Disciplinas Direito Empresarial (Comercial) Compra e Venda Mercantil Questões de concursos sobre "Compra e Venda Mercantil" | Direito Empresarial (Comercial) - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Compra e Venda Mercantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q319935 - CESPE Auditor Fiscal da Receita Estadual 2019
Considerando o que dispõe o Código Civil sobre contrato de compra e venda mercantil, assinale a opção correta.
A)A compra e venda mercantil pura será considerada obrigatória e perfeita somente após a tradição da coisa vendida.
B)Em contratos dessa natureza, existindo defeito oculto em uma das coisas vendidas conjuntamente, o comprador poderá rejeitar todas as demais.
C)Os leiloeiros poderão nomear prepostos para comprar, em hasta pública, bens de cuja venda estejam encarregados, desde que, posteriormente, comprovem não ter sido preço vil o valor pago para arrematar.
D)Não havendo estipulação no contrato, o local da tradição da coisa vendida será o domicílio do comprador ao tempo da venda.
E)Não existindo cláusula contratual que estipule em contrário, as despesas de escritura e registro ficarão a cargo do comprador, e as despesas de tradição, a cargo do vendedor.
Responder
Q322037 - CESPE Juiz federal 2017
A respeito dos contratos empresariais, assinale a opção correta.
A)No contrato de franquia, o franqueador deve fornecer aos interessados a Circular de Oferta de Franquia contendo, obrigatoriamente, as informações essenciais da operação, conforme a legislação específica, sob pena de anulabilidade do contrato.
B)No contrato de fomento mercantil, as empresas faturizadoras não são obrigadas a manter sigilo sobre as suas operações ativas e passivas e sobre os serviços prestados.
C)No contrato de arrendamento mercantil, só pode ter por objeto bem imóvel ou móvel de produção nacional.
D)No contrato de distribuição, o distribuidor ou agente serão obrigatoriamente remunerados pelos negócios realizados fora do seu espaço, em razão do desrespeito à cláusula de territorialidade.
E)No contrato de compra e venda mercantil, o vendedor deve transferir o domínio da coisa vendida, mas não se compromete a responder por evicção e por vício redibitório.
Responder
Q323321 - FCC Juiz de Direito 2009
A)o contrato de compra e venda mercantil é aquele em que pelo menos uma das partes é empresária.
B)a compra e venda mercantil é urn contrato real, dependendo para sua constituição da entrega efetiva do bem ao comprador.
C)apenas bens móveis podem ser objeto da compra e venda mercantil.
D)a compra e venda mercantil, em nenhum caso, subsume-se ao Código de Defesa do Consumidor.
E)para que o vínculo contratual se aperfeiçoe, na compra e venda mercantil, basta a convergência de vontades do vendedor e comprador, tratando-se pois de contrato consensual.
Responder
Q323356 - CESPE Juiz federal 2015
A empresa Gama Factoring ajuizou execução contra Beta Comércio e Mauro da Silva, com o objetivo de receber nota promissória dada em garantia de duplicatas sacadas contra a empresa Jota Comércio, que foram recebidas pela exequente mediante endosso subscrito pelos executados, no âmbito de contrato de fomento mercantil. A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
A)A existência do crédito em si não pode mais ser discutida pela Gama Factoring.
B)De acordo com o entendimento do STJ, a Gama Factoring caracteriza-se como instituição financeira.
C)A regra é que a Gama Factoring assuma o risco e não tenha direito à ação de regresso contra Beta Comércio e Mauro da Silva.
D)Nesse tipo contratual, os executados devem garantir a solvência do crédito.
E)A executada não poderá alegar defesa que tenha contra a emitente da duplicata.
Responder
Q323505 - CESPE Juiz de Direito 2014
No que se refere a contratos mercantis específicos, assinale a opção correta.
A)O agente, assim como o corretor, não realiza o negócio, mas apenas aproxima as partes contratantes, para que elas o concluam em seu próprio nome.
B)Salvo expressa previsão contratual em contrário e desde que atendidas as condições legais, o locatário de contrato de locação mercantil goza da prerrogativa legal de possibilidade de sua renovação, independentemente da vontade do locador.
C)Em contrato de compra e venda mercantil, a fixação do preço não pode ser deixada ao arbítrio exclusivo de uma das partes nem de terceiro, sob pena de nulidade.
D)Ainda que conste do contrato de comissão mercantil a cláusula del credere, correm por conta do comitente riscos como os de vício na coisa vendida ou de evicção.
