Disciplinas Direito Empresarial (Comercial) Locação Empresarial Questões de concursos sobre "Locação Empresarial" | Direito Empresarial (Comercial) - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Locação Empresarial que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q323108 - VUNESP Juiz de Direito 2015
Assinale a alternativa correta sobre os contratos empresariais.
A)Existindo cláusula resolutiva expressa no contrato de arrendamento mercantil, a constituição em mora do arrendatário não exige notificação prévia.
B)É permitida na representação comercial a estipulação de cláusulas del credere .
C)A circular oferta de franquia pode ser entregue pelo franqueador ao franqueado após a assinatura do contrato e do pagamento das taxas pertinentes.
D)No contrato de locação comercial de imóvel urbano que tenha sido construído pelo locador para atender a especificações fixadas pelo locatário, as partes podem estipular a renúncia à revisão do locativo durante a vigência do contrato.
Responder
Q323312 - FCC Juiz de Direito 2008
Na locação empresarial, a exceção de retomada do imóvel, oposta em sede de ação renovatória,
A)apenas é possível se o contrato houver sido celebrado por prazo maior do que 30 (trinta) meses.
B)depende de previsão contratual expressa, não cabendo em contratos não-escritos.
C)pode ser efetuada apenas quando o contrato viger por prazo indeterminado
D)é cabível se motivada pela utilização do imóvel para instalação de estabelecimento empresarial do locador, em ramo de atividade distinto do locatário.
E)depende de notificação do poder público, recebida pelo locador, determinando a realização de obras que importem em radical modificação do imóvel locado.
Responder
Q323510 - CESPE Juiz de Direito 2014
No que se refere ao contrato de locação de imóveis não residenciais, assinale a opção correta.
A)Uma distribuidora de petróleo que, legalmente impedida de comercializar diretamente seus produtos, subloque totalmente o imóvel de que seja locatária a um revendedor varejista, tem legitimidade, segundo a jurisprudência do STJ, para propor ação renovatória da locação.
B)Em se tratando de ação renovatória de aluguel, é necessária a citação do fiador caso este tenha apresentado declaração pública com a petição inicial da ação renovatória, garantindo assumir os encargos do contrato que se pretende renovar.
C)Em se tratando de contestação a ação renovatória de aluguel, ao proprietário é permitido alegar ter proposta de terceiro para a locação, em condições melhores, devendo juntar prova documental da referida proposta por este subscrita e por duas testemunhas, não havendo vedação legal ao fato de o terceiro ser do mesmo ramo de exploração do locatário.
D)Contrato de locação empresarial celebrado com autarquia, na condição de locadora, é regido pela Lei n.º 8.245/1991, que trata das locações de imóveis urbanos, com a possibilidade de previsão de cláusulas exorbitantes, conforme a Lei n.º 8.666/1993.
E)A ação renovatória busca assegurar não apenas os valores praticados segundo o contrato de locação celebrado entre as partes, mas também a juris locato e o direito de inerência.
Responder
Q324207 - TJ-DFT Juiz de Direito 2012
Marque a alternativa correta:
A)No contrato de representação comercial, regido pela Lei 4886/65, é lícita a previsão da cláusula del credere;
B)Para a constituição em mora do devedor, com a finalidade de autorizar a busca e apreensão do bem alienado fiduciariamente, deve ser comprovado que o devedor recebeu pessoalmente a notificação, que, ademais, para ser válida, deve ter sido realizada por oficial de títulos e documentos com competência territorial no domicílio do devedor;
C)Deve ser deferida a restituição de bens entregues à falida, em razão de contrato estimatório, ainda que a entrega tenha sido feita em prazo superior a 15 dias antes da decretação da falência;
D)Para renovação compulsória do contrato de locação comercial, o empresário deve explorar a mesma atividade econômica por, pelo menos, cinco anos;
Responder
Q324250 - VUNESP Juiz de Direito 2013
De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça na interpretação da Lei de Locações (Lei n.º 8.245/91), a expressão “accessio temporis” utilizada para viabilizar o perfazimento do prazo mínimo l egal exigido para a renovação das locações empresariais significa a possibilidade da soma dos prazos
A)dos contratos escritos de locação do cedente e do cessionário da locação.
