A comunicação nas organizações públicas, além da necessidade de prezar pela transparência, como determinação geral da Administração Pública, é um fundamental instrumento de liderança. Nesse sentido, é correto afirmar:
Q4604 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2011
Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável
“...cidadania pressupõe a comunicação entre os vários setores da sociedade, exigindo uma comunicação capaz de integrar Estado, governo e sociedade em prol de políticas públicas que procurem atender as necessidades sociais”. A comunicação pública, dentro da proposta de construção da cidadania, é aquela que:
Q4654 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 2006
A unificação da informática com a comunicação oportunizaram o uso de internet no setor público. Indique se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta. I. Através da internet, a administração pública disponibiliza dados e relatórios, dando possibilidade aos cidadãos de decidirem sobre ações do governo. II. A internet possibilita a divulgação de informações para os cidadãos sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernização dos órgãos públicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Através da internet, o setor público pode ofertar serviços ao cidadão e disponibilizar dados que permitem o controle externo. Selecione a opção correta.
A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é
recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para
determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira
que queremos.
Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso
da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.
I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas
próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.
II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender
a seu pedido.
III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das
necessidades do solicitante.
A comunicação não violenta consiste em habilidades de
linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a
atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende
basicamente quatro componentes que se iniciam com a
observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a
identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo
que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que
pedimos para enriquecer nossa vida.
Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação
ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação