Disciplinas Direito do Trabalho Relação de trabalho e de emprego Questões de concursos sobre "Relação de trabalho e de emprego" | Direito do Trabalho - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Relação de trabalho e de emprego que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q314445 - VUNESP Procurador do Estado 2018
Assinale a alternativa correta a respeito das relações de emprego mantidas pela Administração Pública.
A)Segundo a posição consolidada no Tribunal Superior do Trabalho, cabe dissídio coletivo de natureza econômica contra pessoa jurídica de direito público que mantenha empregados.
B)O limite constitucional remuneratório (também conhecido como teto remuneratório), previsto no inciso XI do art. 37 da Constituição da República, não se aplica às empresas públicas, às sociedades de economia mista e suas subsidiárias, independentemente de receberem ou não recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
C)A declaração de nulidade de contrato de trabalho, com base no art. 37, inciso II e § 2° , da Constituição da República (indispensabilidade de prévia aprovação em concurso público para a admissão em emprego público), não prejudica os direitos à percepção dos salários referentes ao período trabalhado e aos depósitos na conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
D)De acordo com o Supremo Tribunal Federal, compete, à Justiça do Trabalho, julgar a abusividade de greve de empregados da Administração Pública direta, autarquias e fundações públicas.
E)É juridicamente possível a aplicação, pelo Poder Judiciário, do art. 461 da Consolidação das Leis do Trabalho para conceder equiparação salarial entre empregados públicos de autarquias.
Responder
Q314725 - CPCON Advogado 2017
A Constituição Federal de 1988 preconiza como direito dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social,
A)a tutela ao salário na forma da lei, vedando-se descontos, retenções e reduções.
B)a relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos.
C)a remuneração do trabalho noturno em idêntico patamar com relação aos trabalhadores que laboram em turnos ininterruptos de revezamento.
D)a irredutibilidade salarial, excetuando-se o disposto em instrumento normativo negociado entre empregado e empregador.
E)o seguro-desemprego como mecanismo para suprir as necessidades vitais do trabalhador por ocasião do desemprego voluntário ou involuntário.
Responder
Q315296 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015
Assinale a alternativa correta.
A)O salário não pode ser reduzido, nem mesmo por acordo coletivo ou convenção coletiva.
B)É considerado empregado a pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
C)Somente a empresa, pessoa jurídica pode ser considera empregadora.
D)As condições do contrato de trabalho pode ser alterado unilateralmente pelo empregador, independentemente do consentimento do empregado.
E)A suspensão do contrato de trabalho, consiste no sobrestamento temporário das obrigações do trabalhador e na continuidade das obrigações do empregador.
Responder
Q315419 - ESPP Administrador 2013
A Consolidação das Leis do Trabalho- CLT estatui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, nela previstas. Com base nas definições que constam na CLT, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. Considera-se como serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
II. Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário
III. O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho não prescreve para o trabalhador urbano.
A)A afirmativa I está incorreta e as afirmativas II e III estão corretas.
B)A afirmativa II está incorreta e as afirmativas I e III estão corretas.
C)A afirmativa III está incorreta e as afirmativas I e II estão corretas.
D)As afirmativas I, II e III estão corretas.
E)As afirmativas I, II e III estão incorretas.
Responder
Q316319 - FUNRIO Procurador Municipal 2016
Considerando a jurisprudência do STF e do TST, a afirmativa correta acerca do contrato de trabalho é:
A)As férias são exemplo de suspensão do contrato de trabalho e as faltas injustificadas de interrupção do contrato de trabalho.
B)O contrato de trabalho de empregado admitido, sem concurso público, em serviço social autônomo (sistema “S”), é nulo por afronta ao art. 37, II da Constituição da República.
C)O contrato de trabalho celebrado com uma sociedade de economia mista municipal, na vigência da Constituição de 1988, sem prévio concurso público, convalida-se na hipótese de privatização da estatal.
D)Na hipótese de extinção do contrato de trabalho por dispensa imotivada, é devido o pagamento das férias proporcionais, desde que completado o respectivo período aquisitivo.
E)Na empresa pública, o contrato de trabalho, sem prévio concurso público será nulo, não gerando vínculo com a Administração Pública, sendo devidos apenas os salários pelo período efetivamente trabalhado.
