Questões de concursos sobre "Autonomia da vontade. Escolha da lei e eleição do foro" | Direito Internacional Privado - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Autonomia da vontade. Escolha da lei e eleição do foro que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q326822 - CESPE Juiz federal 2015

Considerando que empresa pública federal brasileira estabeleça contrato internacional com empresa privada sediada na Argentina, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q326834 - CESGRANRIO Advogado 2012

Empresa brasileira está negociando com uma empresa estrangeira um contrato de compra de subprodutos de petróleo. A vendedora do produto insiste em incluir uma cláusula prevendo que o contrato será regido pelas leis uruguaias. 
Se o contrato vier a ser assinado no Brasil, essa cláusula seria válida?
Ver Comentários

Q326869 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2013

No que diz respeito aos contratos internacionais, assinale a opção correta:

I) No Brasil, a regra de direito internacional privado que indica o sistema jurídico que será aplicado é a do local da celebração do contrato.

II) A cláusula de eleição de foro e de lei aplicável são similares.

III) A cláusula de eleição de foro prevalece mesmo em caso de competência exclusiva da justiça brasileira.

IV) Na ausência de local de celebração é preciso definir qual das partes é a proponente, para aplicar-se a regra de sua residência.

Ver Comentários

Q326926 - CESGRANRIO Advogado 2012

Um contrato de financiamento, entre uma empresa brasileira e um Banco comercial holandês com filial em Londres, acaba de ser assinado pelos representantes legais das partes em Londres. Como garantia, a empresa brasileira deu em hipoteca dois imóveis situados no Brasil. O contrato nada dispõe sobre a lei aplicável ao mesmo, limitando-se a indicar Londres como foro competente para as disputas que vierem a surgir entre as partes.

Segundo o disposto na legislação brasileira, a lei aplicável a esse contrato é a
Ver Comentários

Q326941 - CESGRANRIO Advogado 2011

Pelas regras de direito internacional privado brasileiras, um contrato entre duas empresas brasileiras, assinado em Nova York, com previsão de cumprimento no Brasil e cláusula de foro indicando São Paulo como foro exclusivo do contrato, é regido pela lei
Ver Comentários

Q326951 - FUMARC Advogado 2011

Para responder as questões de 77 a 80 tenha como 
base a doutrina.



Marque a afrmativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q326961 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2010

Um contrato de compra e venda entre uma empresa brasileira e uma empresa norte-americana contém cláusula indicando como foro competente o Rio de Janeiro, e outra cláusula indicando as leis das Ilhas Cayman como aplicáveis ao mesmo. O contrato foi assinado nos Estados Unidos, em um estado onde há plena autonomia da vontade para escolha da lei aplicável. Caso o contrato seja objeto de uma disputa judicial no foro escolhido, a cláusula de lei aplicável

Ver Comentários

Q326979 - CESGRANRIO Advogado 2010

Uma empresa brasileira e uma empresa norte-americana assinam um contrato de prestação de serviços de engenharia, por meio do qual a empresa norte-americana, com sede em Houston, Texas (Estados Unidos), prestará serviços para atualizar tecnologicamente uma fábrica da empresa brasileira no interior de São Paulo. O contrato previu Houston como foro do contrato. No tocante à lei aplicável ao contrato, este será regido pela(os) 
Ver Comentários