Disciplinas Auditoria Governamental Tribunal de Contas da União - TCU Questões de concursos sobre "Tribunal de Contas da União - TCU" | Auditoria Governamental - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tribunal de Contas da União - TCU que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q11673 - INSTITUTO CIDADES Auditor(a) VII 2016
Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle
externo, compete, nos termos da Constituição Federal
e na forma estabelecida nesta Lei, com EXCEÇÃO
de:
A)Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos das unidades dos poderes da União e das entidades da administração indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Erário.
B)Julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, nos termos do art. 36 desta Lei.
C)Acompanhar a arrecadação da receita a cargo da União e das entidades referidas no inciso I deste artigo, mediante inspeções e auditorias, ou por meio de demonstrativos próprios, na forma estabelecida no Regimento Interno.
D)Efetuar, observada a legislação pertinente, o cálculo das quotas referentes aos fundos de participação a que alude o parágrafo único do art. 161 da Constituição Federal, fiscalizando a entrega dos respectivos recursos.
Responder
Q11756 - FCC Analista Ministerial - Contador 2013
Ao Tribunal de Contas da União, órgão de controle externo, compete, dentre outros, nos termos da Constituição Federal,
A)avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
B)apreciar as contas prestadas anualmente pelos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da Administração Direta e Indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal.
C)apoiar o controle interno no exercício de sua missão institucional.
D)fiscalizar as declarações de bens e rendas apresentadas pelos diretores de empresas contratadas pela Administração Direta e Indireta Federal.
E)fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município.
Responder
Q11773 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Auditoria 2012
A legislação vigente estabelece o órgão responsável por apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público. As exceções são as nomeações para cargos de provimento em comissão. Nesse sentido, o órgão responsável é o(a)
A)Departamento Federal de Recursos Humanos
B)Tribunal de Contas da União
C)Ministério do Trabalho e Emprego
D)Ministério da Previdência Social
E)Controladoria Geral da União
Responder