Disciplinas Arquivologia Competências dos Profissionais de Arquivo Questões de concursos sobre "Competências dos Profissionais de Arquivo" | Arquivologia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Competências dos Profissionais de Arquivo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q6503 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2015
Dentre as rotinas características da gestão de documentos, a única que prescinde da participação do arquivista é
A)o uso primário.
B)a classificação.
C)o arquivamento.
D)a tramitação.
E)a avaliação.
Responder
Q6595 - FCC Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Arquivologia 2014
É vedado aos arquivistas, do ponto de vista ético,
A)respeitar o princípio de proveniência e de respeito à ordem original dos documentos.
B)proteger a autenticidade e a integridade dos documentos sob sua responsabilidade.
C)facilitar o acesso ao maior número possível de usuários, atendendo-os com imparcialidade.
D)acompanhar a literatura da área, mantendo-se atualizado em relação a novos aportes técnicos.
E)revelar informações contidas em documentos cujo acesso tem algum tipo de restrição.
Responder
Q6765 - CETRO Documentação 2014
De acordo com a Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados e dá outras providências, é correto afirmar que.
A)o exercício das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho.
B)os originais dos documentos ainda em trânsito, microfilmados, não poderão ser eliminados antes de serem arquivados.
C)o Conselho Nacional de Arquivos será presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional e integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.
D)compete ao Arquivo Nacional, como órgão central do SIGA (Sistema de Gestão de Documentos), o encaminhamento, para aprovação do Ministro da Casa Civil da Presidência da República, das normas complementares deliberadas pela comissão de coordenação do SIGA.
E)compete ao Núcleo de Segurança e Credenciamento, órgão central de credenciamento de segurança, instituído no âmbito do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, fiscalizar o cumprimento das normas e procedimentos de credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada.
Responder
Q7343 - FGV Tecnologista em Saúde - Arquivologia 2010
É fundamental e indispensável que o papel do arquivista seja compreendido pela sociedade, isto porque, na era da informação, a eficácia da recuperação da informação, sua uniformidade, ritmo, integridade, dinamismo de acesso, pertinência e precisão nas buscas depende do arquivista. Isto ocorrerá na medida em que a atuação do arquivista for precisa nos processos de:
A)classificação, avaliação e ordenação.
B)classificação, avaliação e descrição.
C)classificação, inspeção e descrição.
D)inspeção, descrição e ordenação.
E)inspeção, avaliação e descrição.
Responder
Q7574 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2009
De acordo com a legislação vigente,
A)os documentos intermediários dos órgãos públicos federais são encaminhados para o Arquivo Nacional, onde se submetem a avaliação e higienização.
B)os arquivos privados declarados de interesse público e social são incorporados ao acervo das instituições arquivísticas públicas.
C)o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) é órgão subordinado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
D)as empresas e serviços notariais e de registro que exercem atividade de microfilmagem de documentos estão desobrigados de inscrição no Ministério da Justiça.
E)são atribuições dos técnicos de arquivo, entre outras, a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e à conservação dos documentos.
Responder
Q7580 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2009
As tarefas mencionadas eram tradicionalmente executadas pelos profissionais de
A)Organização & Métodos.
B)Informática.
C)Gestão do Conhecimento.
D)Ciência da Informação.
E)Biblioteconomia.
Responder
Q7816 - CS-UFG Analista Legislativo - Pesquisador Legislativo 2015
A Associação dos Arquivistas do Brasil (AAB) prescreve um conjunto de regras de conduta para orientar o arquivista no exercício da profissão. Segundo a normatividade oriunda da AAB, considera-se arquivista o profissional que atua na guarda, conservação, organização, controle e administração de arquivos. Esse profissional tem como dever e obrigação
A)restringir o acesso aos arquivos a um seleto número de pessoas, uma vez que em seu trabalho, em larga medida, lida com documentação antiga, que requer maiores cuidados.
B)atender com parcialidade seletiva às pessoas que procuram a documentação sob sua responsabilidade, já que há um elenco de agentes públicos e privados que, em virtude da função de seu cargo, tem prioridade sobre documentação específica.
C)tornar públicas informações contidas em documento cujo acesso é restrito por lei, quando se tratar de assunto que compromete a segurança nacional.
D)garantir a autenticidade e a integridade dos documentos nos trabalhos de processamento técnico e de conservação.
Responder
Q7928 - FCC Analista Judiciário - Arquivologia 2013
De acordo com o Código de Ética do Arquivista, elaborado pelo Conselho Internacional de Arquivos, os profissionais da área devem
A)cooperar com representantes de disciplinas congêneres, desde que estabeleçam limites bem definidos para impedir que bibliotecários e documentalistas os ultrapassem indevidamente.
B)observar fielmente todos os compromissos firmados no momento de uma aquisição, mas podem renegociá-los, caso as circunstâncias o permitam, no interesse da liberação de acesso aos documentos.
C)acompanhar a produção acadêmica mais recente, contribuindo para que se adotem posturas pós-modernas na teoria e na prática dos arquivos e se abandonem, consequentemente, ideias positivistas.
D)atender de modo equânime todos os usuários, priorizando, no entanto, os pesquisadores de baixa renda, os portadores de necessidades especiais e os ativistas de direitos humanos.
E)promover a digitalização dos fundos sob sua responsabilidade, de modo a disponibilizá-los pela internet e evitar a elaboração de instrumentos de pesquisa complexos e onerosos.
Responder
Q7933 - VUNESP Assistente de Suporte Acadêmico 2013
As profissões de arquivista e de técnico de arquivo são reguladas e regulamentadas desde 1978. De acordo com a Lei n.º 6.546/1978, o exercício dessas profissões é vedado aos;
A)diplomados no Brasil por curso superior de Arquivologia, reconhecido na forma da lei.
B)diplomados no exterior por cursos superiores de Arquivologia, cujos diplomas sejam revalidados no Brasil.
C)não habilitados nos termos da lei, detentores de certificados e diplomas em cursos de extensão, especialização e/ou pós-graduação, além de carga horária mínima de 1 100 horas em disciplinas específicas.
D)técnicos de arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2.º grau.
E)portadores de certificado de conclusão de curso de 2.º grau com treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1 100 horas nas disciplinas específicas
Responder
Q7934 - VUNESP Assistente de Suporte Acadêmico 2013
De acordo com o Decreto n.º 82.590/1978, que regulamenta a Lei n.º 6.546/1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, entre as atribuições dos arquivistas, destaca-se a;
A)execução de tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos.
B)preparação de documentos de arquivo para conservação.
C)classificação dos documentos.
D)descrição dos documentos.
E)promoção de medidas necessárias à conservação de documentos.
Responder