Q8748 - NUCEPE Agente Penitenciário - Prova Anulada 2016
O cenário político na América Latina passa por um período de transformações. As derrotas dos
governistas nas últimas eleições na Venezuela e na Argentina sinalizam uma mudança na percepção da
maioria do eleitorado local, que vê o esgotamento de modelos de gestão que não conseguem responder
à altura aos atuais desafios econômicos. Analisando as recentes alterações no equilíbrio de forças no
plano regional latino-americano, é CORRETO afirmar que:
A)O governo colombiano e as lideranças das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram as negociações para um inédito acordo de paz para pôr fim ao conflito armado que já dura 52 anos, e que vitimou mais de 220 mil pessoas, deixou 4,9 milhões de refugiados internos e um saldo de 25 mil desaparecidos.
B)A visita do Presidente Barack Obama a Cuba e a reabertura das embaixadas consolidaram uma nova etapa para reconstruir o relacionamento entre as duas nações, que culminou com a imediata suspensão das históricas divergências bilaterais, como as relativas ao embargo econômico e aos direitos humanos e liberdades civis.
C)O chamado bloco bolivariano, em alusão a Simon Bolívar, herói da independência na região, que integra um mosaico heterogêneo de países como México, Chile, Uruguai e Paraguai, é liderado pela Venezuela e se caracteriza pela adoção de políticas nacionalistas de oposição clara às teses econômicas neoclássicas e aos EUA.
D)A vitória do progressista Maurício Macri nas eleições presidenciais argentinas marca o fim de 12 anos da era Kirchner. Apesar do tom liberalizante, Macri manteve a lei de regulação da mídia, um marco do governo anterior, além de formular uma agenda de medidas de forte cunho protetivo aos amplos setores marginalizados pela crise econômica.
E)O bloco conservador reúne países com acordos de livre-comércio com os EUA, como Bolívia e Equador, além do Peru e da Venezuela. Caracteriza-se pela presença de nações que adotam programas econômicos neoliberais, que pregam uma menor intervenção estatal na economia e estão alinhados politicamente com os norte-americanos.
Responder