãe declinar o nome de suposto pai, o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais
A)efetuará o assento constando como genitor a pessoa apontada pela mãe, intimando-o posteriormente a impugnar essa condição perante o Juiz corregedor, que manterá ou não o assento de nascimento.
B)intimará o suposto genitor antes do registro do assento de nascimento, ouvirá as suas razões para eventual recusa e encaminhará, neste caso, o feito ao Juiz corregedor, para decisão.
C)efetuará o assento constando como genitor a pessoa apontada pela mãe, independentemente de sua oitiva, em razão da presunção absoluta de paternidade decorrente da declaração da mãe.
D)suspenderá imediatamente o ato de registro e encaminhará o pedido ao Ministério Público, que poderá, a seu critério, propor ação de investigação de paternidade contra o suposto pai.
E)efetuará o assento e remeterá a certidão ao juízo da família, que intimará o suposto pai para se manifestar a respeito e determinará a averbação da paternidade confirmada, se for o caso, ou remeterá os autos ao Ministério Público para propor ação de investigação de paternidade.
Responder
Q329100 - FCC Defensor Público 2009
No que toca ao Direito de Registros Públicos, é correto afirmar:
A)Todo nascimento que ocorrer no território nacional deverá ser dado a registro, no lugar em que tiver ocorrido o parto ou no lugar da residência dos pais, dentro do prazo de trinta dias, que será ampliado em até três meses para os lugares distantes mais de quarenta quilômetros da sede do cartório.
B)O interessado, no primeiro ano após ter atingido a maioridade civil, poderá, pessoalmente ou por procurador bastante, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração que será publicada pela imprensa.
C)A substituição do prenome será ainda admitida em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de juiz competente, dispensada, em casos excepcionais, a manifestação do Ministério Público.
D)A cremação de cadáver somente será feita daquele que houver manifestado a vontade de ser incinerado ou no interesse da saúde pública ou no dos familiares do de cujus e se o atestado de óbito houver sido firmado por 2 (dois) médicos ou por 1 (um) médico legista e, no caso de morte violenta, depois de autorizada pela autoridade judiciária.
E)O registro civil das pessoas naturais possui caráter constitutivo ao passo que o das pessoas morais possui caráter meramente declaratório.
Responder
Q329104 - FCC Promotor de Justiça 2009
Sobre o nome civil da pessoa natural é correto afirmar que
A)os oficiais do registro civil não registrarão prenomes suscetíveis de expor ao ridículo os seus portadores, salvo por requerimento expresso de ambos os genitores perante duas testemunhas ou mediante autorização judicial, ouvido o representante do Ministério Público.
B)o prenome é imutável, somente sendo admissível a sua substituição por apelidos públicos notórios.
C)será admitida a substituição do prenome em razão de fundada coação ou ameaça decorrente da colaboração com a apuração de crime, por determinação, em sentença, de Juiz competente, ouvido o Ministério Público.
D)até dois anos após ter atingido a maioridade civil, poderá o interessado, independentemente de motivação, e após a audiência do Ministério Público, alterar o nome, desde que não prejudique os apelidos de família, averbando-se a alteração, que será publicada pela imprensa.
E)poderá ser averbado no registro civil o nome abreviado usado como firma comercial, mas não em outra atividade profissional.
Responder
Q329161 - IBFC Técnico em Informática 2013
O documento de entrada do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos é:
A)Certidão de Nascimento.
B)Resumo de alta hospitalar do binômio mãe/recém nato.
C)Notificação de parto
D)Declaração de Nascido Vivo.
Responder