A Administração Pública Gerencial, considerada
contemporânea, constitui um modelo de gestão que
consiste na busca de incorporação, pela área pública,
de uma maior racionalidade gerencial. Trata-se de um
conjunto de medidas direcionadas para o aumento
da eficiência e à elevação da produtividade das
organizações estatais, valendo-se, de mecanismos e
técnicas já consagradas na gestão empresarial. Essa
forma de administrar tem algumas características
básicas. Assinale a alternativa que não contém uma
dessas características.
A proposta de Administração Pública Gerencial
contempla o foco no cidadão e possui as características
abaixo, exceto a que está na alternativa:
Q4261 - FGV Analista da Procuradoria - Administrador 2015
A reforma do Estado no Brasil na implantação do modelo gerencial, durante a década de 90, envidou esforços no sentido de:
Q4268 - FGV Agente de Fiscalização - Administração 2015
A administração pública gerencial surgida no final do século passado tem como fundamento o pressuposto de que:
Q4269 - FCC Analista de Controle Externo-Auditoria Governamental 2015
Ao longo das décadas de 1980 e 1990, três visões da Administração pública, com razoável grau de intercâmbio entre elas,
surgiram do debate sobre a aplicação da administração gerencial, também conhecida como managerialism, ao setor público: o
Gerencialismo Puro, o Consumerism e a Public Service Orientation − PSO. Sobre o tema, é correto afirmar:
Q4287 - IBFC Gestor de Transportes e Obras - Administração 2014
A Administração Pública Gerencial se inspira na Administração de Empresas, entretanto, não pode ser confundida com esta última. Sobre alguns conceitos da Administração Pública Gerencial, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:I. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos, não como cliente de seus serviços. II. Na Administração Pública Gerencial os resultados da ação do Estado são considerados bons não apenas porque os processos administrativos estão sob controle, são seguros, como quer a administração pública burocrática, mas porque as necessidades do cidadão- cliente estão sendo atendidas. Estão corretas as afirmativas:
Q4288 - IBFC Gestor de Transportes e Obras - Administração 2014
“A Administração Pública gerencial busca o atingimento de metas com a efciência necessária.” Baseado no tema, analise as sentenças abaixo, atribua valores Verdadeiro (V) e Falso (F), e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:( ) Com a Administração Pública Gerencial foca-se no princípio da legalidade, do controle de procedimentos, distanciando-se do controle do resultado a ser obtido pela administração e do cumprimento de metas. ( ) A Administração Pública Gerencial revê as características principais do modelo burocrático, ou seja, as estruturas rígidas, a hierarquia, a subordinação, o controle de procedimentos, passando a direcionar a atuação para o controle de resultados pretendidos. ( ) Com a Administração Pública Gerencial a efciência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados, tendo o cidadão como benefciário, torna-se a meta do Estado, a essência da atividade desempenhada por este. A sequência correta é:
Q4298 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2013
É característica da Administração Pública Gerencial
Q4300 - VUNESP Analista em C&T Júnior - Administração 2013
Para a administração pública burocrática,prevalece o pressuposto da racionalidade absoluta, enquanto que, para a administração pública gerencial, considera-se:
Entre as escolas da administração pública, pode-se destacar a gerencial. No Brasil, os vigentes Decreto lei n.º 200/1967 e a Emenda Constitucional n.º 19/1998 são instrumentos fortes que têm como marca a introdução de uma nova fase na prestação dos serviços pelo Estado, bem como uma forma de relacionamento em que o cidadão passou a ser um consumidor desses serviços. Considerando escola gerencial da administração pública e sua relação com os usuários de serviços públicos, assinale a opção correta acerca do cenário da gestão administrativa pública.