Disciplinas Direito Empresarial (Comercial) Contratos Empresariais Questões de concursos sobre "Contratos Empresariais" | Direito Empresarial (Comercial) - página 22 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Contratos Empresariais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q326200 - VUNESP Juiz de Direito 2009
No contrato de representação comercial autônoma a prazo certo, a indenização corresponderá à importância equivalente à
A)1/12 do total da retribuição auferida até a data da rescisão.
B)1/12 da média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
C)15% do valor de todas as retribuições auferidas até a data da rescisão.
D)15% da média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
E)média mensal da retribuição auferida até a data da rescisão, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual.
Responder
Q326269 - FGV Fiscal de Rendas 2009
A respeito do contrato de arrendamento mercantil, é correto afirmar que:
A)a cobrança antecipada do Valor Residual Garantido (VRG) descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil, transformando-o em compra e venda a prestação.
B)a cobrança antecipada do Valor Residual |Garantido (VRG) não descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil.
C)é proibido o pagamento antecipado de Valor Residual Garantido (VRG).
D)o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente ser adquirido pelo arrendatário.
E)o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente retornar à instituição financeira.
Responder
Q326271 - FGV Fiscal de Rendas 2009
Assinale a afirmativa incorreta .
A)Duplicata é título de crédito causal que encontra origem em contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços.
B)Se o credor não realizar o protesto por falta de aceite ou por não devolução do título, ainda assim poderá realizar o protesto por falta de pagamento.
C)Nos contratos de compra e venda mercantil, o devedor poderá deixar de aceitar a duplicata: por avaria ou não-recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta e risco; por vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; e por divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
D)Nos contratos de prestação de serviços, o devedor poderá deixar de aceitar a duplicata: quando não houver correspondência com os serviços efetivamente contratados; por vícios ou defeitos na qualidade dos serviços prestados, devidamente comprovados; e por divergência de prazos ou nos preços ajustados.
E)A duplicata não se configura como título executivo extrajudicial.
Responder
Q326325 - CESPE Juiz federal 2009
Do ponto de vista jurídico, entende-se por atividade bancária a coleta, a intermediação ou a aplicação de recursos financeiros próprios em moeda nacional ou estrangeira. Por contrato bancário, entende-se aquele em que um dos contratantes é um banco. Com relação aos contratos bancários, assinale a opção correta.
A)O contrato bancário compreendido como operação passiva é aquele que torna o cliente devedor do banco, a exemplo dos contratos de mútuo bancário, que, dessa natureza, são os mais comuns.
B)O contrato de alienação fiduciária em garantia é classificado como contrato bancário impróprio e só pode ter como objeto bem móvel.
C)O mútuo bancário é contrato real, tendo em vista que se aperfeiçoa com a entrega do dinheiro objeto do empréstimo pelo banco ao mutuário.
D)O arrendamento mercantil é espécie legal de contrato de mútuo que permite ao mutuário, ao término do contrato, adquirir o bem objeto do contrato, desde que pague um valor residual, que pode ser amortizado no decorrer do contrato, caso tenha havido a intenção preliminar de adquiri- lo ou restituí-lo ao término do contrato de mútuo.
E)Em determinado contrato de mútuo bancário, a imposição de performance bonde significa que o mutuário confere ao dinheiro vinculação específica definida em contrato.
Responder
Q326348 - EJEF Juiz de Direito 2009
Nas ações referentes a contratos bancários, é CORRETA a afirmação:
A)O Juiz pode e deve, por se tratar de matéria de ordem pública, apreciar, de ofício, toda a matéria referente à regularidade do contrato.
B)É vedado ao julgador conhecer, de ofício, da abusividade das cláusulas.
C)O Juiz só está autorizado a examinar, de ofício, questões relativas às condições da ação.
D)O Juiz deve aplicar, analogicamente, as disposições pertinentes às relações de consumo.
Responder
Q326366 - FCC Promotor de Justiça 2009
Em relação a contratos mercantis, é correto afirmar que
A)por sua natureza, o mandato mercantil pode ser oneroso ou gratuito.
B)a compra e venda é mercantil quando o vendedor ou comprador são empresários, podendo uma das partes sê-lo ou não.
C)a alienação fiduciária em garantia tem sua abrangência restrita a bens móveis.
D)as empresas de faturização, ou fomento mercantil, a exemplo das instituições financeiras, devem manter sigilo sobre suas operações.
E)o arrendamento mercantil é a locação caracterizada pela compra compulsória do bem locado ao término da locação.
Responder
Q326449 - IDIB Agente Administrativo 2016
Sobre o contrato de representação comercial, podemos afirmar que:
A)O direito às comissões se dá quando do pagamento dos pedidos ou propostas, com prazo máximo de quitação de 20 (vinte) dias do mês subsequente ao da liquidação da fatura, acompanhada das respectivas cópias das notas fiscais.
B)Em caso de rescisão injusta do contrato por parte do representando, a eventual retribuição pendente, gerada por pedidos em carteira ou em fase de execução e recebimento, terá vencimento após 20 (vinte) dias a contar da data da rescisão.
C)O contrato com prazo determinado, uma vez prorrogado o prazo inicial, tácita ou expressamente, torna-se a prazo indeterminado.
D)A prática de atos que importem em descrédito comercial do representado não constitui motivo justo para rescisão do contrato de representação comercial, pelo representado.
Responder
Q326586 - Quadrix Técnico Administrativo 2014
Analise as informações sobre Compra e Venda Mercantil. I. É formalizada através de um contrato bilateral na qual uma das partes é o comerciante. II. São elementos essenciais dos contratos de compra e venda mercantil: a coisa, o preço e o consentimento. III. O objeto do contrato é coisa móvel, adquirida com fim especulativo, da qual o comerciante é responsável pela transferência à outra parte. IV. O contrato será empresarial quando uma das partes for sociedade empresária. Está correto o que se afirma em:
A)I e II, somente.
B)II e III, somente.
C)II e IV, somente.
D)I, II e III, somente.
E)I e IV, somente.
Responder
Q326603 - ESPP Técnico Bancário 2012
O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. Sobre o leasing , leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
A)Pessoa física não pode contratar uma operação de leasing .
B)Não existe limitação de prazo no contrato de leasing . É aplicado de acordo com a vida útil de cada bem.
C)O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
D)O leasing é considerado uma operação de financiamento.
E)Não podemos afirmar que leasing é um arrendamento mercantil.
Responder
Q326612 - ESPP Técnico Bancário 2012
Em todo contrato de compra e venda mercantil entre partes domiciliadas no território brasileiro, com prazo não inferior a 30 (trinta) dias, contado da data da entrega ou despacho das mercadorias, o vendedor extrairá um respectivo documento para apresentação ao comprador. A esse contrato dá-se o nome de:
A)Fiança
B)Fatura
C)Duplicata
D)Letra de câmbio
E)Debêntures
Responder