Questões de concursos sobre "Extradição, Expulsão e Deportação" | Direito Internacional Público - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Extradição, Expulsão e Deportação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q327065 - IBFC Juiz federal 2018

Quanto à expulsão, marque a opção correta:
Ver Comentários

Q327067 - IBFC Juiz federal 2018

Brasileira nata adquire voluntariamente a nacionalidade derivada norte-americana, sem que isso lhe tenha sido imposto de alguma maneira. Em seguida, contraiu matrimônio com norte-americano - assassinado poucos anos depois - e, após a sua morte, veio para o Brasil. Os Estados Unidos apresentaram um pedido de extradição ao governo brasileiro sob o fundamento de que ela era acusada de matar o marido. Com relação à hipótese é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q327075 - PGR Procurador da República 2017

DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:


I - No auxílio direto passivo, o Estado estrangeiro submete o seu pedido ao Brasil, que deve adotar os meios internos necessários para cumprir tal pedido, fazendo incidir, de modo imediato, os direitos fundamentais tais quais previstos no ordenamento brasileiro.

II - Na extradição passiva, o Brasil adotou o modelo misto ou belga, pelo qual o Poder Judiciário do Estado Requerido afere, em geral, a regularidade extrínseca do pedido, com exceções previstas em tratado, lei ou mesmo na Constituição.

III - Na assistência jurídica internacional passiva, é possível a incidência indireta dos direitos fundamentais por intermédio da invocação do respeito à ordem pública do Estado brasileiro.

IV - Na cooperação jurídica internacional em matéria penal, a transferência de sentenciados, por seu cunho humanitário, exige tão somente a anuência do Estado sentenciador e do Estado recebedor, sendo dispensável a concordância do indivíduo condenado.

Ver Comentários

Q327118 - CETRO Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

No que se refere ao instituto da extradição afeita ao Processo Penal, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q327249 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Ver Comentários

Q327251 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
Ver Comentários

Q327346 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2014

Assinale a opção correta:
Ver Comentários

Q327350 - TRT 23R (MT) Juiz do trabalho 2014

Considere as seguintes proposições e responda:

I) Em direito internacional, no que tange à nacionalidade, ainda que determinado país adote o critério jus solis, a regra costumeira é excluir da nacionalidade os filhos de agentes dos Estados estrangeiros.

II) Pelas regras brasileiras, são nacionais os nascidos no estrangeiro, filhos de pai ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira ou venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

III) São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente da República, Deputados Federais, Senadores e oficiais das forças armadas.

IV) A extradição poderá ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em tratado ou ainda quando prometer ao Brasil a reciprocidade.
Ver Comentários

Q327381 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2012

Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q327488 - TRT 15R Juiz do trabalho 2007

Indique a alternativa correta:
Ver Comentários