Sobre a implantação e utilização de sistemas de climatização nas edificações, é correto afirmar:
Mesmo considerando a poluição do ar externo e a poluição sonora presentes nos grandes centros, a adoção de um sistema de ventilação natural local nas edificações é sempre viável, e apresenta condições saudáveis à saúde e ao bem estar das pessoas que ali habitam.
Além de estar relacionada ao tipo de ventilação e à sua manutenção e uso, a qualidade do ar interior também é função da taxa de ocupação do solo, dos materiais de construção empregados e das condições climáticas.
Nos ambientes internos das grandes cidades, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo, elas estão expostas não apenas à carga de poluentes externos trazidos pelo ar de renovação, mas também aos poluentes gerados internamente, que podem ser de 25 a 100 vezes superior ao nível no ar externo.
Os sistemas mecânicos de ventilação e climatização destinam-se a criar ambientes internos aceitáveis por meio da geração de bioefluentes, considerados poluentes desprezíveis, obedecendo a parâmetros pré-estabelecidos pelas normas e resoluções pertinentes.
As intervenções destinadas às alterações da qualidade do ar interior de uma edificação ocorrem por meio de sua renovação que se dá pela dosagem da captação de ar externo, equalizando os níveis de contaminantes, sem a necessidade de tratamento do ar captado.