Responder
Q316379 - VUNESP Procurador Municipal 2016
De acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a alternativa correta.
A)Beneficiam-se do regime legal relativo aos bancários os empregados de estabelecimento de crédito pertencentes a categorias profissionais diferenciadas.
B)Empregado integrante de categoria profissional diferenciada tem o direito de haver de seu empregador vantagens previstas em instrumento coletivo no qual a empresa não foi representada por órgão de classe de sua categoria.
C)O dissídio coletivo é meio próprio para o Sindicato vir a obter o reconhecimento de que a categoria que representa é diferenciada, pois essa matéria – enquadramento sindical – envolve a interpretação de norma genérica, notadamente do art. 577 da CLT.
D)É por lei, e não por decisão judicial, que as categorias diferenciadas são reconhecidas como tais. De outra parte, no que tange aos profissionais da informática, o trabalho que desempenham sofre alterações, de acordo com a atividade econômica exercida pelo empregador.
E)A legitimidade da entidade sindical para a instauração da instância contra determinada empresa não está condicionada à prévia autorização dos trabalhadores da suscitada diretamente envolvidos no conflito.
Responder
Q316809 - INSTITUTO AOCP Advogado 2015
Assinale a alternativa correta.
A)Empregado é toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
B)Nos contratos individuais de trabalho, só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, independentemente do empregado sofrer prejuízos ou não.
C)Os membros do conselho consultivo ou fiscal do sindicato gozam de estabilidade.
D)Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho a negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço.
E)O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, mesmo que seja em legítima defesa.
Responder
Q318369 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2013
Analise as proposições e ao final aponte a alternativa que contenha proposituras corretas: I. Por definição legal, trabalhador rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob dependência deste e mediante salário. II. À mãe social, segundo a norma legal, são garantidos apenas os seguintes direitos: anotação em CTPS, remuneração em valor não inferior ao salário mínimo, repouso semanal remunerado, apoio técnico, administrativo e financeiro no desempenho de suas funções e FGTS. III. São considerados exercentes de cargo de confiança, consoante o art. 62, II, da CLT, somente os gerentes e os diretores, desde que o salário, compreendendo a gratificação de função, fo r inferior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%. IV. O empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, não se computando o tempo de serviço desse período, salvo se permanecer a subordinação jurídica inerente à relação de emprego, conforme entendimento sumulado pelo TST. V. Norma legal prevê que a jornada do aprendiz jamais poderá ser superior a 6 horas. Está correta a alternativa:
A)II e III.
B)I e V.
C)III e V.
D)I e IV.
E)Nenhuma das anteriores.
Responder
Q318739 - TRT 15R Juiz do trabalho 2007
Considerando a legislação vigente, assim como o entendimento dominante no TST, assinale a alternativa correta:
A)Empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o respectivo contrato de trabalho suspenso, não se computando o tempo de serviço deste periodo, salvo se permanecer a subordinação juridica inerente à relação de emprego;
B)Não haverá estabilidade no exercicio dos cargos de confiança imediata do empregador excluindo-se o cômputo do tempo de serviço para todos os efeitos legais;
C)Percebendo o empregado gratificação de função por dez ou mais anos. caso o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá suprimir-lhe a gratificação, tendo em vista o principio da razoabilidade;
D)A lei regulamentadora da atividade da mãe social assegura a esta os mesmos direitos elencados nos incisos do art. 7o da Constituição Federal de 1988,
E)O contrato de trabalho especial de aprendizagem requer forma escrita e prazo indeterminado, assegurando o empregador formação técnico profissional metódica, compatível como desenvolvimento fisico, moral e psicológico do aprendiz.
Responder
Q318761 - TRT 3R Juiz do trabalho 2013
Sobre o direito do trabalho, leia as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta: I) Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio. II) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a 20 (vinte) horas semanais. III) Os empregados sob regime de tempo parcial poderão prestar até duas horas extras diárias. IV) A duração normal do trabalho dos operadores cinematográficos e seus ajudantes não excederá de 5 (cinco) horas diárias.
A)Todas as afirmativas estão incorretas.
B)Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
C)Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
D)Somente a afirmativa I está correta.
E)Somente a afirmativa IV está correta.
Responder