Disciplinas Direito Constitucional Advocacia Questões de concursos sobre "Advocacia" | Direito Constitucional - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Advocacia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q275349 - UEM Advogado 2018
Não integra as funções essenciais à justiça:
A)a Advocacia Pública.
B)a Defensoria Pública.
C)os Auxiliares da Justiça.
D)a Advocacia Privada.
E)o Ministério Público.
Responder
Q278821 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Área Judiciária 2018
O Ministério Público do Trabalho, órgão bastante atuante junto à Justiça do Trabalho, está sujeito ao controle da atuação administrativa e financeira exercido pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Acerca do exposto, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
A)O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de doze membros nomeados pelo Presidente da República.
B)O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiará junto ao Conselho Nacional do Ministério Público.
C)Os mandatos dos membros do Conselho Nacional do Ministério Público terão duração de três anos, admitida uma recondução.
D)Compete ao Procurador-Geral da União presidir o Conselho Nacional do Ministério Público.
E)O Conselho Nacional do Ministério Público será composto, dentre outros membros, de três advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Responder
Q279385 - CESPE Auditor 2018
No que se refere às funções essenciais à justiça, é correto afirmar que
A)a defesa dos denominados interesses sociais e individuais indisponíveis cabe à advocacia pública.
B)o Ministério Público dos estados é integrante do Ministério Público da União.
C)a Advocacia-Geral da União é a instituição responsável pela representação judicial da União, não possuindo competência para representá-la extrajudicialmente.
D)os procuradores dos estados são servidores públicos concursados incumbidos da função de representação judicial e consultoria jurídica às respectivas unidades federadas.
E)a Defensoria Pública, por estar vinculada à procuradoria estadual, encontra-se sujeita às mesmas regras funcionais e administrativas estabelecidas pelo procurador-geral.
Responder
Q279531 - CESPE Auditor 2018
A respeito das funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.
I O Ministério Público estadual possui legitimidade ativa autônoma para ajuizar reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), desde que haja ratificação da inicial pelo procurador-geral da República.
II A Defensoria Pública possui legitimidade ativa para ajuizar ação civil pública e defender interesses transindividuais — coletivos stricto sensu e difusos — e interesses individuais homogêneos.
III Os procuradores dos estados, que possuem remuneração estabelecida exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, exercem funções de consultoria jurídica e representação judicial dos respectivos entes federados.
Assinale a opção correta.
A)Apenas o item I está certo.
B)Apenas o item II está certo.
C)Apenas os itens I e III estão certos.
D)Apenas os itens II e III estão certos.
E)Todos os itens estão certos
Responder
Q284375 - FMP Concursos Procurador do Estado 2017
Acerca da advocacia pública, tendo em vista a respectiva conformação constitucional e ordinária a partir das normas vigentes, assinale a alternativa INCORRETA.
A)A advocacia pública, tanto quanto a advocacia privada, espelham o atributo de serem consideradas um serviço público, indispensável à administração da justiça, levando-se em consideração a sua missão primária de postularem pretensões, fundamentadas juridicamente, perante o juízo.
B)A advocacia pública se vincula a duplo regime estatutário com caráter institucional: a Ordem dos Advogados do Brasil e a instituição a que pertence o advogado público.
C)O advogado público, ao defender o interesse público que ao Estado cabe proteger, vincula-se à tutela em juízo coincidente com o interesse da autoridade pública por ele representado.
D)Ao advogado público, no exercício de suas atribuições delineadas pela Constituição, compete defender o Estado, titular do interesse público primário.
E)A figura-se explícito, do ponto de vista constitucional, o papel suplementar de controle interno da Administração Pública desempenhado pela advocacia pública.
Responder
Q284506 - FUNCAB Tecnologia em Redes 2013
I ntegram as funções essenciais à Justiça:
A)a Advocacia e os Notários.
B)a Defensoria Púbica e o Ministério da Justiça.
C)o Ministério Público e os Tribunais Superiores.
D)a Advocacia Pública e aAdvocacia.
Responder
Q284527 - FUNCAB Administrador 2013
Integram as funções essenciais à Justiça:
A)a Advocacia e os Notários.
B)a Defensoria Púbica e o Ministério da Justiça.
C)o Ministério Público e os Tribunais Superiores.
D)a Advocacia Pública e a Advocacia.
Responder
Q284583 - INAZ do Pará Administrador 2017
O Poder Judiciário é composto por vários órgãos de diversas categorias e atribuições, porém a justiça depende de outras instituições para que o Poder Judiciário seja mantido, neste sentido trata a Constituição Federal das Funções Essenciais à Justiça e sobre estas instituições assinale a alternativa incorreta .
A)O Ministério Público tem como uma de suas funções institucionais promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
B)O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador Geral da República nomeado pelo Presidente da república e sua destituição será realizada por iniciativa do Presidente da República, dispensando-se consulta a qualquer outro órgão ou poder.
C)No que se refere a Advocacia Geral da União, aos seus procuradores é assegurada a estabilidade após 3 anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante órgão próprios, após relatório circunstanciado das Corregedorias.
D)O Advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da Lei.
E)Todos os Membros do Ministério público estão aptos ao exercício das missões institucionais, pois tal órgão e indivisível.
Responder
Q286741 - IBADE Advogado 2017
Com relação às funções essenciais à justiça, assinale a alternativa correta.
A)Os princípios institucionais cio Ministério Publico são a unidade, a divisibilidade e a independência funcional.
B)A Constituição assegura independência funcional ao advogado público, bem como a garantia da inamovibilidade.
C)A falta de defesa técnica por advogado em processo administrativo disciplinar ofende a Constituição.
D)A Constituição Estadual pode permitir a contratação temporária de advogados para o desempenho de funções de Defensor Público.
E)Os membros do Ministério Publico Estadual não são julgados pelo Tribunal do Júri por suposto cometimento de crime doloso contra a vida, pois têm foro especial por prerrogativa de função.
Responder
Q287230 - CESPE Delegado de Polícia 2017
No modelo de funcionamento da justiça montado no Brasil, entendeu-se ser indispensável a existência de determinadas funções essenciais à justiça. Nesse sentido, a CF considera como funções essenciais à justiça
A)o Poder Judiciário, o Ministério Público, a defensoria pública, a advocacia e as polícias civil e militar.
B)o Ministério Público, a defensoria pública, a advocacia pública, a advocacia e as polícias civil e militar.
C)o Poder Judiciário e o Ministério Público.
D)o Ministério Público, a defensoria pública, a advocacia pública e a advocacia.
E)o Poder Judiciário, o Ministério Público e a defensoria pública.
Responder