Q8714 - Instituto Excelência Procurador Jurídico 2017
Conheça o vírus mayaro: a nova ameaça do
mosquito Aedes aegypti. O vírus pode estar se
espalhando pelo Brasil.
Disponível<
http://veja.abril.com.br/saude/conheca-o-virus-mayaro-a-nova-ameaca-do-mosquito-aedes-aegypti/
l> Acesso em 16/11/ 2016.Sobre o vírus mayaro é INCORRETO afirmar:
A)Sobre a febre do mayaro. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus que pode causar uma doença de curso benigno semelhante a dengue. Normalmente, após uma ou duas semanas, o paciente se recupera completamente. Entretanto, parte dos pacientes pode apresentar queixa de artralgia intensa, acompanhada ou não de edema nas articulações. A lesão pode ser limitante ou incapacitante e durar por meses, quando a recuperação é mais prolongada.
B)É considerado endêmico na região Amazônica, que envolve os estados da região Norte e Centro Oeste. O vírus ocorre em área de mata, rural ou silvestre e geralmente afeta indivíduos que adentram espaços onde macacos e vetores silvestres circulam. Considerado que o horário de maior atividade do principal vetor (Haemagogus Jantinomys) se dá entre 9 e 16 horas, recomenda-se evitar exposição em áreas de mata sobretudo desprotegido, durante esse período.
C)É um vírus que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular, está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada, isto é, pobres em matéria orgânica em decomposição e sais (que confeririam características ácidas à água), que preferivelmente estejam sombreados e no Peri domicílio.
D)Nenhuma das alternativas.
Responder