Disciplinas Direito Financeiro Orçamento e planejamento Questões de concursos sobre "Orçamento e planejamento" | Direito Financeiro - página 6 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Orçamento e planejamento que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q327463 - CESPE Procurador Especial de Contas 2009
Assinale a opção correta acerca da proposta orçamentária.
A)A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo compor-se-á exclusivamente de mensagem com a exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante.
B)As receitas e despesas de capital serão objeto de um quadro de recursos e de aplicação de capital aprovado pelo Poder Legislativo, abrangendo, no mínimo, um quadriênio.
C)Abrangem o quadro de recursos e de aplicação de capital as despesas e, como couber, também as receitas previstas em planos especiais aprovados em lei e destinados a atender a regiões ou setores da administração.
D)O Poder Legislativo municipal deve elaborar lei orçamentária provisória, caso não receba a proposta orçamentária no prazo fixado na lei orgânica do respectivo município.
E)São lícitas emendas ao projeto de lei de orçamento que visem alterar a dotação solicitada para despesa de custeio.
Responder
Q327497 - FCC Procurador 2010
A Lei no 4.320/64 corporificou o orçamento-programa ao estabelecer no seu art. 2o que "A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, universalidade e anualidade". Sobre o orçamento-programa é correto afirmar que
A)as ações são identificadas em termos de funções, subfunções, programas, projetos, atividades e operações especiais.
B)este formato de orçamento não foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988.
C)a Lei do Orçamento mencionada no art. 2o da Lei no 4.320/64 se refere ao Plano Plurianual, única lei orçamentária que admite a previsão de programas.
D)somente tem validade para a União, não se aplicando para os orçamentos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
E)somente tem aplicabilidade sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias a partir da Constituição Federal de 1988.
Responder
Q327869 - IFPI Assistente Administrativo 2016
O Orçamento Público tem a função básica de organizar a programação dos gastos públicos. Sobre isso é INCORRETO afirmar.
A)O Plano Plurianual (PPA) pode ser considerado como uma espécie de planejamento de médio prazo, definindo estratégias, diretrizes e metas do Governo.
B)As despesas de capital estão discriminadas no Plano Plurianual (PPA), bem como outras despesas correntes.
C)As despesas de capital são aquelas alusivas a obras, instalações e equipamentos, por exemplo.
D)Conceitualmente para o orçamento público, a definição de Programa refere-se a um conjunto de ações que visam à realização de um objetivo.
E)O Plano Plurianual (PPA) é de única e exclusiva responsabilidade do Poder Executivo, no que se refere a sua elaboração e aprovação.
Responder
Q327877 - UFES Assistente em Administração 2017
“Consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria, para o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação.” (BRASIL. Lei n. 4.320/64, de 17 de março de 1964 – Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 23 de março de 1964.)
O excerto acima refere-se ao conceito de
A)restos a pagar.
B)despesas de exercícios anteriores.
C)dívida flutuante
D)dívida fundada.
E)suprimento de fundos.
Responder
Q327884 - INSTITUTO AOCP Assistente Legislativo 2017
Assinale a alternativa que corresponde às funções fiscais do Orçamento Público.
A)Alocativa, distributiva e financeira.
B)Reflexiva, estabilizadora e de segurança.
C)Interesse público, reguladora e financeira.
D)Alocativa, distributiva e estabilizadora.
E)Legalidade, moralidade e impessoalidade.
Responder
Q327963 - FCC Técnico de Contabilidade 2015
Sobre os orçamentos, é correto afirmar:
A)O projeto de Lei Orçamentária Anual para o orçamento do Poder Judiciário é elaborado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e encaminhado diretamente ao Congresso Nacional para discussão e votação.
B)A Lei de Diretrizes Orçamentárias não se aplica ao orçamento do Poder Judiciário, pois existe independência entre os Poderes e independência orçamentária e financeira.
C)É permitido consignar na lei orçamentária crédito ilimitado, desde que alocado dentro de créditos suplementares para suportar dotações decorrentes de créditos adicionais.
D)No âmbito do orçamento do Poder Judiciário é vedada a abertura de crédito adicional.
E)Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias destinados aos órgãos do Poder Judiciário serão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécimos, na forma da Lei Complementar.
Responder
Q327990 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Técnico de Controle Externo 2011
A Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe sobre normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Entre outros assuntos, ela trata da execução orçamentária e do cumprimento de metas, disciplinando que:
A)os recursos legalmente vinculados à finalidade específica poderão ser utilizados para outras finalidades, desde que isso se dê em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingres- so e que haja justificado interesse público
B)se verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, caberá apenas ao Poder Executivo promover limitação de empenho e movimentação financeira
C)até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso
D)uma vez determinada a limitação de empenho e movimentação financeira, esta deverá ser observada até o final do exercício financeiro, ainda que a receita prevista venha a se restabelecer
E)a limitação de empenho e movimentação financeira alcançará toda e qualquer despesa
Responder
Q328020 - MOVENS Agente Administrativo 2010
Quanto ao orçamento público, assinale a opção correta.
A)A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, sendo vedada a edição de medida provisória para tanto.
B)É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, inclusive as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com fnalidade precisa, ainda que aprovados pelo Poder Legislativo.
C)É vedada aos Estados e aos Municípios a vinculação de receitas próprias geradas pelos impostos de sua competência para a prestação de garantia ou contragarantia à União para pagamento de débitos.
D)Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, fcarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específca autorização legislativa.
E)Os investimentos cuja execução ultrapasse um exercício fnanceiro poderão ser iniciados sem prévia inclusão no plano plurianual ou sem lei que autorize a inclusão, uma vez que a dotação orçamentária, nessas hipóteses, deve estar automaticamente aprovada
Responder