Questões de concursos sobre "Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas" | Administração Geral - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q3014 - CETAP Analista - Administração 2015

“Descobrir o significado, para você, do trabalho que executa, é,
portanto, imprescindível.”
                                                                                                                          Sylvia VergaraA citação da autora, anteriormente apresentada, tem sentido
quando se analisa os processos motivacionais, porque:
I- as motivações individuais são todas iguais;
II- encontrar significado no trabalho ajuda a pessoa a crescer
junto com a organização a qual faz parte;
III-o significado no trabalho dá certa direção e informa os motivos
pelos quais as coisas fazem sentido;
IV- fatores como remuneração e clima de trabalho, no caso,
imprescindíveis, são considerados motivacionais para clássicos
como Herzberg e Maslow.
É correto o que se afirma em:
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Q3015 - CETAP Analista - Administração 2015

“A beleza de ser um eterno aprendiz.”
                                                                                                                                 Gonzaguinha O verso da canção de Gonzaguinha deveria servir como um
princípio para todos os profissionais. Afinal, ter motivação para
aprender evoca sentimentos de competência, o que, sem
dúvida, interfere nos resultados de uma organização. Tal
temática, inclusive, vem sendo discutida cada vez mais no
âmbito das organizações contemporâneas, que, por sua vez,
buscam:
I- introduzir programas de qualificação de longo prazo cujo foco
são os treinamentos pontuais técnicos e de operação;
II- consolidar as competências críticas que suportam a
operacionalização da missão institucional;
III- fortalecer uma cultura de aprendizagem contínua, cuja
proposta independe da participação efetiva das lideranças;
IV- internalizar, por meio dos programas de educação, os valores
organizacionais constantes no planejamento estratégico.É correto o que se afirma em:
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Q3016 - CETAP Analista - Administração 2015

Não há dúvidas de que as empresas foram levadas a reconhecer
a realidade inexorável do mundo contemporâneo, cuja ideia
defende novos modelos de gestão mais participativos. Tal
modelo de liderança perpassa pelo(a):
I- compartilhamento das diretrizes estratégicas, como, por
exemplo, a missão e a visão institucionais;
II- necessidade de perscrutar o ambiente externo, identificando
pontos fortes e fracos;III- contribuição na form ação de valores e crenças
organizacionais dignificantes, modelando o caminho pelo
exemplo de forma constante;
IV- habilidade na clarificação de problemas, utilizando-se, para
isto, de matrizes como a GUT, que exigem o mapeamento da
gravidade, urgência e dos times de trabalho.
Estão corretos apenas:
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Q3024 - FGV Administrador 2015

Douglas McGregor  foi  um  autor  behaviorista  que  se  preocupou  em comparar dois estilos distintos de administrar, aos quais deu  o nome de Teoria X e Teoria Y, e que levavam em consideração o  comportamento humano nas organizações.  Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.  I.  O ser humano da Teoria X é indolente e egocêntrico. Falta-lhe  ambição e trabalha o mínimo possível.  II.  O  ser  humano  da  Teoria  Y  é  naturalmente  resistente  às  mudanças, mas tem potencial para assumir desafios.  III.  Em  ambos  os  casos  (Teoria  X  e  Teoria  Y) o  desempenho  do  ser humano varia em função dos incentivos financeiros.  Assinale:
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Q3025 - FGV Administrador 2015

F. Herzberg  formulou a Teoria dos Dois Fatores, na qual buscou  explicar  a  capacidade  de  influência  destes  na  motivação  do  trabalhador  e  no  seu  comportamento,  criando  satisfação  ou  insatisfação.  A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.  I.  Fatores satisfacientes geram desmotivação quando  retirados  do ambiente de trabalho.  II.  Essa teoria trata os  fatores capazes de conferir satisfação ou  insatisfação como elementos distintos.  III.  Salário  e  reconhecimento  são  exemplos  de  fatores  satisfacientes.  Assinale:
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