E)O transportador responde pelos danos causados às pessoas transportadas, salvo por motivo de força maior ou por culpa exclusiva de terceiro.
Responder
Q323595 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2014
Quanto aos contratos mercantis e com base na legislação vigente e na jurisprudência do STJ, assinale a opção correta.
A)No seguro pessoal, há liberdade de contratação quanto ao valor segurado, mas não quanto à contratação de mais de um seguro com diversos seguradores para cobrir o mesmo interesse.
B)Na representação comercial, em caso de falência do representado, os créditos devidos aos representantes são quirografários, pois não há relação de emprego entre as partes.
C)As empresas de fomento mercantil, por serem instituições financeiras, são obrigadas a manter sigilo sobre suas operações.
D)Na concessão mercantil, a concessionária obriga-se a comercializar veículos automotores novos ou usados produzidos exclusivamente pela montadora concedente.
E)No caso de acidente com morte que enseje pagamento de cobertura de seguro de vida, a seguradora não pode sub-rogar-se nos direitos e ações do beneficiário contra o terceiro causador do sinistro.
Responder
Q323708 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012
Na compra e venda mercantil entre partes domiciliadas no território brasileiro, o título de crédito que documenta o saque do vendedor pela importância faturada ao comprador é
A)a duplicata.
B)o conhecimento de transporte.
C)a letra de câmbio.
D)a nota promissória.
Responder
Q323897 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013
Com relação aos contratos mercantis, assinale a opção correta.
A)Na falência do representado, as comissões devidas ao representante gozam de privilégio geral sobre os bens, ainda não entregues aos compradores, que tenham sido vendidos com intermediação do representante.
B)No contrato de franquia, não é essencial a cessão do direito de uso de marca ou patente.
C)No caso de falência do comprador, é cabível a devolução, ao vendedor, da mercadoria vendida a crédito nos quinze dias anteriores à decretação da falência, contados estes da remessa da mercadoria.
D)Distingue-se o contrato de concessão mercantil do contrato estimatório pelo fato de o concessionário alienar coisa própria e o outorgado alienar coisa alheia.
E)O comissário pode exercer o direito de retenção, para o reembolso das despesas feitas e das comissões que lhe sejam devidas, sobre os bens do comitente falido que detenha em razão do contrato de comissão.
Responder
Q324006 - CESPE Juiz de Direito 2014
A respeito dos contratos mercantis e da teoria geral dos contratos mercantis, assinale a opção correta.
A)Na comissão mercantil, o comissário poderá responder solidariamente com as pessoas com quem tratar em nome do comitente, se do contrato constar a cláusula del credere .
B)Para que se caracterize uma compra e venda mercantil, é bastante que estejam presentes os seguintes elementos básicos: a coisa móvel ou semovente (res ) e o consenso que aperfeiçoa a avença (consensum ).
C)O grupo C dos Incoterms refere-se a condições de venda na partida com transporte principal não pago.
D)Se o instrumento de mandato mercantil for silente em relação à autorização para substabelecer, serão ineficazes perante o mandante os atos praticados por delegação do mandatário.
E)Por não haver vínculo de dependência entre as partes, não pode o proponente impor ao agente mercantil que se abstenha de assumir perante outros proponentes o encargo de tratar de negócios do mesmo gênero, na mesma zona.
Responder
Q324047 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2014
Em relação aos contratos mercantis, é correto afirmar:
A)Pelo contrato de agência, uma pessoa assume, em caráter não eventual e sem vínculos de dependência, a obrigação de promover, à conta de outra, mediante retribuição, a realização de certos negócios, em zona determinada, caracterizando-se a distribuição quando o agente tiver à sua disposição a coisa a ser negociada.
B)Franquia é o contrato pelo qual um empresário obriga-se a comercializar, com ou sem exclusividade, em determinado território, os produtos fabricados por outro empresário.
C)Nos contratos mercantis entre empresários, não terá aplicação o Código de Defesa do Consumidor, mas somente os Códigos Civil e Comercial.
D)A compra e venda mercantil é um contrato real, ou seja, para sua constituição é preciso a entrega do bem adquirido para aperfeiçoamento do vínculo contratual.
E)Na comissão mercantil, o vínculo contratual se dá entre o comissário, que se obriga a realizar negócios mercantis com terceiros em nome e por conta do comitente, com responsabilidade pessoal deste pelos atos praticados.
Responder