Sobre a Lei 11.105, de 24 e março de 2005, que trata da Biossegurança e organismos geneticamente modificados (OGMs), assinale a alternativa CORRETA:
A tecnologia do DNA recombinante compreende uma série de técnicas de manipulação genética com o objetivo de obter organismos capazes sintetizar um produto de interesse para a saúde e meio ambiente a partir da introdução de genes oriundos de organismos relacionados.
A recombinação genética geralmente provoca alterações significativas no genoma, tais como introdução, deleção e silenciamento de genes em um organismo. Consequentemente, esses eventos ocasionam na produção de indivíduos produtores de proteínas heterólogas de interesse biotecnológico.
Entende-se por engenharia genética o conjunto de tecnologias que permitem a manipulação (modificação) de material genético in vitro, envolvendo técnicas que permitem o transplante de genes do DNA de uma espécie para o DNA de espécie diferente.
Para a construção de uma bactéria recombinante, é necessário o isolamento do DNA doador e a inserção do mesmo em um vetor de clonagem apropriado. O tratamento com endonucleases de restrição é desnecessário em alguns casos, pois a ligação de sequências de DNA com alto grau de similaridade ocorre por homologia e recombinação genética.
Na produção de alimentos geneticamente modificados, os vetores de clonagem são moléculas de DNA que irão propagar o inserto de interesse dentro da célula hospedeira. Para isso, os vetores devem possuir uma marca genética para seleção da célula que recebeu o DNA exógeno, como resistência a drogas.