Questões de concursos sobre "Renúncia e Transação" | Direito do Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Renúncia e Transação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q316601 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2016

Trata-se de uma hipótese de renúncia INVÁLIDA:
Ver Comentários

Q316730 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2015

Considere: 
I. Inobstante o princípio basilar do Direito Individual do Trabalho no tocante à indisponibilidade dos direitos trabalhistas, não há impedimento na supressão de direitos trabalhistas em face do exercício, pelo devedor trabalhista, da arguição da prescrição ou em face do não exercício, pelo credor trabalhista, de prerrogativa legal, como no caso da decadência.
II. A renúncia e a transação são exemplos de supressão de direitos trabalhistas, operadas pelos titulares de seus direitos, sendo a renúncia ato unilateral da parte e a transação ato bilateral, pelo qual se acertam direitos e obrigações entre as partes acordantes, mediante concessões recíprocas.
III. Mesmo sendo titular de um direito indisponível, o trabalhador não pode dispor de todos os seus direitos trabalhistas, que estão acobertados pela indisponibilidade absoluta, como é o caso do direito ao registro em CTPS, ao salário mínimo e à incidência das normas de proteção à saúde e segurança do trabalhador.
Está correto o que se afirma em
Ver Comentários

Q318123 - VUNESP Analista Jurídico 2014

Em relação ao princípio da indisponibilidade dos direitos  trabalhistas, é correto afirmar que;
Ver Comentários

Q318375 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2013

0 princípio da proteção dos direitos trabalhistas envolve questão sobre a renúncia e transação. Observe as proposições abaixo e ao finai aponte a alternativa que contenha proposituras de renúncia: 

I. Desistência do cargo sindical para o qual o empregado fora eleito dirigente sindical.
II. Acordo celebrado, em fase de execução, para recebimento de quantia desejada, embora crédito habilitado no juízo falimentar.
III. Pedido de demissão de empregado estável.
IV. Negociação coletiva da entidade sindical para a redução de jornada de trabalho.
V. Acordo para a rescisão do contrato mediante pagamento de uma indenização.

Está correta a alternativa:

Ver Comentários

Q318446 - IBFC Perito Criminal - Ciências Contábeis 2013

Em relação ao aviso prévio, pode- se afirmar:
Ver Comentários

Q318636 - TRT 15R Juiz do trabalho 2013

Sobre a renúncia e a transação no Direito do Trabalho, é correto afirmar:

Ver Comentários

Q318732 - TRT 3R Juiz do trabalho 2007

Leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 

I. A teoria da solidariedade ativa da figura do empregador consiste em considerar as empresas do mesmo grupo econômico um empregador único, para fins, por exemplo, de aplicação do princípio da isonomia.

II. O poder disciplinar do empregador é relativo e tem limitações, por exemplo, ligadas ao respeito à imediatidade, à proporcionalidade e à existência do nexo causal e o Poder Judiciário, ao exercer o controle sobre ele, pode dosar a punição aplicada pelo empregador ao empregado.

III. O princípio “in dubio pro misero”, derivado do princípio protetor, é aplicável nos casos de dúvida na aplicação da lei, mas é inaplicável no campo processual, em matéria de prova.

IV. A renúncia é ato unilateral e pressupõe certeza do direito, enquanto que a transação é ato bilateral e pressupõe a existência de “res dubia” - em ambas as hipóteses, é preciso preencher os pressupostos de validade para os atos jurídicos.

V. A situação jurídica do empregado eleito pela assembléia geral de uma sociedade anônima para ocupar o cargo de diretor é a decorrente de um contrato de trabalho suspenso, salvo se permanecer a pessoalidade inerente à relação de emprego.

Ver Comentários

Q318744 - TRT 15R Juiz do trabalho 2007

Considerando o entendimento dominante no TST, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q318773 - TRT 3R Juiz do trabalho 2013

Sobre a ótica do direito individual do trabalho, leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: 

I) Todos os direitos assegurados aos trabalhadores são de indisponibilidade absoluta.

II) O dirigente sindical acusado de falta grave poderá ser suspenso de suas funções, mas a sua despedida só se tornará efetiva após o inquérito em que se verifique a procedência da acusação.

III) O trabalhador pode renunciar à estabilidade no emprego, por meio da apresentação de pedido de demissão, que, no entanto, só será válido quando feito com a assistência do respectivo sindicato e, se não o houver, perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho e Emprego ou da Justiça do Trabalho.

IV) Havendo coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro.

Ver Comentários

Q319333 - TRT 24R (MS) Juiz do trabalho 2012

Responda qual alternativa representa a POSIÇÃO JURISPRUDENCIAL do TST. 

Ver Comentários