Em relação à disponibilidade de dados em uma rede de computadores, podemos afirmar que
no sistema de arquivos RAID 0, os arquivos são separados em fragmentos e gravados nos discos rígidos disponíveis, o que aumenta a velocidade de leitura e escrita, e o sistema apresenta redundância de dados, o que aumenta a disponibilidade destes.
um servidor NAS (Network Attached Storage) é uma máquina que possui o seu próprio sistema operacional e funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente a uma rede de comunicação de dados.
no RAID 10 são utilizados pelo menos 02 (dois) discos rígidos. Os arquivos são gravados em um disco rígido e replicados no outro, aumentando a disponibilidade de dados e prevenindo perdas destes dados.
o SAN (Storage Area Network) permite interfacear os discos rígidos das máquinas ligadas a uma rede local, permitindo que todos os usuários utilizem o mesmo espaço de disco e garantindo a alta disponibilidade de dados.
o barramento SAS (Serial Attached SCSI) utiliza extensores denominados Edge Expanders e Fanout Expanders, que juntos permitem a conexão de até 4.096 discos rígidos por porta SAS.