Disciplinas Direito Agrário Registro Torrens Questões de concursos sobre "Registro Torrens" | Direito Agrário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Registro Torrens que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328256 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
Assinale a alternativa correta:
A)O registro Torrens tem sua origem nas obras do publicista Andrés Bello Torrens, destinando-se (o registro) à regularização do grave problema urbano de falta de habitação digna à população carente, fenômeno ocorrido em vários países da América do Sul, inclusive o Brasil.
B)Os serviços concernentes aos Registros Públicos, estabelecidos pela legislação civil para autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos, ficam sujeitos ao regime estabelecido na Lei n. 6.015/1973.
C)Conforme definido na Lei n. 6.015/1973, é anulável o registro lavrado fora das horas regulamentares ou em dias em que não houver expediente, sendo civil e criminalmente responsável o oficial que der causa à anulabilidade.
D)Consideram-se registráveis, na dicção da Lei n. 6.015/1973, exclusivamente os direitos reais reipersecutórios.
Responder
Q328618 - CESPE Procurador do Estado 2014
Em relação aos registros públicos, assinale a opção correta.
A)É admissível a retificação do registro do imóvel quando há inexatidão nos lançamentos, mas somente na via judicial.
B)No Brasil, apenas o registro de imóveis feito pelo sistema torrens acarreta presunção absoluta sobre a titularidade do domínio, mas tal instituto somente se aplica em relação aos imóveis rurais.
C)Se um título for apresentado em cartório de títulos e documentos situado em comarca diferente daquela do domicílio do devedor, não será válida, de acordo com o STJ, a notificação extrajudicial realizada por via postal.
D)De acordo com o princípio da instância, o oficial de registro pode proceder a registros de ofício, mesmo sem que haja requerimento da parte interessada.
E)Segundo o entendimento do STJ, não é possível a alteração no registro de nascimento para dele constar o nome de solteira da genitora e excluir o patronímico do ex-padrasto.
Responder
Q329246 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016
Requerida a inscrição de imóvel rural no Registro Torrens, o oficial protocolará e autuará o requerimento e documentos que o instruirem e verificará se o pedido se acha em termos de ser despachado. Este requerimento será instruído com:
I. Os documentos comprobatórios do domínio do requerente.
II. A planta do imóvel, cuja escala poderá variar entre os limites: 1:500 m (1/500) e 1:5.000 m (1/5.000).
III. O memorial de que constem os encargos do imóvel os nomes dos ocupantes, confrontantes, quaisquer interessados, e a indicação das respectivas residências.
IV. A prova de quaisquer atos que modifiquem ou limitem a sua propriedade.
A sequência correta é:
A)Apenas a assertiva II está correta.
B)Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
C)Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
D)As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Responder
Q329312 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2009
O Registro Torrens associa-se a bem
A)móvel transmitido por ato oneroso.
B)móvel transmitido por ato gratuito.
C)imóvel rural.
D)imóvel urbano.
E)imóvel ou urbano, sendo faculdade de seu titular.
Responder
Q329319 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011
Acerca do registro Torrens, assinale a alternativa correta:
A)Pode ser requerido administrativamente, perante o oficial do registro de imóveis, seguindo-se o procedimento previsto para a retificação.
B)Engloba tanto imóveis rurais quanto urbanos.
C)Gera presunção absoluta de sua veracidade.
D)O imóvel sujeito a hipoteca ou ônus real será admitido a registro ainda que sem o consentimento expresso do credor hipotecário ou da pessoa em favor de quem se tenha instituído o ônus.
Responder
Q329430 - CESPE Promotor de Justiça 2012
Com base na legislação que regula o registro de imóveis, assinale a opção correta.
A)Na remição de hipoteca legal, havendo interesse de incapaz ou de pessoa portadora de deficiência, é obrigatória a intervenção do MP.
B)É vedada a instituição do bem de família juntamente com a transmissão da propriedade.
C)Enquanto não cancelado, o registro produz todos os efeitos legais, salvo se por outra maneira se provar que o título está extinto ou anulado.
