Disciplinas Administração Financeira e Orçamentária LC nº 101-2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Questões de concursos sobre "LC nº 101-2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal" | Administração Financeira e Orçamentária - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre LC nº 101-2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q259 - FGV Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal 2016
Dentre os princípios que direcionam a Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), não está incluído
A)o equilíbrio entre receitas e despesas, a fim de se evitar déficits públicos constantes.
B)a adoção de uma política tributária estável, com regras claras.
C)o estímulo à participação da população nos atos relacionados à prestação das contas dos recursos públicos, visando ao controle social do orçamento.
D)a estipulação de um limite da dívida pública como percentual do PIB, lançando mão do sequestro orçamentário se necessário.
E)a transparência na elaboração, execução e divulgação das leis referentes às finanças públicas, em especial aquelas relacionadas ao orçamento.
Responder
Q594 - FCC Técnico Superior de Análise Contábil 2009
No ciclo orçamentário, a etapa de elaboração do orçamento envolve a previsão das receitas públicas em que, conforme a Lei Complementar no 101/2000,
A)a estimativa do impacto orçamentário-financeiro da renúncia de receita não será considerada na previsão de receitas na lei orçamentária, desde que as metas de resultados fiscais não sejam afetadas.
B)as estimativas serão realizadas com base na escolha de um dos seguintes critérios: evolução histórica das receitas arrecadadas, mudança da legislação tributária, variação dos índices de preço ou crescimento econômico.
C)a reestimativa da receita poderá ser feita pelo Poder Legislativo se comprovado erro ou omissão de ordem técnica ou legal.
D)os montantes de receitas de operações de crédito poderão ser superiores aos das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.
E)o Poder Executivo colocará os estudos e as estimativas à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público no prazo máximo de trinta dias após o encaminhamento da proposta orçamentária.
Responder
Q623 - IF Sertão - PE Administrador 2016
Há diversas normas brasileiras que exigem o
planejamento como uma prática da Administração
Pública. A mais conhecida é a Lei de Responsabilidade
Fiscal (LRF), Lei nº 101 de 04 de maio de 2000, que
estabelece normas para a gestão fiscal das finanças
públicas. Considerando essas normas, assinale a
alternativa INCORRETA.
A)A despesa total com pessoal será apurada somando-se a realizada no mês em referência com as dos onze meses imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competência.
B)A gestão fiscal trata-se da ação planejada e transparente em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas
C)Receita corrente líquida é o somatório das receitas tributárias, patrimoniais, industriais, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes.
D)Não serão considerados na receita corrente líquida do Distrito Federal e dos Estados do Amapá e de Roraima os recursos recebidos da União para atendimento das despesas de que trata o inciso V do § 1o do art. 19.
E)" Os valores dos contratos de terceirização de mão-de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como "Outras Despesas de Pessoal"
Responder
Q682 - VUNESP Analista em Gestão Municipal - Administração de Empresas 2015
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar
n° 101/2000) estabelece normas de finanças públicas e
algumas definições que lhe são afetas. A definição de
receita corrente líquida excetua, quando se refere ao
ente Estado,
A)os valores transferidos aos Estados por determinação constitucional ou legal.
B)o somatório das receitas patrimoniais.
C)a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço.
D)o somatório das receitas agropecuárias.
E)as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional.
Responder
Q769 - CONSULPLAN Analista Judiciário - Contabilidade 2012
Segundo o Art. 19 da Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal), a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder, respectivamente, os seguintes percentuais da receita corrente líquida
A)Município: 40% Estado: 50% União: 60%
B)Município: 40% Estado: 50% União: 50%
C)Município: 50% Estado: 60% União: 70%
D)Município: 60% Estado: 60% União: 50%
Responder
Q791 - FCC Analista de Tecnologia da Informação - Redes-Segurança-Conectividade 2010
A receita corrente líquida, excluídas as duplicidades, será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos
A)seis anteriores.
B)dez anteriores.
C)onze anteriores.
D)doze anteriores.
E)treze anteriores.
Responder
Q823 - FCC Técnico Superior Administrador 2009
A)corresponde aos ingressos provenientes da arrecadação de impostos, taxas e contribuições de melhorias.
B)é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas correntes, consideradas as deduções conforme o ente (União, Estados, DF e Municípios).
C)foi definida pela LRF (Lei Complementar no 101), como a receita realizada nos doze meses anteriores ao mês que se estiver apurando, excluídas as receitas provenientes de operações de crédito e de alienação de bens.
D)foi estabelecida pela Resolução do Senado Federal no 96, de 15/12/1989, como a receita resultante da diferença entre a receita bruta e as deduções.
E)é a soma dos ingressos de recursos financeiros oriundos de atividades operacionais, visando a atingir objetivos traçados nos programas e ações do governo.
Responder
Q932 - CEPERJ Procurador 2015
De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se
obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada
de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem
para o ente a obrigação legal de sua execução por um período
superior a:
A)um exercício
B)dois exercícios
C)três exercícios
D)quatro exercícios
E)cinco exercícios
Responder
Q1100 - FCC Analista Ministerial - Ciências Contábeis 2012
A despesa, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, é considerada obrigatória de caráter continuado quando
A)aprovada na lei orçamentária para atender dispositivos legais que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período de dois ou mais exercícios.
B)capital prevista no Plano Plurianual, cujo prazo de execução seja superior a dois exercícios financeiros.
C)prevista na lei diretrizes orçamentárias, derivada de lei específica, medida provisória ou ato administrativo normativo, cujo prazo de execução ultrapasse três exercícios financeiros.
D)corrente destinada a manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis independentemente do prazo de execução.
E)corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
Responder
Q1101 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2012
A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, dentre outros, será acompanhado de
A)estimativa da arrecadação das receitas no exercício em que deva entrar em vigor o aumento da despesa e nos dois subsequentes.
B)declaração do ordenador da despesa de que o aumento será compensado mediante aumento das receitas nos exercícios subsequentes.
C)estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes.
D)justificativas do ordenador da despesa da necessidade do aumento demonstrando a origem dos recursos para o seu custeio no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes.
E)comprovação de que a despesa criada ou aumentada, independentemente de aumento na arrecadação de receitas, não provocará déficit orçamentário- financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos demais subsequentes.
Responder