Questões de concursos sobre "Tribunal de Contas da União (TCU) e Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária da União" | Direito Constitucional - página 36

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tribunal de Contas da União (TCU) e Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária da União que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q318140 - CESGRANRIO Advogado 2008

Segundo disposição constitucional expressa, as decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União, no exercício de sua competência de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, das quais resulte imputação de débito ou multa,
Ver Comentários

Q318296 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados 2006

Em relação ao Tribunal de Contas da União, julgue as assertivas abaixo: 

I. É integrado por onze Ministros, com mais de trinta e cinco e menos de setenta anos de idade.
II. Dois terços de seus Ministros serão escolhidos pelo Presidente da República, com aprovação do Congresso Nacional, e um terço pelo Senado Federal.
III. Compete-lhe, dentre outras, a apreciação das contas prestadas anualmente pelo Presidente da República mediante parecer prévio, que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
IV. Os Ministros que o integram terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça.
V. As suas decisões de que resulte imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo.

É correto APENAS o que consta em
Ver Comentários

Q318394 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Tecnologia da Informação 2006

Sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, assinale a única opção correta.
Ver Comentários

Q318425 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Comum a todos 2004

Analise as assertivas a seguir, relativas à organização dos Poderes e Ministério Público, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta.

( ) A perda de mandato de um Deputado ou Senador que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

( ) Nos termos da CF/88, o Presidente da República só poderá solicitar urgência para apreciação de proposição que verse sobre matéria cujo projeto de lei seja de sua iniciativa privativa.

( ) Aprovado, pelo Congresso Nacional, projeto de lei de conversão, alterando o texto original da medida provisória, esta só perderá sua vigência quando o projeto for sancionado ou vetado pelo Presidente da República, ainda que isso ocorra após o prazo máximo de cento e vinte dias contados de sua edição.

( ) Segundo a CF/88, o julgamento das contas da Mesa da Assembléia Legislativa é de competência do Tribunal de Contas do Estado, não sendo sua decisão meramente opinativa.

( ) Segundo a CF/88, o Tribunal de Contas poderá sustar diretamente a execução de contratos administrativos, desde que o responsável pela execução do contrato não adote no prazo assinalado as providências necessárias para o exato cumprimento da lei.

Ver Comentários

Q318497 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Área - Correição 2006

Sobre organização dos poderes, assinale a única opção correta.
Ver Comentários

Q318529 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006

Sobre a organização dos poderes na Constituição Brasileira, marque a única opção correta.
Ver Comentários

Q318594 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2007

Quanto ao Tribunal de Contas da União, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q318612 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2006

Considere as seguintes assertivas sobre a Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária da União e das Entidades da Administração direta e indireta:

I. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno.

II. O controle Externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

III. O Tribunal de Contas encaminhará ao Congresso Nacional, bimestral e anualmente, relatório de suas atividades.

IV. O Tribunal de Contas da União, integrado por onze Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q318661 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2006

Em relação ao Tribunal de Contas, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q318672 - FCC Analista Judiciário 2007

Tendo em vista a fiscalização contábil, financeira e orçamentária, observa-se que NÃO é exigida, dentre outros casos, a prestação de contas ao órgão público competente, por parte de pessoa
Ver Comentários