Disciplinas Direito do Consumidor Ações Coletivas Questões de concursos sobre "Ações Coletivas" | Direito do Consumidor - página 20 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ações Coletivas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q332014 - CONSULPLAN Analista Judiciário - Área Judiciária 2012
Reputa-se litigante de má fé aquele que I. opuser resistência injustificada ao andamento do processo. II. usar do processo para conseguir objetivo legal, procedendo ou não de modo temerário. III. deduzir pretensão contra texto expresso de lei. IV. deduzir defesa contra fato controverso. Está correto somente o que se afirma em
A)III
B)I, II
C)IV
D)I, III
Responder
Q332064 - MPDFT Promotor de Justiça 2011
Analise as assertivas sobre as regras processuais de interpretação e aplicação do direito processual coletivo comum e assinale a alternativa correta :
A)Em plano hermenêutico abstrato, no sistema processual coletivo comum, prevalece a técnica da ponderação ou máxima de sopesamento no caso concreto, consistente na coordenação dos fatos à norma, diferentemente do modelo silogístico de subsunção normativa.
B)A aplicação subsidiária da legislação processual civil codificada ao direito processual coletivo comum é ampla e ilimitada, não admitindo exame de compatibilidade material ou formal, por expressa previsão legal neste sentido.
C)Em decorrência de regra interpretativa do processo coletivo comum, verificando-se o processamento de duas ações coletivas por dois legitimados, com identidade de causa de pedir e pedido, o efeito da litispendência obsta à reunião das ações para julgamento simultâneo.
D)O ajuizamento de ação coletiva pelo Ministério Público em defesa do patrimônio público e de ação popular pelo cidadão, com o mesmo fundamento, determina a extinção da segunda com a finalidade de evitar decisões conflitantes.
E)Os princípios de interpretação e aplicação próprios do direito constitucional referem-se apenas ao direito processual coletivo especial, regendo-se o processo coletivo comum pelos princípios decorrentes do sistema de integração dos diplomas legais de tutela coletiva e legislação processual infraconstitucional.
Responder
Q332080 - TJ-DFT Juiz de Direito 2011
Tício propõe ação subordinada ao procedimento ordinário contra Caio, pedindo a condenação deste ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais). O pedido é resolvido por sentença de mérito em que Caio é condenado a pagar a Tício indenização por dano moral no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais). Neste caso:
A)a condenação em indenização de valor inferior ao pleiteado na inicial não implica sucumbência recíproca, devendo Caio pagar a totalidade das custas processuais e os honorários advocatícios, estes considerado o valor da condenação;
B)a condenação em indenização de valor inferior ao pleiteado na inicial implica sucumbência recíproca, equivalente, devendo cada parte arcar com os honorários do seu advogado e com metade das custas processuais;
C)a condenação em indenização de valor inferior ao pleiteado na inicial implica sucumbência proporcional, majoritária de Tício, que deverá pagar a maior parte das custas processuais (60%) e os honorários advocatícios, estes considerada a sucumbência havida de 60%;
D)nenhuma das alternativas anteriores (a, b, c) é correta.
Responder
Q332081 - TJ-DFT Juiz de Direito 2011
Nas ações possessórias a participação do cônjuge do autor ou do réu:
A)é sempre dispensável;
B)é sempre indispensável;
C)somente é indispensável nos casos de composse ou de ato por ambos praticado;
D)nenhuma das alternativas anteriores (a, b, c) é correta.
Responder