D)A averbação, no registro de imóveis, dos nomes dos logradouros decretados pelo poder público condiciona-se a requerimento a ser apresentado pelo ente público interessado.
E)Em qualquer hipótese relacionada a registro torrens, deverá ser ouvido o órgão do MP, que poderá impugnar o registro tanto por falta de prova completa do domínio quanto por preterição de outra formalidade legal.
Responder
Q329697 - CONSULPLAN Advogado 2014
Atualmente, o registro Torrens é regulamentado pela Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, e restringe‐se a
A)imóveis rurais.
B)imóveis urbanos.
C)títulos de créditos.
D)imóveis urbanos e rurais.
E)nenhum tipo de imóvel, posto que o instituto encontra‐se tacitamente revogado.
Responder
Q329753 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
Assinale a alternativa correta:
A)Nos termos da Lei n. 6.015/1973, se o credor, intimado, não se opuser à remissão, ou não comparecer, lavrar-se-á termo de pagamento e quitação. Somente neste caso o Registrador procederá ao cancelamento de hipoteca, independentemente de ordem judicial.
B)Nos termos da Lei n. 6.015/1973, quanto à remissão de imóvel hipotecado, para remitir o bem, o adquirente requererá, no prazo legal, a citação dos credores hipotecários propondo, para a remissão, no máximo, o preço pelo qual adquiriu o imóvel.
C)Nos termos da Lei n. 6.015/1973, no que se refere ao Registro Torrens, transitada em julgado a sentença que deferir o pedido, o oficial inscreverá, na matrícula, o julgado que determinou a submissão do imóvel aos efeitos do mencionado registro (Registro Torrens), arquivando em cartório a documentação autuada.
D)Nos termos da Lei n. 6.015/1973, o Registro Torrens diz respeito somente a imóveis urbanos e possui natureza eminentemente constitutiva e, por isso, diz-se que tal registro possui presunção juris tantum.
Responder
Q329768 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
A respeito do tema “Registro Torrens”, é correto afirmar:
A)Regula o registro do título da propriedade urbana com até 60 m² (sessenta metros quadrados) e da pequena propriedade rural com área total de até um módulo rural, apta à reforma agrária, de conformidade com os critérios definidos em ato próprio a ser expedido pelo Presidente da República.
B)Trata-se de instituto previsto no Código Civil Brasileiro, criado pelo jurista Serpa Lopes em meados do século XX por conta dos problemas fundiários decorrentes da reforma agrária promovida pelo assim chamado Estado Novo. Por isso, prevê a lei ser o Registro Torrens obrigatório para imóveis, urbanos e rurais, que contenham área total superior a 1.000 (um mil) hectares.
C)Da sentença que deferir, ou não, o pedido do Registro Torrens, cabe o recurso de apelação, com ambos os efeitos.
D)É dispensada decisão judicial determinando o Registro Torrens quando o parecer do Ministério Público for favorável à solicitação encaminhada pelo interessado, desde que acompanhada dos documentos necessários previstos em lei, conforme certidão expedida pelo Registro de Imóveis.
Responder
Q329798 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017
Nos termos da Lei nº 6.015/73, todas as assertivas estão corretas , EXCETO :
A)O registro de incorporação ou loteamento só será cancelado a requerimento do incorporador ou loteador, enquanto nenhuma unidade ou lote for objeto de transação averbada, ou mediante o consentimento unanime dos compromissários ou cessionários.
B)A instituição do bem de família far-se-á por escritura pública ou testamento, declarando o instituidor que determinado prédio se destina a domicílio de sua família e ficará isento de execução por dívida.
C)Requerida a inscrição de imóvel rural no Registro Torrens, em qualquer hipótese, será ouvido o órgão do Ministério Público, que poderá impugnar o registro por falta de prova completa do domínio ou preterição de outra formalidade legal.
D)Na instituição do bem de família, em caso de reclamação, o despacho do Juiz será recorrível , podendo o reclamante recorrer à ação competente para anular a instituição.
Responder