Disciplinas Direito do Consumidor Contratos de seguro Questões de concursos sobre "Contratos de seguro" | Direito do Consumidor - página 3 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Contratos de seguro que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q316249 - TJ-DFT Juiz de Direito 2007
Analise as proposições e assinale a única alternativa correta. I - No contrato de consumo em que consumidor pessoa jurídica, desde que justificável, é válida cláusula que limita a responsabilidade de indenizar do fornecedor. II - Na cobrança de dívida de consumo, não é lícito enviar carta ao endereço comercial do consumidor inadimplente. III - Em contrato de seguro-saúde, se a seguradora recebe o prêmio, não pode recusar o pagamento da cobertura mesmo se comprovar que a doença era preexistente e o segurado não a informou.
A)apenas uma das proposições é falsa.
B)apenas uma das proposições é verdadeira.
C)todas as proposições são verdadeiras.
D)todas as proposições são falsas.
Responder
Q316342 - CESPE Juiz federal 2009
Assinale a opção correta acerca do CDC e dos contratos de seguro.
A)Considerando a natureza de trato sucessivo do contrato de seguro-saúde, o CDC rege as renovações que se derem sob sua vigência, não se podendo falar em retroação da lei nova, na hipótese de contrato firmado antes do início da vigência desse código.
B)Na ação em que se pretende o cumprimento de obrigação avençada em contrato de seguro, consubstanciada na indenização de prejuízo resultante do risco assumido em tal contrato, incide o prazo prescricional previsto no CDC.
C)É lícita a cláusula do contrato de seguro que cobre o transporte de cargas e exclui da cobertura as operações de carga e descarga, desde que escrita em destaque no contrato de adesão.
D)A legislação securitária garante à seguradora o cancelamento automático do contrato em caso de atraso no pagamento do prêmio, mesmo que tal pagamento tenha sido efetivado no dia seguinte ao do vencimento.
E)Prescreve em vinte anos o prazo para o segurado mover ação de cobrança da diferença entre o valor de mercado do bem segurado e o montante fixado na apólice, pago pela seguradora.
Responder
Q316392 - FCC Juiz de Direito 2010
Nas ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços
A)o valor da causa deve ser limitado a 40 (quarenta) salários mínimos.
B)não é permitido ao réu requerer o chamamento ao processo de sua seguradora, cabendo a este apenas a posterior ação de regresso no juízo cível visto não tratar-se de relação de consumo sujeita às regras do CDC.
C)o foro do local do dano é o único competente para o conhecimento da ação.
D)a inversão do ônus da prova depende da demonstração cabal da hipossuficiência do consumidor no caso concreto, não podendo o juiz fundamentar a sua decisão em regras ordinárias de experiência.
E)se o réu for declarado falido e o síndico confirmar a existência de seguro de responsabilidade, é facultado aos consumidores o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, cuja responsabilidade ficará limitada ao valor do seguro contratado.
Responder