Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de
políticas, procedimentos, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e proveem acesso a informações produzidas ou recebidas pelo órgão ou entidade.
procedimentos e operações técnicas que funcionam de modo integrado, com o objetivo de garantir eficiência e eficácia à gestão arquivística de documentos.
tecnologias e funcionalidades que incluem captura, gerenciamento, armazenamento, distribuição, automação de fluxos de trabalho, digitalização, entre outras, utilizadas para organizar a informação de um órgão que não esteja armazenada em banco de dados.
procedimentos e operações técnicas apoiado em um sistema informatizado, que, de acordo com os princípios da gestão arquivística, visam ao controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final.
operações técnicas e procedimentos relativos a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua destinação — eliminação ou recolhimento.