Questões de concursos sobre "Objeto e Obrigatoriedade da Licitação" | Direito Administrativo - página 25

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Objeto e Obrigatoriedade da Licitação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q303322 - FGV Juiz de Direito 2008

Analise as afirmativas a seguir:

I. Licitação é procedimento administrativo seletivo regido pelos princípios básicos da Administração Pública e pelos princípios da vinculação ao instrumento licitatório e do julgamento objetivo-subjetivo.
II. O princípio da obrigatoriedade da licitação deve ser observado pela Administração Pública direta e indireta, incluindo as fundações públicas e as sociedades de economia mista, de todos os entes federativos.
III. Há dispensa do procedimento licitatório quando, apesar da possibilidade de sua realização, for inconveniente para a Administração Pública realizá-lo. Há inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição.

Assinale:
Ver Comentários

Q303757 - FCC Técnico Superior Administrador 2009

Considere os itens abaixo:

I. A licitação é inexigível quando houver inviabilidade de competição. É o caso, por exemplo, da existência de um único fornecedor.

II. Os casos de licitação dispensável estabelecidos em lei são taxativos e não exemplificativos.

III. A licitação destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, mesmo contrariando o princípio da isonomia.

IV. A licitação é obrigatória quando o vínculo jurídico com o terceiro configurar cargo ou emprego público.

Está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários

Q303903 - FCC Analista do Ministério Público - Especialidade Direito 2009

Na definição do objeto da licitação, a autoridade licitante deverá levar em consideração, tanto quanto possível,
Ver Comentários

Q304116 - CESPE Administrador 2010

Assinale a opção correta acerca da Lei de Licitações.
Ver Comentários

Q305086 - FGV Juiz de Direito 2009

Em relação aos Contratos Administrativos e com base na Lei Federal 8.666/93, analise as afirmativas a seguir. 

I. É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, exceto nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem e nas situações de emergência ou de calamidade.

II. O termo de contrato, dependendo do seu valor, é facultativo nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.

III. O recebimento provisório do objeto contratado deverá ser dispensado nas situações emergenciais e nas pequenas compras de pronto pagamento, feitas em regime de adiantamento.

IV. A Administração rejeitará, no todo ou em parte, obra, serviço ou fornecimento executado em desacordo com o contrato.

Assinale:
Ver Comentários

Q305538 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2004

Objetivando a aquisição de determinados bens móveis, o executivo municipal da cidade de Monte Angelino abriu processo licitatório. Nenhum interessado apresentou-se para participar do certame. Analisando o ocorrido, o prefeito constatou que a realização de nova licitação seria prejudicial ao município, em face dos novos e elevados gastos. Em virtude dos fatos narrados,
Ver Comentários

Q305966 - CESPE Juiz federal 2009

Com relação a licitações e contratos administrativos, assinale a opção incorreta.
Ver Comentários

Q306498 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2007

Com o propósito de definir as causas de um deslizamento de vultosa quantidade de terra sobre várias casas, a Administração Pública pretende contratar uma empresa de engenharia para a realização de perícia e apresentação de laudo técnico. Nesse caso, a Administração Pública
Ver Comentários