Questões de concursos sobre "Quociente Eleitoral, Quociente Partidário e Distribuição das Sobras" | Direito Eleitoral - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Quociente Eleitoral, Quociente Partidário e Distribuição das Sobras que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q319218 - CESPE Promotor de Justiça 2019

Acerca de aspectos relativos aos sistemas eleitorais, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q319569 - FGV Advogado 2018

Analise a narrativa a seguir.


No sistema proporcional utilizado pela legislação brasileira, a obtenção do quociente partidário decorre da divisão do número de votos válidos obtidos por cada partido político ou coligação pelo quociente eleitoral (QE), sendo o resultado o quociente partidário (QP).


A operação que resulta no quociente partidário indica,

Ver Comentários

Q319852 - CESPE Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

A apuração do quociente eleitoral é necessária para determinar o resultado de eleição para
Ver Comentários

Q320017 - CESPE Analista Judiciário - Área Administrativa 2017

Com relação às regras que presidem as eleições no Brasil, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q320099 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

Realizadas as eleições, para o Partido “X” identificar quantos e quais candidatos à Câmara dos Vereadores, por ele registrados, foram eleitos, deve considerar vários elementos. Nesse quadro,
Ver Comentários

Q320393 - VUNESP Juiz de Direito 2016

Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre o sistema eleitoral e/ou o registro dos candidatos.
Ver Comentários

Q320445 - CESPE Analista Judiciário 2015

   O percentual médio de mulheres que ocupam cargos legislativos (câmaras baixas e senados) no mundo é de 20,3%. Nas câmaras baixas, elas representam 20,7% dos legisladores e nos senados, 18,1%. No Brasil, embora 16% dos membros do Senado Federal sejam mulheres, na Câmara dos Deputados elas ocupam apenas 8,6% das vagas, o que coloca o país entre os dois países com índices mais baixos de representação política feminina nestas posições da América Latina. A situação nas assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais não difere tanto desse quadro: atualmente, elas ocupam 12,8% e 12,5%, respectivamente, das posições destas casas.

Teresa Sacchet. Democracia pela metade: candidaturas e desempenho eleitoral das mulheres.

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, assinale a opção que apresenta os percentuais mínimo e máximo de reserva previstos para cada um dos sexos nas Leis n.º 9.504/1997 e n.º 13.165/2015.
Ver Comentários

Q320475 - CESPE Analista (Superior) 2015

De acordo com o disposto no CE, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q320500 - FAPEU Técnico Judiciário - Área Administrativa 2005

Leia com atenção os itens abaixo. 

I - A Constituição Federal de 1988 estabeleceu segundo turno para os cargos executivos, quando nenhum dos candidatos tiver alcançado maioria simples no primeiro turno.

II - No sistema proporcional se aplica o cálculo dos quocientes eleitorais, obtidos pela divisão do número de votos apurados pela quantidade de vagas a serem preenchidas.

III - A representação de cada Estado e do Distrito Federal, no Senado Federal, será renovada de 4 (quatro) em 4 (quatro) anos, alternadamente, por um e dois terços.

IV - O sistema proporcional de eleição foi instituído por considerar-se que o sistema majoritário pode deixar sem representação minorias consideráveis, às vezes numericamente próximas da maioria vitoriosa.

Assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q320759 - CESPE Técnico Judiciário - Área Administrativa 2010

Como forma de estimular a participação feminina nas eleições e no processo político, a Lei Eleitoral n.º 9.504/1997 determina que uma parte da lista de candidatos deve ser composta por pessoas de sexo diferente da outra parte. Assinale a opção correta de acordo com o conteúdo dessa norma legal.
Ver Comentários