Disciplinas Direito Financeiro Ingressos tributários Questões de concursos sobre "Ingressos tributários" | Direito Financeiro - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ingressos tributários que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q325459 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Auditor 2018
J. R. Caldas Furtado, em seu livro Curso de Direito Financeiro , propõe um diagrama para reconhecimento dos ingressos.
Assinale a alternativa que não está condizente com os ensinamentos do referido autor.
A)Os ingressos podem ser classificados em orçamentários e extraorçamentários.
B)A receita pode ser corrente ou de capital.
C)A receita corrente pode ser identificada nas hipóteses de operações de crédito, alienação de bens, amortizações de empréstimos, transferências de capital, além do resultado do BACEN, por exemplo.
D)As receitas tributária, patrimonial, industrial e agropecuária são algumas das hipóteses de receitas correntes.
E)As operações de crédito podem ser classificadas em internas e externas.
Responder
Q325466 - CESPE Auditor de Contas Públicas 2018
A respeito de receita pública e da sua repartição no sistema constitucional, assinale a opção correta.
A)As multas administrativas não são incluídas no conceito de receita pública porque são atos punitivos.
B)Todo ingresso de receita nos cofres do Estado pressupõe sua previsão na lei orçamentária, pois a movimentação de recursos financeiros exige a prévia autorização legislativa.
C)O princípio da unidade de tesouraria implica a centralização de todo o ingresso de receitas no tesouro público para que seja contabilizado como receita provisória.
D)A retenção de recursos públicos atribuídos aos estados e derivados da receita dos impostos é vedada à União, razão pela qual é inconstitucional o condicionamento do repasse ao pagamento de créditos devidos ao governo federal.
E)As parcelas do imposto sobre a renda retidas na fonte incidente sobre os rendimentos pagos pelos estados lhes pertencem, incorporando-se, desde logo, às respectivas receitas correntes.
Responder
Q325506 - CESPE Juiz federal 2017
A respeito de receita pública, assinale a opção correta.
A)Os valores provenientes de empréstimos compulsórios têm natureza de receitas públicas, em virtude de ingressarem no caixa de forma efetiva.
B)A cobrança de preços públicos, entrada de recursos no caixa com natureza de perenidade, é considerada ingresso público, e não receita pública.
C)A receita proveniente de impostos tem a mesma classificação que a proveniente do pagamento de caução, dado que acabam ingressando no caixa do governo, mesmo que a caução seja eventualmente devolvida.
D)São receitas públicas originárias as provenientes de atividade exclusiva estatal, como, por exemplo, a cobrança de tributos.
E)Os ingressos de recursos no caixa do governo, que constem dos valores previstos no orçamento, têm caráter permanente.
Responder
Q325901 - ESAF Analista Administrativo - Área 1 2016
Do ponto de vista dos impostos, é incorreto afirmar que
A)um imposto geral sobre a riqueza é aquele que incide sobre um determinado tipo de ativo.
B)a característica básica do imposto fixo é a de que ele é cobrado por unidade de produto.
C)impostos indiretos são os tributos para os quais os contribuintes podem transferir total ou parcialmente o ônus da contribuição para terceiros.
D)o imposto sobre a renda é um imposto direto.
E)o imposto regressivo é o imposto cujo percentual do imposto a ser pago diminui com o aumento do nível de renda.
Responder
Q325915 - ESAF Analista Administrativo - Área 1 2016
Assinale o tributo cuja receita não é submetida a nenhuma repartição constitucional.
A)Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários incidentes sobre o ouro definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial.
B)Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros.
C)Imposto sobre a propriedade territorial rural.
D)Imposto sobre as operações relativas à circulação de mercadorias, serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
E)Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.
Responder
Q325917 - ESAF Analista Administrativo - Área 1 2016
A diversificação dos objetivos da intervenção governamental na atividade econômica requer um esforço organizado de planejamento e organização. Tais objetivos podem ser agrupados em quatro grandes categorias, exceto :
A)satisfação das necessidades coletivas.
B)aumento da carga tributária.
C)manutenção da estabilidade econômica.
D)promoção do crescimento econômico.
E)melhoria na distribuição de renda.
Responder
Q325999 - FMP Concursos Promotor de Justiça 2015
Considere as assertivas abaixo: I – Contas iliquidáveis são aquelas que, por culpa do administrador público responsável, não se tem como chegar a uma conclusão sobre sua regularidade. II – As receitas tributárias transferidas pelos Estados aos Municípios, por ordem constitucional, não entram no computo da Receita Corrente Líquida do Estado. III – O espaço temporal dentro do qual o orçamento é executado chama-se exercício orçamentário. Quais das assertivas acima estão corretas?
A)Apenas a I e II.
B)Apenas a II e III.
C)Apenas a II.
D)Apenas a I, II e III.
E)Apenas a I.
Responder
Q326105 - FCC Procurador 2015
Para a doutrina, receita não se confunde com ingresso, porque ingresso compreende toda quantia recebida pelos cofres públicos, seja restituível ou não, enquanto que receita é toda entrada ou ingresso definitivo de dinheiro aos cofres públicos. Levando-se em consideração tal entendimento, a
A)Lei n° 4.320/1964 consagrou tal doutrina, dispondo que somente as entradas definitivas de dinheiro aos cofres públicos são consideradas receitas públicas.
B)Lei n° 4.320/1964 não acatou tal doutrina, na medida em que considera receitas públicas as receitas de capital como ingressos ou entradas de dinheiros de forma definitiva ou não, assim como as receitas correntes e as de capital, sendo estas provenientes de recursos financeiros oriundos, inclusive, de constituição de dívidas, empréstimos e outros ingressos não definitivos.
C)Constituição Federal não acatou tal conceito doutrinário, porque considera receitas públicas somente as receitas originárias, ou seja, as receitas que têm origem no próprio patrimônio imobiliário do Estado.
D)Constituição Federal não acatou tal conceito doutrinário, porque considera receitas públicas somente aquelas arrecadadas compulsoriamente e que derivam do patrimônio dos particulares e, por isso, são denominadas receitas derivadas.
E)Lei de Responsabilidade Fiscal dispõe que somente as receitas tributárias, de ingresso definitivo aos cofres públicos, são consideradas receitas públicas, excluindo-se, assim, os empréstimos compulsórios e as receitas originárias.
Responder
Q326254 - FCC Procurador 2015
Contribuinte faz depósito do montante integral em ação anulatória de débito fiscal como forma de suspender a exigibilidade do crédito tributário. Esse depósito do montante integral é repassado, no âmbito federal, diretamente para a Conta Única do Tesouro Nacional e é caracterizado como
A)receita derivada.
B)receita corrente.
C)receita de capital.
D)ingresso.
E)transferência corrente.
Responder
Q326331 - FCC Analista de Controle Externo - Coordenadorias Técnicas 2011
Em Direito Financeiro, Tributo é receita
A)originária instituída pelas entidades de direito público.
B)derivada instituída pelas entidades de direito público e privado, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
C)derivada, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas pelas entidades públicas e privadas.
D)derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira.
E)derivada ou originária instituída pelas entidades de direito público ou privado, destinando-se seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades.
Responder