Disciplinas Direito Administrativo Associação sindical e direito de greve Questões de concursos sobre "Associação sindical e direito de greve" | Direito Administrativo - página 9 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Associação sindical e direito de greve que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q302020 - FEPESE Analista financeiro (instituições financeiras) 2010
Assinale a alternativa incorreta.
A)É garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.
B)O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.
C)Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
D)É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
E)Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
Responder
Q302144 - TRT 21R (RN) Juiz do trabalho 2010
Sobre as regras atinentes à greve no serviço público, assinale a alternativa correta:
A)a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, quanto ao direito de greve, este será exercido, nos termos definidos em lei complementar específica;
B)ao militar é permitida a sindicalização, porém, é proibido o direito a greve;
C)o Supremo Tribunal Federal já assentou o entendimento no sentido da eficácia imediata do direito constitucional de greve dos servidores públicos, a ser exercido por meio da aplicação da Lei de Greve (Lei n. 7.783/89), até que sobrevenha lei específica para regulamentar a questão;
D)a greve no serviço público somente é, por lei, admitida em atividades não essenciais, sendo obrigatória a comunicação prévia, no prazo de 72 horas anteriores do início da paralisação;
E)nenhuma das alternativas está correta.
Responder
Q302250 - CESPE Juiz do trabalho 2010
Com relação aos servidores públicos, assinale a opção correta.
A)A norma constitucional que reconhece aos servidores públicos o direito de greve, ainda que considerada de eficácia limitada, consagra direito de índole coletiva em relação ao qual a legislação infraconstitucional não pode, sob pretexto algum, estabelecer limites ou condições.
B)Em 2007, o STF deferiu medida cautelar, com efeitos retroativos, restabelecendo a eficácia da redação original do art. 39, caput , da CF, que previa o regime jurídico único. Com essa decisão, não mais se admite a criação de empregos públicos no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional, devendo ser invalidadas as situações constituídas anteriormente a 2007 que ignorem a existência do regime único.
C)Os trabalhadores públicos celetistas das empresas públicas sujeitam-se às regras disciplinadoras da CLT; seu regime básico é o mesmo que se aplica às relações de emprego no setor privado.
D)A Lei Federal n.º 9.962/2000 disciplina o regime de emprego público, o qual incide no âmbito da administração federal direta, das autarquias e das sociedades de economia mista.
E)Em virtude da alteração introduzida pela Emenda Constitucional n.º 45/2004 - Reforma do Poder Judiciário - na CF, os litígios entre a União e servidores estatutários são dirimidos perante a justiça do trabalho, do mesmo modo que os litígios envolvendo servidores trabalhistas e os diversos entes federativos, na condição de empregadores.
Responder
Q302512 - AOCP Juiz do trabalho 2004
Considere as assertivas a seguir em relação à Administração Pública: I - a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, dentre outros II - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período IV - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical V - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão Marque a alternativa correta , dentre as proposições que seguem:
A)somente a proposição III está incorreta
B)somente a proposição IV está incorreta
C)somente a proposição II está incorreta
D)todas as proposições estão corretas
E)todas as proposições estão incorretas
Responder
Q302723 - PUC-PR Juiz do trabalho 2007
Assinale a alternativa incorreta :
A)Segundo a lei, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, os órgãos da Administração Federal direta, as autarquias e as fundações públicas poderão contratar professor substituto e professor visitante por prazo determinado, observado o prazo máximo de dois anos.
B)Segundo o entendimento dominante no Tribunal Superior do Trabalho, ao empregado de empresa pública, ainda que admitido mediante aprovação em concurso público, não é garantida a estabilidade prevista no art. 41, da Constituição Federal, que dispõe que "São estáveis após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".
C)O servidor público civil ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais, vincula-se obrigatoriamente ao Regime Geral de Previdência Social.
D)Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.
E)Ao servidor público civil a lei assegura o direito à livre associação sindical, mas não lhe garante o direito à negociação coletiva.
Responder
Q302745 - FUNDEC Juiz do trabalho 2003
CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES: I - A Constituição Federal assegura ao servidor público o direito à livre associação sindical. II - Aos militares dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e aos membros das Forças Armadas a Constituição Federal assegura o direito à livre associação sindical mas proíbe a greve. III - A Constituição Federal assegura ao servidor público o direito de greve, que será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar. IV - O servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais poderá optar pelo regime geral da previdência social previsto para o trabalhador privado. Assinale a alternativa correta:
A)Apenas a alternativa I está correta
B)Todas as alternativas estão corretas
C)Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
D)Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas
E)Apenas a alternativa III está correta
Responder
Q304772 - FAE Juiz de Direito 2008
Assinale a alternativa correta:
A)o prazo de validade do concurso público será de até 2 (dois) anos, prorrogável por igual período tantas vezes quanto necessário para o preenchimento dos cargos ou empregos disponíveis.
B)a nomeação para cargo em comissão independe de aprovação prévia em concurso público, desde que o referido cargo seja declarado em lei de livre nomeação e exoneração.
C)durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre os novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira, a não ser que os novos concursados tenham atingido notas superiores aos aprovados no concurso público anterior.
D)o direito de greve dos servidores públicos será exercido nos termos e nos limites definidos em decreto.
Responder
Q305718 - ESAF Analista Tributário da Receita Federal 2009
Entre os direitos assegurados aos servidores públicos, inclui- se o de greve, nos limites da legislação específica, conforme art. 37/ VII da Constituição, mas o Supremo Tribunal Federal, recentemente, firmou entendimento, que hoje predomina, no sentido de que,
A)o servidor público não poderá fazer greve, enquanto não for editada a lei específica, regulando o seu exercício.
B)os servidores públicos em geral são também regidos pela Lei n. 7.783/89, que dispõe sobre o exercício do direito de greve, pelos trabalhadores.
C)os servidores pertencentes às carreiras de Estado, incluisive as de exação tributária, estão incluídos entre os alçados pelo pleno direito de greve, independente de qualquer regulamentação.
D)as atividades desenvolvidas pela polícia civil são análogas, para esse efeito, às dos militares, aos quais é expressamente vedada a greve.
E)o direito de greve não se aplica aos servidores públicos, regidos pela Lei n. 8.112/90.
Responder
Q305776 - FUNIVERSA Advogado 2009
Em relação aos agentes públicos, assinale a alternativa incorreta.
A)É inconstitucional a vinculação do reajuste de vencimentos de servidores estaduais ou municipais a índices federais de correção monetária.
B)A absolvição criminal de servidor público repercute na esfera administrativa quando a absolvição se dá por falta de provas.
C)O direito de acesso aos cargos, empregos e funções públicas estende-se também aos estrangeiros.
D)A proibição constitucional de acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas estende-se às subsidiárias de sociedades de economista mista.
E)É assegurado ao servidor público o direito à livre associação sindical e o direito de greve.
Responder
Q306045 - EJEF Juiz de Direito 2009
À luz das disposições constitucionais sobre servidores públicos, é CORRETO afirmar:
A)A primeira investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.
B)Segundo o entendimento atual do STF, o direito de greve dos servidores públicos é norma de eficácia plena, independendo, portanto, de lei infraconstitucional regulamentadora.
C)As funções de confiança, destinadas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, são exercidas exclusivamente por titulares de cargo efetivo.
D)A jurisprudência atual do STJ é sumulada no sentido de que a aprovação de candidato em concurso público gera direito subjetivo à nomeação, e não somente expectativa de direito.
Responder