A CGU foi criada durante o governo de Fernando
Henrique Cardoso por meio da Medida Provisória n°
2.143-31, 2 de abril de 2001, com a denominação
inicial de Corregedoria-Geral da União (CGU-PR).
Teve, originalmente, como propósito declarado o de
combater, no âmbito do Poder Executivo Federal, a
fraude e a corrupção e promover a defesa do
patrimônio público. Assinale o item INCORRETO em
relação a CGU:
Controle é a função administrativa que monitora e
avalia as atividades e resultados alcançados para
assegurar que o planejamento, organização e direção
sejam bem-sucedidos. O conceito de controle
consiste em verificar se a atividade controlada está ou
não alcançando os objetivos ou resultados desejados.
Assim, o controle é um processo que guia a atividade
exercida para um fim previamente determinado
(CHIAVENATO, 2006). Na Administração Pública, o
controle é a faculdade, e, em determinados casos, a
competência legal de avaliação, orientação e
correção que um Poder, órgão ou autoridade exerce
sobre a conduta funcional (JUND, 2007). Em relação
ao Controle Interno da Administração Pública no
Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Q11674 - FGV Analista da Procuradoria - Contador 2015
De acordo com a Resolução CNJ nº 171/2013, a auditoria que tem
ênfase no planejamento estratégico e na visão dos programas
como fator básico de organização da função e da gestão pública
como mobilização organizacional para alcance dos resultados é a
auditoria:
Q11679 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Contador - Conhecimentos Específicos 2015
De acordo com o Manual de Auditoria da Controladoria Geral
do Município do Rio de Janeiro, o tipo de auditoria que tem por
objetivo avaliar as prestações de contas do prefeito, dos
ordenadores de despesa, dos arrecadadores de receita, dos
responsáveis pela guarda de bens materiais e das tomadas
de contas especiais para fins de certificação por parte do Controle
Interno, com intuito de subsidiar o julgamento das contas
pelo Tribunal de Contas do Município, é:
Q11681 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Contador - Conhecimentos Específicos 2015
Ao terminar um trabalho de auditoria realizado em um órgão,
a equipe deve comunicar os resultados, em reunião, com:
O controle interno tem como objetivo minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público. O controle interno se subdivide em três tipos. Assinale à alternativa que NÃO corresponde a um deles:
Dentre as atividades de auditoria, inspeção administrativa e
fiscalização, previstas na Resolução nº 171/2013, a de fiscalização
é considerada um técnica de controle que visa, entre outras
coisas, comprovar se o objeto dos programas institucionais
existe, corresponde às especificações estabelecidas, atende às
necessidades para as quais foi definido e atende à legislação.
A Res. nº 171/2013 orienta que a unidade de controle interno
poderá elaborar Plano Anual de Fiscalização e submeter à
Presidência do Tribunal ou Conselho para a aprovação, em que
serão consideradas as seguintes variáveis, EXCETO:
Há um tipo de auditoria que visa emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, a probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda ou na administração de valores e outros bens ou a ela confiados, compreendendo, entre outros, os seguintes aspectos: exame das peças que instruem os processos de tomada ou prestação de contas; exame da documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos; verificação da eficiência dos sistemas de controles administrativo e contábil; verificação do cumprimento da legislação pertinente; e avaliação dos resultados operacionais e da execução dos programas de trabalho quanto à economicidade, eficiência e eficácia dos mesmos. Trata-se da auditoria:
Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de, EXCETO:
Q11708 - FCC Analista do CNMP - Contabilidade 2015
Relativamente às finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, considere: I. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União. II. Elaborar a programação financeira do Tesouro Nacional, gerenciar a Conta Única do Tesouro Nacional e subsidiar a formulação da política de financiamento da despesa pública. III. Avaliar os recursos dos orçamentos vigentes, as alterações decorrentes de créditos adicionais, as receitas prevista e arrecadada, a despesa empenhada, liquidada e paga à conta desses recursos e as respectivas disponibilidades. IV. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União. V. Consolidar os balanços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vistas à elaboração do Balanço do Setor Público Nacional. Está correto o que se afirma APENAS em