Disciplinas Direito Empresarial (Comercial) Compra e Venda Mercantil Questões de concursos sobre "Compra e Venda Mercantil" | Direito Empresarial (Comercial) - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Compra e Venda Mercantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q325170 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2010
Em qual dos contratos mercantis abaixo NÃO se aplicam as regras gerais previstas em lei?
A)Na compra e venda mercantil, o vendedor, além de transferir o domínio da coisa vendida, também se compromete por vício redibitório e evicção.
B)Na compra e venda mercantil, no que diz respeito à responsabilidade pelo transporte da mercadoria transacionada, via de regra, cabem ao comprador as despesas com a tradição.
C)Na representação comercial, inexiste vínculo de em- prego entre o representado e o representante comercial autônomo, sendo que a subordinação deste àquele tem caráter empresarial, para fins do exercício da ativi- dade econômica.
D)Na comissão mercantil, o comissário, em nome próprio, obriga-se a realizar negócios mercantis por conta do comitente, assumindo, portanto, responsabilidade pessoal perante terceiros pelos atos praticados.
E)No contrato de franquia, o empresário (franquiador) licencia o uso de sua marca a outro (franquiado) e presta-lhe serviços de organização empresarial, com ou sem venda de produtos.
Responder
Q325230 - MPE-SP Promotor de Justiça 2005
A inexecução do contrato de compra e venda pelo devedor comerciante falido, que não entregou a coisa de que recebeu o preço nos 15 dias anteriores ao pedido de falência, decretada a quebra, autoriza pedido de restituição fundado em inexecução de contrato?
A)Sim, porque o devedor recebeu o preço, agindo de má-fé, por se saber, e melhor do que ninguém, já insolvente.
B)Não, porque não transmitido o domínio da coisa ao comprador.
C)Sim, porque a ausência da entrega da coisa pelo comerciante devedor autoriza pedido de restituição de mercadorias.
D)Sim, porque a lei autoriza a restituição fundada em contrato.
E)Não, porque o sistema legal falimentar somente prevê as restituições de mercadorias e as fundadas em direito real.
Responder
Q325245 - CESPE Juiz de Direito 2007
Acerca de contrato de compra e venda mercantil, assinale a opção correta.
A)Considera-se perfeita a compra e venda pura quando as partes acordam quanto ao preço e ao objeto.
B)É vedada a compra e venda sem fixação de preço.
C)A compra e venda mercantil não pode ter por objeto coisa futura.
D)Com relação a bens excluídos da comunhão, a lei veda a compra e venda entre cônjuges.
Responder
Q325472 - TJ-DFT Juiz de Direito 2007
Julgue as proposições seguintes, assinalando, após, a alternativa correta: I - Na locação ou compra de uma loja de um shopping center , tal qual ocorre com qualquer imóvel, o locador/vendedor se compromete com o êxito negocial do locatário/comprador. II - Numa relação de compra e venda de loja em shopping center , em ocorrendo a entrega da loja, não há base para o acolhimento da exceptio non adimpleti contractus , considerando que a obrigação principal constante do contrato foi cumprida. Hipótese de aplicação da exceptio non rite adimpleti contractus. III - No contrato de factoring , é impositivo ao faturizador assumir os riscos do não-pagamento, pois, ao ceder seus ativos, o faturizado desvincula-se de qualquer obrigação em caso de inadimplemento do devedor-sacado. IV - A emissão de cheque pós-datado não o desnatura como título de crédito.
A)Todas as proposições são verdadeiras.
B)Todas as proposições são falsas.
C)Apenas uma das proposições é verdadeira.
D)Apenas uma das proposições é falsa.
Responder
Q325829 - FAE Juiz do trabalho 2006
Assinale a alternativa correta :
A)A simplificação da atividade mercantil pelo Código Civil de 2002 torna desnecessário o registro público da sociedade.
B)O Código Civil de 2002 traz disciplina específica para atos do comércio e atos civis, assim como para contratos e obrigações mercantis.
C)O Código Civil de 2002 considera empresariais as atividades de comércio e indústria, assim como as de prestadores de serviços, inclusive profissões intelectuais, de natureza científica, literária ou artística, independentemente de figurarem como elemento de empresa.