B)de exploração de ramos diferentes de comércio do locatário.
C)dos contratos escritos de locação do antecessor e do sucessor da locação.
D)dos contratos celebrados por escrito, entremeados por pequeno lapso temporal de contrato não escrito.
Responder
Q324825 - CESPE Promotor de Justiça 2012
Assinale a opção correta a respeito de empresa, empresário, estabelecimento e locação empresarial.
A)De acordo com a lei civil, é obrigatória a inscrição, no registro público de empresas mercantis, do empresário que desenvolva atividade rural.
B)O adquirente do estabelecimento responde pelos débitos anteriores à transferência, estejam, ou não, tais débitos contabilizados na escrituração.
C)A natureza jurídica do estabelecimento empresarial é de universalidade de direito.
D)Em relação ao empresário individual, é possível a desconsideração da personalidade jurídica.
E)Por meio de representação ou assistência, o menor não emancipado pode continuar a atividade empresarial exercida por seus pais.
Responder
Q325020 - TJ-DFT Juiz de Direito 2011
A)é o que o franqueado tem, no contrato de franchising ou franquia, à padronização da comercialização do produto (preço, promoções, layout da loja etc.);
B)é o que o faturizador tem, no contrato de factoring ou faturização, de exercer o regresso contra o faturizado, havendo inadimplemento de crédito cedido;
C)é o que o arrendatário tem, no contrato de arrendamento mercantil ou leasing , de adquirir o bem arrendado findo o contrato, mediante o preço residual previamente fixado;
D)é o que o locatário empresário tem, no contrato de locação empresarial, de renovação compulsória, atendidas as exigências legais.
Responder
Q325025 - TJ-DFT Juiz de Direito 2011
Constitui requisito para o empresário locatário ter direito à renovação compulsória do contrato de locação empresarial:
A)que esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três (3) anos;
B)que o contrato a renovar tenha sido firmado por escrito e com prazo indeterminado;
C)que a duração mínima do contrato a renovar, admitida a acessio temporis , seja de três (3) anos;
D)todas as alternativas acima (a, b, c) são corretas.
Responder
Q325287 - EJEF Juiz de Direito 2007
Quanto à locação não residencial, assinale a alternativa CORRETA.
A)Nas locações de imóveis destinados ao comércio, o empresário ou a sociedade empresária, na condição de locatária, tem direito a renovar o contrato escrito, cujo prazo tenha-se indeterminado, desde que tenha permanecido no local por 05 (cinco) anos ou mais.
B)As sociedades empresárias e as sociedades simples possuem o direito à renovação do contrato de locação, desde que presentes os pressupostos previstos na Lei do Inquilinato.
C)Para que se tenha o direito à renovação do contrato de locação, é essencial que o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de cinco anos.
D)Na ação renovatória o locatário não pode pleitear a alteração das condições da locação.
Responder
Q325472 - TJ-DFT Juiz de Direito 2007
Julgue as proposições seguintes, assinalando, após, a alternativa correta: I - Na locação ou compra de uma loja de um shopping center , tal qual ocorre com qualquer imóvel, o locador/vendedor se compromete com o êxito negocial do locatário/comprador. II - Numa relação de compra e venda de loja em shopping center , em ocorrendo a entrega da loja, não há base para o acolhimento da exceptio non adimpleti contractus , considerando que a obrigação principal constante do contrato foi cumprida. Hipótese de aplicação da exceptio non rite adimpleti contractus. III - No contrato de factoring , é impositivo ao faturizador assumir os riscos do não-pagamento, pois, ao ceder seus ativos, o faturizado desvincula-se de qualquer obrigação em caso de inadimplemento do devedor-sacado. IV - A emissão de cheque pós-datado não o desnatura como título de crédito.
A)Todas as proposições são verdadeiras.
B)Todas as proposições são falsas.
C)Apenas uma das proposições é verdadeira.
D)Apenas uma das proposições é falsa.
Responder