Disciplinas Direito Internacional Público Dimensão Pessoal do Estado. Nacionalidade, Naturalização e Apátrida. Condição Jurídica do Estrangeiro Questões de concursos sobre "Dimensão Pessoal do Estado. Nacionalidade, Naturalização e Apátrida. Condição Jurídica do Estrangeiro" | Direito Internacional Público - página 4 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Dimensão Pessoal do Estado. Nacionalidade, Naturalização e Apátrida. Condição Jurídica do Estrangeiro que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q327781 - INSTITUTO CIDADES Juiz do trabalho 2008
Com relação à soberania nacional, perante as comunidades internacionais, é correto dizer:
A)A língua portuguesa é uma das adotadas oficialmente pelo Brasil, que poderá se utilizar de outro idioma nas localidades fronteiriças.
B)Os estrangeiros, residentes no Brasil, podem se alistar como eleitores, com direito a voto e a ser votado, na circunscrição dos municípios onde residem ou mantêm negócio.
C)Nenhum estrangeiro, ainda que naturalizado, será extraditado, em razão de envolvimento em tráfico de drogas, quando houver arrependimento eficaz.
D)A sucessão de bens de estrangeiros situados no País será regulada pela lei brasileira, desde que exista Convenção Internacional a respeito.
E)Aos estrangeiros residentes no País é garantida a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, nos limites da Constituição Federal da República Federativa do Brasil.
Responder
Q327785 - ESAF Analista Tributário da Receita Federal 2009
Sobre a condição jurídica do estrangeiro no Brasil, pode-se afirmar que
A)o visto de trânsito pode ser concedido ao estrangeiro que, para atingir o país de destino, tenha de permanecer em território nacional por pelo menos dez dias.
B)o estrangeiro que tenha filho ou cônjuge brasileiro preenche automaticamente os requisitos para a naturalização.
C)em nenhuma hipótese pode o estrangeiro deportado ser readmitido em território nacional.
D)a competência para decidir sobre pedido de extradição, apresentado por Estado estrangeiro, é do Ministro da Justiça, sujeita a decisão a recurso ao Supremo Tribunal Federal.
E)poderá ser dispensada a exigência de visto, com base em reciprocidade, estabelecida mediante acordo internacional.
Responder