Disciplinas Direito Administrativo Entidades paraestatais ou terceiro setor Questões de concursos sobre "Entidades paraestatais ou terceiro setor" | Direito Administrativo - página 25 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Entidades paraestatais ou terceiro setor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q305512 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2008
Quando celebram termo de parceria com a Administração Pública, as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ? OSCIPs, como entidades do terceiro setor,
A)passam a integrar a Administração Direta.
B)exercem atividade privada de interesse público.
C)transformam-se em empresas estatais.
D)exercem atividade de direito público.
E)não estão sujeitas a fiscalização por parte do Tribunal de Contas.
Responder
Q305667 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2009
Os contratos de gestão realizados entre a Administração e as denominadas Organizações Sociais
A)não caracterizam convênio administrativo, não se sujeitando, pois, à fiscalização e controle por parte do Tribunal de Contas.
B)são sempre passíveis de fiscalização e controle pelo Tribunal de Contas.
C)podem ser celebrados com dispensa de licitação, em função de autorização legal específica, não estando sujeitos, nessa hipótese, ao controle e fiscalização pelo Tribunal de Contas.
D)sujeitam-se ao controle e fiscalização por parte do Tribunal de Contas, exceto quando tenham por objeto a gestão de serviço público não-exclusivo.
E)são equiparados a convênio administrativo, quando celebrados com entidades com finalidade lucrativa, sujeitando-se, apenas em tal hipótese, ao controle e fiscalização por parte do Tribunal de Contas.
Responder
Q305724 - ESAF Analista Tributário da Receita Federal 2009
Marque a opção incorreta.
A)O contrato de gestão, quando celebrado com organizações sociais, restringe a sua autonomia.
B)Quanto à estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.
C)Os serviços sociais autônomos são entes paraestatais que não integram a Administração direta nem a indireta.
D)Organização social é a qualifi cação jurídica dada a pessoa jurídica de direito privado ou público, sem fins lucrativos, e que recebe delegação do Poder Público, mediante contrato de gestão, para desempenhar serviço público de natureza social.
E)A Administração Pública, ao criar fundação de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que não for expressamente derrogado por normas de direito público.
Responder
Q305905 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2009
Sobre as entidades do Terceiro Setor é correto afirmar:
A)para que entidades privadas se habilitem como Organização Social têm que ter previsão no seu ato constitutivo, dentre outros requisitos, de participação, no órgão colegiado de deliberação superior, de representantes do Poder Público e de membros da comunidade, de notória capacidade profissional e idoneidade moral.
B)as organizações sociais são definidas como pessoa jurídica de direito público.
C)as organizações da sociedade civil de interesse público só podem distribuir dividendos após cinco anos da sua criação.
D)as entidades qualificadas como organizações sociais não estão obrigadas a realizar licitação para obras, compras, serviços e alienações, relativamente aos recursos por ela administrados, oriundos de repasses da União.
E)classificam-se como terceiro setor, dentre outras, as autarquias, as organizações sociais e as empresas públicas.
Responder
Q305961 - CESPE Juiz federal 2009
Assinale a opção correta, tendo como referência as Leis n.º 9.637/1998 e n.º 9.790/1999.
A)Uma cooperativa qualificada como OSCIP poderá colaborar com o poder público para o fomento e a execução das atividades de interesse público, após a realização de consulta ao conselho de políticas públicas da respectiva área de atuação.
B)É vedada a participação de servidores públicos na composição do conselho de OSCIP.
C)A desqualificação de entidade como organização social dependerá de regular processo judicial movido pelo MP, com base no descumprimento das disposições contidas no contrato de gestão.
D)A perda da qualificação de OSCIP ocorre a pedido ou mediante decisão proferida em processo administrativo ou judicial, de iniciativa popular ou do MP, no qual serão assegurados a ampla defesa e o contraditório.
E)Entende-se por contrato de gestão o instrumento firmado entre o poder público e a entidade qualificada como OSCIP, com vistas à formação de parceria entre as partes para fomento e execução de atividades relativas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.
Responder
Q306035 - EJEF Juiz de Direito 2009
As organizações sociais, assim qualificadas determinadas pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, compõem o aparato do Estado, podendo tanto integrar a administração direta quanto a indireta porque foram criadas no direito para auxiliar a atuação do setor público, viabilizando o fomento e a execução de atividades relativas às áreas especificadas pelo legislador. Reflita sobre as afirmativas acima e assinale a alternativa CORRETA .
A)A primeira é verdadeira e a segunda justifica a primeira.
B)A segunda é falsa e a primeira é verdadeira.
C)A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
D)A primeira é verdadeira, mas a segunda não justifica a primeira.
Responder
Q306099 - FCC Procurador do Estado 2009
Serviço Social Autônomo é
A)órgão da Administração direta, criado mediante autorização legislativa, a quem se assegura autonomia administrativa e financeira.
B)pessoa jurídica de direito privado que não integra a Administração Pública, embora possa ser subsidiada diretamente por recursos orçamentários do ente que a criou.
C)entidade privada que atua em colaboração com a Administração Pública. Não integra a Administração indireta. Embora seja custeada por contribuições parafiscais, não se sujeita à fiscalização pelo Tribunal de Contas e seu pessoal está sujeito ao teto remuneratório previsto na Constituição Federal.
D)ente paraestatal integrante da Administração indireta, organizado para consecução de fins públicos.
E)pessoa jurídica de direito público. É autarquia de regime especial com atuação predominantemente voltada para assistência ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais.
Responder
Q306386 - FCC Auditor do Tribunal de Contas 2008
No Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, divulgado em 1995, um dos objetivos gerais era limitar a ação do Estado àquelas funções que lhes são próprias, reservando, em princípio, os serviços não-exclusivos para a propriedade pública não-estatal. De acordo com a Lei Ordinária no 9.637/98, em relação às parcerias a serem firmadas entre Poder Público e Organizações Sociais é correto afirmar que
A)o contrato de gestão deve ser elaborado unilateralmente pelo órgão ou entidade supervisora e discriminar as atribuições, responsabilidades e obrigações do Poder Público e da organização social.
B)as atividades abrangidas são aquelas dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura, à saúde, à segurança e à moradia.
C)a destinação de bens públicos às organizações sociais para o cumprimento das suas responsabilidades e obrigações é expressamente vedada.
D)o contrato de gestão deve conter especificação do programa de trabalho proposto pela organização social, a estipulação das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execução.
E)a execução do contrato de gestão será fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União que encaminhará à autoridade supervisora relatório conclusivo sobre a avaliação.
Responder
Q306602 - ESAF Auditor Fiscal da Receita Federal - Área Tributária e Aduaneira 2005
Assinale entre o seguinte rol de entidades de cooperação com o Poder Público, não -integrantes do rol de entidades descentralizadas, aquela que pode resultar de extinção de entidade integrante da Administração Pública Indireta.
A)Organização social.
B)Fundação previdenciária.
C)Organização da sociedade civil de interesse público.
D)Entidade de apoio às universidades federais.
E)Serviço social autônomo.
Responder