Questões de concursos sobre "Definições / Fases da Gestão de Documentos" | Arquivologia - página 8
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Definições / Fases da Gestão de Documentos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Acerca da gestão de documentos, nos termos da Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991, assinale a afirmativa correta.
Q7682 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Arquivologista 2008
Segundo o Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e–ARQ Brasil, o planejamento de um programa de gestão de documentos compreende:
Q7699 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Arquivologista 2008
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, na Gestão de Documentos são desenvolvidas as seguintes operações técnicas:
Q7709 - FCC Analista de Documentação - Arquivologia 2007
Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar
Q7714 - FCC Analista de Documentação - Arquivologia 2007
“Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear
sua consulta a quantos dela necessitem.”
(Carta Magna, Constituição Federal, Artigo 216, § 2º).
A Gestão Documental é requerida por Lei e prevista na Constituição Federal, visando garantir o fornecimento de evidências,
a condução transparente das atividades e o controle de informações.
Observe as sentenças:
I – O pleno exercício da democracia é assegurado através da Gestão Documental que provê acesso a todos os cidadãos,
inclusive os naturalizados.
II – A transparência das ações administrativas e o controle dos acessos por parte dos servidores públicos é uma das mais
importantes funções da Gestão Documental.
III – A racionalização da produção de documentos, com vistas a uma política sustentável e o auxílio da preservação das
reservas naturais do planeta são incentivados pela Gestão Documental.
IV – A criação de procedimentos de avaliação, transferência, guarda, recolhimento e eliminação de documentos é um dos
principais objetivos da Gestão Documental.
V – O patrimônio documental de guarda permanente permanece preservado pela Gestão Documental.
Dentre as sentenças apresentadas, assinale a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA sobre os objetivos da Gestão
Documental:
A fim de garantir uma gestão eficaz de documentos, instrumentos específicos são utilizados para imprimir maior agilidade e
precisão, de forma simples e racional ao processo.
Sobre o enunciado, assinale a ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA que apresenta os principais instrumentos utilizados na
Gestão Documental: