Questões de concursos sobre "Cessação do contrato de emprego" | Direito do Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Cessação do contrato de emprego que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q313988 - IBGP Procurador Municipal 2018

Sobre as mudanças introduzidas no Direito do Trabalho em razão do advento da Lei Federal nº 13.467/17, conhecida como Reforma Trabalhista, assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q314013 - NC-UFPR Advogado 2018

Sobre o aviso prévio, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q314078 - FEPESE Advogado 2017

Conforme disposto na CLT, não constitui justa causa para ensejar a rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
Ver Comentários

Q314144 - IBFC Procurador Jurídico 2017

Sobre o tema “aviso prévio”, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q314148 - IADES Analista Jurídico 2018

Isabel sofreu violência doméstica e o juiz, para preservar sua integridade física, assegurou o seu afastamento do local de trabalho por cinco meses. Thiago foi aposentado por invalidez. Maria ficou dois meses participando de curso de qualificação profissional oferecido pelo empregador mediante previsão em convenção coletiva de trabalho e aquiescência formal da empregada.


Nesses casos hipotéticos, os contratos de Isabel, Thiago e Maria, ficarão

Ver Comentários

Q314186 - VUNESP Procurador 2018

Assinale a alternativa que trata corretamente sobre as regras de extinção de contrato do trabalho.
Ver Comentários

Q314194 - VUNESP Procurador de Universidade Assistente 2018

Considerando as expressas disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, a perda da carteira nacional de habilitação, por conduta culposa do motorista empregado,
Ver Comentários

Q314245 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018

Sobre o aviso prévio, considerando as disposições legais e o entendimento pacífico do TST, considere: 
I. Sendo dispensada por justa causa fundada em insubordinação no curso do aviso prévio, Agnes deixará de receber o restante do aviso prévio, mas receberá as demais verbas rescisórias, pois a dispensa inicialmente tinha sido sem justa causa. II. Faltando 40 dias para o término do contrato de experiência, Joana é dispensada sem justa causa pelo empregador, hipótese que lhe dá direito ao recebimento do aviso prévio. III. Após ser dispensada sem justa causa, Cilene pede ao empregador dispensa do cumprimento do aviso prévio, informando que precisa descansar e está pensando em fazer uma viagem. Aceito o pedido pelo empregador, este ficará isento do pagamento do aviso prévio, pois Cilene renunciou ao respectivo direito. IV. Nancy teve concedido auxílio-doença no curso do aviso prévio, o que implica em que os efeitos da sua dispensa somente se concretizem depois de expirado o benefício previdenciário. V. Por receber salário na base de tarefa, o cálculo do aviso prévio de Arnaldo será feito de acordo com a média dos salários recebidos durante a vigência do contrato de trabalho.
Está correto o que consta APENAS de
Ver Comentários

Q314288 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2018

Na extinção do contrato de trabalho,
Ver Comentários

Q314325 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018

Juliana, secretária, e sua empregadora Móveis Luxo Só Ltda. resolveram, de comum acordo, extinguir o contrato de trabalho que durou por 10 anos. A empregadora informou à Juliana que a mesma terá direito às verbas rescisórias, inclusive à indenização sobre o saldo do FGTS, pela metade. Entretanto, receberá pela metade o aviso prévio que será indenizado e poderá sacar metade dos seus depósitos fundiários, não tendo direito ao ingresso no Programa de Seguro-Desemprego. Com base em tais informações e, de acordo com a legislação vigente, a informação prestada pela empresa está
Ver Comentários