D)Pequenos empresários e empresários rurais não têm tratamento diferenciado no Código Civil de 2002.
E)O Código Civil de 2002 aboliu a exigência da presença de testemunhas para a validade e para a prova dos contratos, inclusive mercantis.
Responder
Q326078 - CESPE Fiscal da Receita Estadual 2009
Quanto a contratos mercantis, assinale a opção correta.
A)Os contratos serão considerados mercantis quando pelo menos um dos contratantes for empresário. Esses contratos podem ser regulados por dois regimes jurídicos, o Código Civil, quando as duas partes estiverem em posição de igualdade, ou o CDC, quando uma das partes estiver em situação de vulnerabilidade econômica em relação à outra.
B)No contrato de prestação de serviços, se o serviço for prestado por quem não possua título de habilitação ou não satisfaça requisitos estabelecidos em lei, não poderá o prestador cobrar a retribuição normalmente correspondente ao trabalho executado, mas, se da prestação dos serviços resultar benefício para a parte contratante, o juiz atribuirá a quem o prestou uma compensação razoável, ainda que tenha ocultado dolosamente sua falta de habilitação. Isso ocorre porque o direito repudia o enriquecimento sem causa.
C)No contrato de compra e venda mercantil, é defeso às partes fixar o preço em função de índices ou parâmetros, ainda que estes sejam suscetíveis de determinação objetiva.
D)No contrato de leasing, uma pessoa jurídica é proprietária de um bem de interesse de seu cliente e, em seguida, transfere a posse direta desse bem ao interessado mediante pagamento periódico de certo valor, por um prazo previamente determinado. Ao final desse prazo, aquele que usufrui do bem pode optar por renovar o contrato por igual prazo, adquirir o bem em definitivo, mediante pagamento de certo valor residual previamente definido, ou simplesmente devolver o bem.
Responder
Q326271 - FGV Fiscal de Rendas 2009
Assinale a afirmativa incorreta .
A)Duplicata é título de crédito causal que encontra origem em contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços.
B)Se o credor não realizar o protesto por falta de aceite ou por não devolução do título, ainda assim poderá realizar o protesto por falta de pagamento.
C)Nos contratos de compra e venda mercantil, o devedor poderá deixar de aceitar a duplicata: por avaria ou não-recebimento das mercadorias, quando não expedidas ou não entregues por sua conta e risco; por vícios, defeitos e diferenças na qualidade ou na quantidade das mercadorias, devidamente comprovados; e por divergência nos prazos ou nos preços ajustados.
D)Nos contratos de prestação de serviços, o devedor poderá deixar de aceitar a duplicata: quando não houver correspondência com os serviços efetivamente contratados; por vícios ou defeitos na qualidade dos serviços prestados, devidamente comprovados; e por divergência de prazos ou nos preços ajustados.
E)A duplicata não se configura como título executivo extrajudicial.
Responder
Q326366 - FCC Promotor de Justiça 2009
Em relação a contratos mercantis, é correto afirmar que
A)por sua natureza, o mandato mercantil pode ser oneroso ou gratuito.
B)a compra e venda é mercantil quando o vendedor ou comprador são empresários, podendo uma das partes sê-lo ou não.
C)a alienação fiduciária em garantia tem sua abrangência restrita a bens móveis.
D)as empresas de faturização, ou fomento mercantil, a exemplo das instituições financeiras, devem manter sigilo sobre suas operações.
E)o arrendamento mercantil é a locação caracterizada pela compra compulsória do bem locado ao término da locação.
Responder
Q326586 - Quadrix Técnico Administrativo 2014
Analise as informações sobre Compra e Venda Mercantil. I. É formalizada através de um contrato bilateral na qual uma das partes é o comerciante. II. São elementos essenciais dos contratos de compra e venda mercantil: a coisa, o preço e o consentimento. III. O objeto do contrato é coisa móvel, adquirida com fim especulativo, da qual o comerciante é responsável pela transferência à outra parte. IV. O contrato será empresarial quando uma das partes for sociedade empresária. Está correto o que se afirma em:
A)I e II, somente.
B)II e III, somente.
C)II e IV, somente.
D)I, II e III, somente.
E)I e IV, somente.
Responder