Q46504 - UECE-CEV Analista - Comunicação Social 2018
A realização de uma pesquisa de opinião pública
implica vários preparativos preliminares, dos quais a
adequada elaboração do questionário de perguntas
configura-se como um dos principais. Considerando as
práticas mais recorrentes na elaboração de um
questionário de perguntas, é INCORRETO afirmar
que
Há um evento realizado com a participação da população com a finalidade de buscar opiniões que resultem em diretrizes para
soluções de demandas sociais. No ano passado, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul executou
32 desses eventos nas mais diversas áreas de interesse da população do Estado. Esses eventos são organizados e conduzidos
por comissões de deputados em conjunto com a sociedade civil para instruir matéria legislativa em tramitação e para tratar de
temas ligados à atuação dessas comissões. Esses eventos são denominados
Para alguns teóricos, como Pierre Bourdieu, é polêmica e
muito questionada a definição de opinião pública, bem como
sua atribuição nas sociedades e culturas. Diversos estudiosos,
no decorrer dos séculos, têm opiniões divergentes no tocante
à acepção e ao papel da opinião pública em suas sociedades.
Em famoso artigo, publicado em Les Temps Modernes, em
janeiro de 1973, Bourdieu externa sua controvertida e lúcida
tese quanto ao tema, já a partir do título de sua publicação. Segundo Pierre Bourdieu, a opinião pública
Em 1965, o pesquisador Harwood L. Childs fez uma análise
comparativa dos vários conceitos acerca da opinião pública e
concluiu que todos erravam ao restringir o sentido da
expressão com base em alguma premissa limitante.
Em relação às conclusões de Childs referentes aos limites
para os conceitos de opinião pública, assinale a alternativa
correta.
Quando se pensa em promoção da imagem organizacional
da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança
ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois
deve-se considerar que a imagem
Em uma pesquisa com entrevistas para uma amostragem com milhares de participantes, normalmente são usados formulários
ou questionários. Nessas situações, é possível que se necessite coletar informações em temas que gerem, no entrevistado,
medo ou receio de responder, se as perguntas forem formuladas diretamente ou, até mesmo, de forma indiscreta. Por exemplo:
ao perguntar “você é favorável à preservação do meio ambiente?”, as respostas podem ser, por obviedade, sempre sim, mesmo
que não correspondam à realidade. Em casos como esse, a melhor alternativa para coletar dados precisos, quantificáveis e
comparáveis entre si é
A comunicação externa, mais precisamente com a mídia, é uma poderosa ferramenta, principalmente, quando se trata do reforço da imagem institucional. Por essa razão, a comunicação com a mídia é uma das áreas que requer um planejamento cuidadoso, pois, quando o assunto é imprensa, qualquer deslize pode custar caro à imagem da empresa. Assim, num plano de assessoria de imprensa, uma das etapas que deve preceder, necessariamente, ao envio de uma nota de imprensa é a(o)
Supondo-se que a Petrobras tenha interesse em atuar em um novo país e as pesquisas mostrem que a população local tenha formado mitos e estereótipos deturpados a respeito do Brasil, uma solução a ser implementada pela comunicação da empresa é