Disciplinas Direito Notarial e Registral Espécies de Protesto Questões de concursos sobre "Espécies de Protesto" | Direito Notarial e Registral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Espécies de Protesto que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q329921 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Acerca do protesto de títulos e documentos de dívida, é correto afirmar:
A)O prazo de arquivamento é de 5 (cinco) anos para livros de protocolo e de 10 (dez) anos para os livros de registros de protesto e respectivos títulos.
B)O título do documento de dívida cujo protesto tiver sido sustado judicialmente só poderá ser pago, protestado ou retirado com autorização judicial. Revogada a ordem de sustação, é necessário se proceder a nova intimação do devedor.
C)A remessa da intimação poderá ser feita por portador do próprio tabelião, ou por qualquer outro meio, desde que o recebimento fique assegurado e comprovado através de protocolo, aviso de recepção (AR), email ou documento equivalente.
D)Compete privativamente ao tabelião de protesto de títulos e aos seus respectivos serviços, eis que garantidores da autenticidade, publicidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, a protocolização, a intimação, o acolhimento da devolução ou do aceite, o recebimento do pagamento do título e de outros documentos de dívida.
Responder
Q329923 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Apresentada a protesto nota promissória expedida na cidade de Las Vegas – Estados Unidos, com expressão monetária em dólar estadunidense, pagável em município do Brasil, em Minas Gerais, em domicílio do devedor brasileiro, na circunscrição do cartório de protestos,
A)o tabelião de protesto deve verificar se o título foi atingido pela prescrição ou pela decadência, qualificando, porém, apenas os aspectos formais do documento.
B)será possível o pagamento do título em cartório, no prazo legal, em moeda brasileira (Real) cabendo ao apresentante promover a conversão na data do pagamento.
C)será vedado o curso do título no tabelionato de protesto, porque presumidamente o negócio jurídico subjacente é dívida de jogo, vedado no sistema jurídico brasileiro.
D)será possível a lavratura do protesto, cabendo ao apresentante, entre outros procedimentos, expor a conversão para a moeda Real, na data de apresentação do título para protesto.
Responder
Q329927 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Acerca de protesto de títulos, é correto afirmar que:
A)A irregularidade substancial do título, a exemplo da prescrição, observada pelo tabelião, obstará o registro do protesto.
B)O protesto será tirado por falta de pagamento, de aceite ou de devolução. Porém em se tratando de letra de câmbio, poderá tirar protesto por falta de pagamento contra o sacado não aceitante.
C)Tratando-se de títulos ou documentos de dívida sujeitos a qualquer tipo de correção, o pagamento será feito pela conversão vigorante no dia do pagamento, no valor indicado pelo apresentante.
D)Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida, que podem ser expedidos por autarquias e fundações públicas.
Responder
Q329994 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
O protesto especial associa-se à
A)ação monitória.
B)ação ordinária de cobrança.
C)ação revisional.
D)execução singular.
E)execução concursal.
Responder
Q330043 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
A)O protesto especial para fins falimentares deverá ser tirado no local da sede da empresa.
B)A nota promissória poderá ser protestada por indicação no caso de falta ou recusa de aceite.
C)O protesto necessário é um ônus imposto por lei ao portador para que possa exercer o direito de regresso contra os coobrigados anteriores ou para a propositura da ação judicial de falência.
D)O protesto por falta de aceite poderá ser tirado ser tirado após o vencimento do título.
Responder