Q5564 - VUNESP Arquiteto 2009
O SISNAMA tem, em sua estrutura, como Órgão
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Meio Ambiente que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O SISNAMA tem, em sua estrutura, como Órgão
De acordo com a Resolução CONAMA 1/86, dependerão de elaboração de EIA e respectivo RIMA, a ser submetido à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, a saber:
De acordo com a legislação vigente relativa aos prazos de validade de licenças ambientais a
A Lei n.º 11.428, de 2006, define populações vivendo em estreita relação com o ambiente natural, dependendo de seus recursos naturais para a sua reprodução sociocultural, por meio de atividades de baixo impacto ambiental como
Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a opção correta.
A questão ambiental logrou inscrever-se na agenda do mundo contemporâneo e ocupar posição relevante no cenário da política internacional. Em meio a opiniões divididas quanto aos efeitos da degradação ambiental e às possíveis soluções para problema de tamanha magnitude, há consenso quanto ao fato de que o aquecimento global é real e preocupante. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.
São considerados recursos naturais os bens extraídos da natureza de forma direta ou indireta e transformados para a utilização na vida do ser humano.
A esse respeito, avalie o que se afirma.
I. O solo terrestre é considerado um recurso natural, pois nele é possível encontrar outros recursos minerais, além de cultivar alimentos.
II. Do ponto de vista de sua origem e interação com a economia, os recursos naturais podem ser classificados em bióticos e abióticos, renováveis e não renováveis.
III. Do ponto de vista ecológico, os recursos naturais abióticos não renováveis são os que estão fora da lista do esgotamento, pois dependem do avanço tecnológico para a sua produção e exploração.
IV. O mundo está se movendo para um novo e melhor padrão de produção e consumo, que demandará o uso mais inteligente dos recursos naturais, visando atender o que se almeja no desenvolvimento sustentável.
Está correto apenas o que se afirma em
Leia, atentamente, o texto a seguir, de Taguchi (2015, p.40).
A nova revolução verde
Onze anos atrás, o agrônomo americano Norman Bourlag, Prêmio Nobel da Paz (1970) e criador do Prêmio Global da Alimentação (1986), declarou: “Após o avanço da soja pelo cerrado, o embrião da próxima revolução do Brasil rural começa a se desenvolver. É a integração sustentável entre a agricultura e a pecuária.” Bourlag se referia a um processo pouco viável de ser praticado em seu país, mas necessário em regiões de clima tropical. O agrônomo (...) afirmou que os sistemas de integração não são, para os países tropicais, uma opção, mas uma regra básica de sustentabilidade. A integração visa à redução de custos de produção, agregação de valores, uso intensivo da área com aumento de produtividade e a melhoria da qualidade de vida do produtor rural. Mas o que Bourlag não imaginaria é que, junto com os produtores rurais, os cientistas ainda adicionariam nessa conta as florestas. Ainda não existem dados oficiais no Brasil sobre a área implantada com sistemas de integração, mas, a cada ano, mais propriedades aderem à pratica em busca de sustentabilidade.
De acordo com o texto e com os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que a
Para Prado (2005, p.1) “a interação positiva dos aspectos físico-hídricos e químicos dos solos é decisiva para qualificar um ambiente ou produção.Considerando as características dos diversos solos do Brasil, podemos qualificá-los (ou desqualificá-los) em termos de ambientes de produção”.
Sobre os solos no Brasil, é correto afirmar que os